17.9.15

Carla Beltrão abre a primeira exposição individual

Carioca radicada em Belém há mais de trinta anos, a artista Carla Beltrão realiza a primeira exposição individual após um período de mais de vinte anos de dedicação às artes visuais, com uma produção artística intensa e diversificada. “Cidade e Fé – Tecidogravuras” abre nesta sexta-feira, 18, às 19h, no Museu de Arte de Belém (MABE), com curadoria do artista visual e professor de Artes João Cirilo e de Alexandre Nogueira, coordenador do Memorial Mestre Nato.

A exposição apresenta uma visão panorâmica acerca do universo da artista, reunindo trabalhos antigos e recentes que destacam tanto aspectos abstratos de sua produção quanto trabalhos mais atuais, que versam sobre a fé católica. 

Verdadeiros mapas de cidades idealizadas, cartografias de territórios imaginários, os trabalhos abstratos de Carla Beltrão são marcados por elementos geométricos/orgânicos feitos em tecido, enquanto sua produção figurativa, versa sobre imagens de santos católicos, fazendo alusão, também, a uma das manifestações de fé mais importantes do Brasil: O Círio de Nazaré, que ocorre no mês de outubro na capital paraense. 

Tal série de trabalhos foi executada a partir da apropriação e texturização de imagens e ícones impressos sobre tecido, aos quais Carla Beltrão interfere com uma técnica bastante peculiar, a qual ela denomina de tecido-gravura. 

Pelo envolvimento com a xilogravura, técnica de gravação em madeira, a artista desenvolveu a técnica de gravação em tecido, utilizada por ela em peças artísticas, decorativas e/ou utilitárias. 

A partir do uso de pirógrafos – instrumentos originalmente utilizados para gravar em madeira através da queima – a artista processa texturizações e junções de várias camadas de tecidos, criando desenhos, verdadeiros bordados gráficos.

Para Carla Beltrão os tecidos que são por ela utilizados, sejam eles doados ou comprados, possuem energia própria, que é oriunda de sua origem, como bem observa a própria artista: "Se você usa um pedaço de um vestido de noiva para construir um mapa, ele tem um pouco das experiências e vivências da pessoa”. 

Para a artista, a arte deve estar ao alcance das pessoas, e estas devem ser tomados pela sensação, pelo prazer de sentir. “A arte está aí para quem quiser vivenciar, não precisa ser grande conhecedor para ser surpreendido por ela."

Anote -  exposição ficará aberta ao público entre os dias 19 de setembro e 20 de dezembro, podendo ser visitada de terças às sextas-feiras, das 9h às 18h, aos sábados e domingos, das 9h às 13h. Entrada franca.

Nenhum comentário: