19.9.15

8ª edição em clima de Círio: #vemcircularbelem

Novos parceiros, experimentações sonoras, cobertura ao vivo de rádio web, inaugurações de espaço e exposições. São muitas e diversas as novidades desta edição, que conta com mais adesões, apoios e patrocínio. A 8ª edição do Circular Campina Cidade Velha será realizado no dia 20 de setembro, com programações diversas que vão das 8h às até 20h. 

O projeto vem ganhando a simpatia da população e traz ótimas novidades, como a adesão de novos parceiros e o lançamento do aplicativo para acessar a programação e outras informações pelo celulare. Basta procurar Circular Mobile (Play Store) no seu Android ou acessar este link. 

A programação completinha e detalhada está no site www.projetocircular.com.br. OLha lá e te agenda para participar das oficinas,intervenções e vivências também!

Entre as novas adesões também está confirmada a participação do Instituto Arraial do Pavulagem, que realiza o “Pavulagem na Campina” e da Imprensa Oficial do Estado, que também participa do Circular com o projeto Livro Solidário, recbendo doações no Fórum Landi, com participação do escritor Juraci Siqueira que fará contação de histórias para a garotada do Beco do Carmo. 

O Circular comemora, ainda, o incentivo que proporcionou a um antigo parceiro, o Sebo Sinhá Moça, antes itinerante, e que agora inaugura espaço próprio. Mais uma boa nova é que continua a programação de prática de skate da Hope Skateboard, desta vez, ocupando a Praça Waldemar Henrique. 

Tem ótimas programações, mas uma boa dica pra circular junto é a intervenção sonora que Leo Bitar, da Discosaoleo, vai realizar a partir das 10h, ao longo da Santo Antonio e João Alfredo. Ele colocará em rádio cipó os ruídos comuns àquela área durante a semana. A diferença é que é domingo, quando o centro comercial ganha outros ares e não barulhos.

Nesta edição, o projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia, via Lei Rouanet. A instituição também se tornou parceira e vai abrir, ineditamente, das 9h às 15h, o seu Espaço Cultural na agência matriz da Presidente Vargas, apresentando a exposição “Oratórios da Padroeira”, de artesãos de Abaetetuba e curadoria de Emanuel Franco. O artista estará no local das 9h30 às 11h30 para conversar com os circulantes. Além disso, o Coral da instituição fará um ensaio aberto e didático, às 11h30. Entrada franca.

A realização do Circular Campina Cidade Velha é da Kamara Kó Fotografia, do Ministério da Cultura e Governo Federal, em colaboração com os demais espaços parceiros, e conta com apoio da Macieira Filmes, da IOE – Imprensa Oficial do Estado e da Rede Cultura de Comunicação, que apostam no projeto como uma iniciativa em prol da cidade.

Turismo e arte - A Setur também acaba de abraçar a ideia e vai enviar uma equipe neste domingo, dando início às visitas nos espaços parceiros, a fim de traçar um mapa turístico do Centro Histórico de Belém, a partir da experiência do Circular Campina Cidade Velha. 

O projeto, aliás, tem sido um modelo citado em diversos encontros ligados a arte, patrimônio, turismo e comunicação, como no Vetores das Artes, do qual a curadora Mariza Mokarzel está participando, em São Paulo, desde o dia 16 de setembro, e que em sua palestra citou o Circular como um circuito de artes em Belém do Pará. 

O evento conta, até segunda, com participação de profissionais das áreas de ensino, curadoria e crítica de arte de diferentes regiões do país, para discutir questões do circuito brasileiro de artes-visuais na atualidade. Entre os participantes palestrantes, também estão presentes Raul Antelo, Rejane Cintrão, Paulo Herkenhoff, Gaudêncio Fidelis e Marília Panitz.

Um projeto abraçado por todos!

Acredito neste projeto assim como todos os que estão envolvidos. É preciso trazer de volta este circuito tão preciosos à cidade, à beira de seus 400 anos. Campina, Reduto, Cidade Velha. Parceiros e gente disposta a isso não falta.

A jornalista Adelaide Oliveria, uma circulante de carteirinha, diz com todas as letras que o Circular é hoje o projeto cultural mais interessante nas ruas de Belém. "Os bairros diretamente envolvidos e a cidade mereciam algo assim. O Circular é o tipo de ação que converge 100% com a missão das Emissoras Cultura. Os domingos do Circular são encontros com a arte e a cultura, e eu não perco esses encontros por nada", diz a também presidente da Rede de Comunicação Cultura, super parceira do Circular.

O poder público precisa olhar com mais carinho e aprender a somar com estas pessoas. A polícia intensifica a ronda pelos espaços que abrem nos domingos de Circular. No entanto, este policiamente precisa ser todo dia, de manhã até de noite, para que aquela região floresça e todos possamos andar e circular sempre, sem nenhuma sensação de medo. Vale à pena. E em meio a tudo isso, vamos também descobrindo a história de quem mora nos bairros e começam a abraçar esta ideia.


Uma tapioquinha especial - Esta semana, nos corres pro Circular Campina Cidade Velha, fui conversar com com Dona Clea, pois soube que ela tinha sofrido um incêndio, dentro da casa, onde ela vende deliciosas tapioquinhas, em pleno bairro da Campina e que por isso, talvez nem participasse da oitava edição do projeto, que rola amanhã (20).

"Mas que nada", ela me disse. Dona Clea é 'quenem' bambu, enverga, mas não quebra. Pode, sim, contar com tapioquinha, café, suco e outras delicias caseiras que ela vai estar firme e forte bem na frente de sua casa, ali na Frutuoso. Dona Clea vem participando do Circular desde a sexta edição. Na primeira vez distribuiu tapioquinha pra todo mundo, pois achava que era pra fazer assim, de graça. Que tal? rsss Ai, ai, querida Dona Clea, só a senhora mesmo, que lindo, lhe disse.

Pois bem, esta jovem senhora de pouco mais de 40 anos, também vem incentivando outros moradores do Centro Histórico a abraçarem a ideia do Circular Campina-Cidade Velha. Há 8 edições este é um dos grandes propósitos do projeto, além de fazer a ponte com o poder público para trazer benefícios como reforço de segurança, limpeza e preservação aos bairros históricos, que formam o núcleo e berço da cidade. Boto fé!

Serviço
8ª edição Circular Campina Cidade Velha. Neste domingo, 20 de setembro, das 8h às 20h, em vários espaços e ruas dos bairros da Campina/Comércio, Cidade Velha e Reduto. Mais informações: www.projetocircular.com.br . Baixe o aplicativo Circula Mobile no (Play Store). Patrocínio: Banco da Amazônia. Realização: Kamara Kó Fotografia e Ministério da Cultura, Governo Federal. Apoio: Sol Informática, Setur, Macieira Filmes, da IOE – Imprensa Oficial do Estado e da Rede Cultura de Comunicação.

Nenhum comentário: