18.10.16

14o Circular traz cor e encanto ao centro histórico

Shows, exposições, roda de conversa, Feira Vegana, música, comidinhas, passeios culturais, oficinas e novos parceiros no pedaço mais histórico de Belém. Está chegando a hora de mais um Circular Campina Cidade Velha, um esforço que vem sendo realizado com prazer e muita colaboração de quem acredita poder revitalizar com arte, cultura e empreendedorismo criativo, o Centro Histórico de Belém. Acesse aqui a programação completa.

A 14ª edição do Circular Campina Cidade Velha oferece programações diversas neste domingo, 23, nos bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto. Há novos parceiros, como o tradicional bar do Seu Salomão, na Praça do Carmo, o Nosso Recanto, reconhecido por seus salgados e petiscos, mas principalmente pela boa música, que pode ser ouvida sob as copas das mangueiras.

Também será realizada a I Feira Vegana de Belém, com uma programação de oficina, yoga, rodas de conversa e música, além de alimentos germinados que fazem a cabeça dos veganos, claro. A iniciativa será realizada no Ateliê Beija-flor entrou no Circular abalando, que acaba de abraçar o Circular.

E chega junto pela primeira vez, oficialmente no Circular, a Casa Velha 226, morada do produtor cultural Marco Tuma, que vem apresentando, no coração da Cidade Velha, ações diferenciadas e criativas. 

O espaço independente é pensado para estimular a produção e divulgação da arte e cultura Belemita, recebendo músicos, oficineiros, palestrantes, entre outras programações. Para o seu primeiro Circular, a arte da periferia vai ecoar durante todo o domingo, com exposição, bate papo e música, contando com apresentação de Buscapé Blues.

A Casa do Fauno também é uma estreia. Localizada no Reduto, é um espaço inaugurado recentemente com a proposta de trazer o entretenimento contemporâneo para a cena cultural da cidade. Reúne brechó, bistrô, livraria sebo e um café bar. Vai oferecer nesta sua primeira edição no circular, comidinhas, programação cultural de cinema e bate papo, para crianças e adultos, e ainda um encerramento no final da tarde com DJ convidado.

Feirinha da Vizinhança, na pracinha da Igreja do Rosário
Entre os parceiros veteranos, a Discosaoleo traz programação musical, incluindo barbearia especial, leilão do raro vinil "Racional", de Tim Maia", e pockets com Trio Chamote, Loxodonta Groove e Iva Rothe. 

A Fotoativa também traz uma mega programação com exposições, oficinas e passeio fotográfico. A 14ª edição traz, na verdade, dois circuitos pelo centro histórico. Um com Michel Pinho, na Campina, e outro com a professora Maria Goretti e seu Roteiro Geoturístico, na Cidade Velha. 

A Kamara Kó Galeria apresenta com o trabalho mais recente do artista visual e professor Alexandre Sequeira, o projeto Residência São Jerônimo.  Por entre fragmentos de uma crônica do esquecimento traduzidos em móveis postos em desuso pela ação do tempo, de vasos, caixas, livros, pinturas, esculturas, louças, garrafas de vidro, documentos e fotografias, Sequeira revisita arquivos, limpa a poeira. E, em um movimento que busca romper a estrutura originária da memória, Alexandre sugere outros ordenamentos, confere-lhes novos sentidos e novos usos.

O Atelier da Drika Chagas inclui em sua programação exposições e projeções em videomaping e o Atelier do Porto, três exposições e bar com comidinhas e bebidinhas. Também se faz presente mais uma vez a Associação de Moradores e Comerciantes da Campina, com a sua Feirinha da Vizinhança realizada na pracinha da Igreja do Rosário, na Padre Prudêncio com a Aristides Lobo.

O Instituto Peabiru retorna ao Circular nesta edição, recebendo doações de produtos recicláveis. Vai fazer uma roda de conversa sobre reciclagem, a partir de uma vivência com a paisagista Natália Haber, sobre Horta Urbana Comunitária. Você pode participar trazendo plantas medicinais e culinárias para ampliar os Jardins. 

A programação é complementada com o Studio Garden, Casa Carta, o restaurante Retiro da Sé, Rubão, Dona Joana, Tapioquinha da Dona Célia, Da Tribu, Lanche do Sírio e Jota Lanches. Para saber mais detalhes de endereço, contatos etc, acesse o site www.projetocircular.com.br. Participam ainda Casulo, com exposições, bazar e um microfone aberto; o Sistema Integrado de Museus, com vastíssima programação que inclui oficina, exposições e cinema. 

Kamara Kó Galeria, espaço par um bom papo
Histórico - O Circular surge em dezembro de 2013, como projeto piloto, sendo executado efetivamente a partir de junho de 2014, após inscrição e aprovação na Lei Rouanet, com sua execução prorrogada até dezembro de 2016. 

Envolvendo a sociedade civil organizada, desperta para a preservação dos bens históricos e culturais e para questões ligadas à economia da cultura e outros sistemas solidários e colaborativos que se interligam através de diversas ações e programações.

O objetivo é contribuir para o processo de revalorização e ressignificação do Centro Histórico de Belém. O projeto visa melhorias para os bairros e para cidade, atuando também no fomento da economia criativa, estimulando pequenos negócios culturais situados na região central da cidade. 

O projeto tem patrocínio Banco da Amazônia, Lei Rouanet, Ministério da Cultura e Governo Federal, e conta com apoio da Setur, IPHAN, Rede Cultura de Comunicação e IOE – Imprensa Oficial do Estado, UFPA – Faculdades de Turismo e Geografia e NAEA, e de Milton Kanashiro, por meio de Doação de Pessoa Física da Lei Rouanet.

Avisem a todos que neste domingo, 23, teremos uma enxurrada de bons motivos pra sair de casa e marcar encontros no lado mais poético da cidade. Esta é a penúltima edição do ano, a próxima será em dezembro. 

PROGRAMAÇÃO
http://www.projetocircular.com.br/?page_id=1913

Mais informações:
Site: www.projetocircular.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/ocircular/
Instagram: @circularcampinacidadevelha
Twitter: @circularbelem
Ache nosso aplicativo:  Googleplay
Comunicação: (91) 3088.5858 e 98134.7719

REVISTA CIRCULAR
https://issuu.com/projetocircular/docs

Nenhum comentário: