11.8.15

Um Alguém Apaixonado em cartaz no Cine Estação

Na primeira incursão na realização cinematográfica em terras nipônicas, Abbas Kiarostami desenvolve um delicado trabalho de fotografia e uma banda sonora exemplar em “Um Alguém Apaixonado”, que estreia nesta quarta-feira, 12 de agosto, no Cine Estação das Docas, às 18h e 20h30. A história acompanha Akiko (Rin Takanashi), uma acompanhante e estudante de Sociologia; jovem solitária, nem sempre hábil na arte da comunicação, insegura nos seus gestos, convicções e desejos, que mais parece um corpo estranho na cidade de Tóquio.

Akiko é obrigada pelo seu chefe a encontrar-se com um amigo deste, Takashi (Tadashi Okuno), um antigo professor universitário, de idade avançada, com quem esta estabelece uma estranha relação, sobretudo quando o namorado a encontra no carro do Sr. Takashi; algo que é temporariamente resolvido quando este diz que é avô da estudante. A jovem mente para o namorado e expõe de forma clara a incompatibilidade entre a prática de prostituição e a manutenção de uma relação amorosa.

A entrada em cena do namorado (Noriaki) adiciona um elemento inesperado e complexo, que promete libertar um vulcão de emoções.  Há mais dúvidas nesses relacionamentos do que respostas: Por que o professor a chamou? Por que passa a atuar como se fosse seu avô? No jogo das aparências, Akiko pode ser tanto uma cópia fiel de um rosto em um quadro desenhado décadas antes de ter nascido, assim como se parecer com a esposa de um velho senhor ou uma garota em um flyer de disk-sexo.

Takashi é idoso, viúvo, com uma casa cheia de livros e obras de arte, bem como molduras que guardam fotos com recordações do passado. Akiko surge como um bálsamo inesperado para a sua solidão e falta de afetos, neste jogo de personagens solitários e pouco dados a atitudes expansivas, cuja peculiar amizade tem ainda de lidar com o namorado ciumento e explosivo da garota, fato que provoca sensação de perigo e imprevisibilidade à narrativa.

Tóquio -  Entre viagens de carro, identidades trocadas, silêncios cortantes e diálogos que escondem emoções contidas, "Um Alguém Apaixonado" apresenta a cidade de Tóquio como cenário contemporâneo das novas tecnologias, que estão mais para separar do que aproximar os personagens (já que permitem evitar o diálogo direto). 

Tal como em "Ten" (2002), Kiarostami volta a utilizar o carro como cenário ideal para explorar as emoções dos protagonistas em longos planos que focam lojas cobertas de neons em espaços iluminados artificialmente; uma luz tão artificial como a alegria da jovem estudante que adere ao jogo com uma figura masculina meio paternal, que promete ampará-la de forma inesperada e estranhamente delicada.  Aliás, o carro é o cenário em movimento em filmes recentes como “Holly Motors”, de Leos Carax (inédito nos cinemas de Belém), e Cosmópolis, de David Cronemberg.

Numa visão paralela ao filme de Sophia Coppola, “Lost in Translation”, este trabalho de Kiarostami resulta numa obra sublime ao projetar na tela a capital japonesa por meio de tomadas melancólicas e figuras solitárias. Uma certa alienação proporcionada pela perplexidade entre o velho e o novo, a tradição e a inovação, nesta obra fílmica marcada por mentiras, drama, romance e tensão.

Selecionado para o Festival de Cannes e a 36ª Mostra Internacional de São Paulo, “Um Alguém Apaixonado” é um passo adiante na viagem poética da filmografia de Abbas Kiarostami, com trilha de John Coltrane (“Slowtrane”) e Ella Fitzgerald (“Like Someone in Love”, nome da canção de James Van Heusen e o título original do filme).

Kiarostami, cujos filmes iniciais tinham uma pegada neorrealista, agora cria uma espécie de realidade suspensa na cidade de Tóquio. Se em “Cópia Fiel” (2010), estrelado por Juliette Binoche e rodado na Itália, havia uma quebra clara no realismo (quando os dois personagens principais passavam a agir como um casal), em “Um Alguém Apaixonado” essa passagem se dá de maneira muito mais fluída.

Hoje, ser cineasta no Irã é uma tarefa cada vez mais complicada, porém, Kiarostami continua filmando pelo mundo, buscando experimentação de linguagem (realidade & ficção), explorando como poucos o uso do plano- sequência e a profundidade de campo nestes tempos digitais, ao mesmo tempo em que se mostra interessado em conhecer novas culturas.

UM  ALGUÉM  APAIXONADO
Direção: Abbas KIAROSTAMI. 120 min.14 anos.

12/08 - Quarta-feira, às 18h e 20h30
13/08 - Quinta-feira, às 18h e 20h30
16/08 – Domingo, às 10h, 18h e 20h30
19/08 - Quarta-feira, às 18h e 20h30
20/08 - Quinta-feira, às 18h e 20h30
23/08 – Domingo, às 10h, 18h e 20h30

Ingressos: R$ 10,00 (com meia-entrada para estudantes)
Realização: OS Pará 2000, Secretaria de Estado de Cultura – Secult e Governo do Estado.

Nenhum comentário: