26.10.16

A poética e técnica de Luiz Braga em foco no MEP

As atividades da exposição "Retumbante Natureza Humanizada" iniciaram em outubro. Esta semana, na quinta-feira, 27, conta com a palestra “A poética da cor na obra de Luiz Braga”,  do professor e artista visual Alexandre Sequeira (UFPA), às 19h30, e no sábado, 29, pela manhã, com uma oficina para crianças, ministrada pela fotógrafa Irene Almeida. A programação segue até novembro, encerrando tudo com o lançamento do catálogo da exposição. Tudo no Museu do Estado do Pará (MEP).

Já houve uma série de ações que remontam a trajetória, a formação e a técnica do artista. O professor de filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ernani Chaves, abriu a programação com palestra voltada à compreensão dos elementos descritos por Walter Benjamim no ensaio “A Pequena História da Fotografia”, nas obras de Luiz Braga. Dando continuidade, o professor João de Jesus Paes Loureiro, ao lado de Salomão Habib, e os convidados Marcílio Costa e Antônio Moura realizaram um recital poético, num encontro de linguagens. 

Já houve visita monitorada no MEP pelo próprio Luiz Braga e o curador Diógenes Moura, com direto a um giro pelo centro histórico, cujos recantos remetem ambientes e universo imagético do fotógrafo e que fazem parte desta poética da cor, que será discutida na obra de Luiz Braga, pelo artista visual  Alexandre Sequeira, nesta quinta-feira, 27. 

“Ele lida com a cor com maestria e nos remete às questões identitárias, com uma paleta de cores que a gente se reconhece. Isso é possível porque ele prima pela técnica, e algumas cores não estão no mundo, são de um efeito, quase que um desvio, uma descoberta de uma possibilidade do equipamento. Na obra ‘Babá patchouli’ tem um verde que se você olhar a cena no real, ele não existe, só está na fotografia. É da ordem da criação, da capacidade de lidar com a sensibilidade”, explica Alexandre Sequeira. 

"Retumbante Natureza Humanizada" para crianças

Encerrando o mês de outubro, os pequenos também serão contemplados pela magia da fotografia. Neste sábado, 29, a partir das 9h, a fotógrafa Irene Almeida recebe o público infantil, de 8 a 12 anos, para uma oficina de câmera obscura, na qual todos farão manualmente, com papel cartão, cola e papel vegetal, o objeto em que é possível perceber o princípio da formação das imagens. 

A atividade lúdica tem o objetivo de perceber o olhar das crianças e suas percepções do mundo ao redor. Antes da atividade, Luiz Braga fará um passeio pela exposição com a turminha. “As crianças têm a sensibilidade e a espontaneidade, um olhar mais puro. Queremos que elas coloquem a mão na massa”, diz Irene. 

Lançamento do catálogo encerra a programação

A programação segue em novembro. No dia 6 de novembro, Luiz Braga e Paula Sampaio vão realizar uma leitura de portfolio, a partir das 10h, gratuitamente. Uma oportunidade muito bacana para fotógrafos e artistas que queiram expor suas ideias e trabalhos ao fotógrafo. Já no dia 11, dia do seu aniversário de 60 anos, a curadora Rosely Nakagawa fará uma entrevista com o artista, para rememorar sua trajetória profissional e de vida. Do dia 13 ocorrerá a exibição do documentário “Lugares do Afeto”, direção de Jorane Castro, no cine MEP. No dia 17, encerrando a programação, haverá lançamento do catálogo da exposição.

Agenda

  • 27/10 - Palestra “A poética a cor na obra de Luiz Braga”, com o artista e professor MsC. Alexandre Sequeira (UFPA), às 19h30
  • 29/10 - Oficina de fotografia para crianças, com a fotógrafa Irene Almeida, às 9h
  • 06/11 - Leitura de Portfólio, 10h, com Luiz Braga e Paula Sampaio. Sala de Leitura da Exposição.
  • 11/11 - Conversa/entrevista de Rosely Nakagawa com Luiz Braga, nas Salas das Artes, 19h30.
  • 13/11 - Documentário de Jorane Castro sobre Luiz Braga, 10h, no cinema da exposição.
  • 17/11 - Lançamento do catálogo, 19h30, nas Salas da exposição.

Serviço
Exposição “Retumbante Natureza Humanizada”, de Luiz Braga. Até 17 de novembro, no Museu do Estado do Pará (MEP) - Praça D. Pedro II, s/n. - Cidade Velha. Ingresso: R$ 4, com entrada gratuita às terças-feiras. Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, sábados e domingos, das 9h às 13h. Informações: 4009-9831.

Nenhum comentário: