24.10.16

Grupo Ribalta entra no foco da Macieira Filmes

“Paradoxos, Paixões e Terra Firme” é um documentário sobre o movimento teatral da Terra Firme que realiza a Paixão de Cristo no bairro, a partir de um trabalho com crianças e jovens, e é também o primeiro longa metragem da Macieira Filmes. O lançamento será nesta quarta-feira, 26 de outubro, às 20 horas,  exatamente na Travessa São Pedro, entre Pass Sta Helena e Pass 24 de Dezembro, onde os atores realizam a encenação, dentro também das comemorações do aniversário do Grupo Ribalta.

Uma macieira demora cerca de um ano pra dar novos frutos. E esse foi esse o tempo que equipe de produção de “Paradoxos, Paixões e Terra Firme” levou para maturar, sonhar e realizar esse novo trabalho, que documenta a celebração da Semana Santa, realizada por um grupo de artistas, envolvendo parte da comunidade do bairro da Terra Firme, para a apresentação de uma peça baseada no drama da Paixão de Cristo. 

A peça tem as casas simples e as próprias ruas do bairro como cenário e faz parte das inúmeras ações do projeto do Grupo de Teatro Ribalta, que trabalha reunindo crianças e jovens em situação de risco social, tirando-o das ruas, e utilizando o teatro como instrumento de transformação.

O grupo é capitaneado por Eli Chaves, coordenador e produtor do Ribalta. Há cerca de dez anos, sem ter lugar para reunir ou ensaiar, Eli e sua família, decidiram abrir mão do conforto de sua própria casa para desenvolver o projeto de cidadania, que hoje conta com cerca de 60 crianças e jovens do bairro da Terra Firme, um dos mais populosos e violentos da capital paraense.

Utilizando-se do que o teatro tem em sua essência, o espírito questionador e resistindo à custa de doações dos moradores e feirantes do bairro, o projeto aponta para uma verdadeira revolução social no bairro. Com o apoio do mentor intelectual e diretor dos espetáculos, Otávio Freire (que ha 40 anos escreve e encena espetáculos com a mesma temática), o grupo realiza umas das mais genuínas Paixões de Cristo de Belém, envolvendo a comunidade do bairro para o evento que percorre as ruas e transforma um bairro socialmente carente em um grande palco de espírito colaborativo e renovador.

“Paradoxos, Paixões e Terra Firme”  é uma realização de parceiros e não contou com nenhum tipo de apoio financeiro de qualquer espécie, mas ainda não está prevista exibições dele em cinemas da capital. A essência colaborativa da Macieira Filmes continua nesse primeiro longa, e agora novos frutos estão a caminho. 

A produtora já prepara outros lançamentos para o ano de 2017, como o curta metragem "Antigamente Não existia Dia", escrito e dirigido por Adriano Barroso, que tem a música de Leo Chermont como vetor principal da história. Será um musical no qual Belém tem um recorte urbano e notívago. O curta está em fase de montagem, e muito mais está sendo plantado.

Ficha técnica:

  • Direção e roteiro: Adriano Barroso
  • Produção Executiva: Mário Costa
  • Produção: Monalisa da Paz, Betania souza e Lidiane Martins
  • Cinegrafistas: Well Maciel, Marcelo Souza e Marcelo Lelis
  • Desenho de som: Leo Chermont
  • Arte e Cartaz: PP Conduru
  • Montagem e colorização: Mário Costa
  • Ação da Macieira Filmes com apoio da Floresta Sonora e Rec Filmes 

Nenhum comentário: