7.10.16

Arrastão sai neste sábado com apoio da população

Fotos: Dah Passos
Realizado há 16 anos o cortejo correu o risco de não dar o ar de sua graça e colorido nas ruas de Belém. Por falta de apoio financeiro, a coordenação do projeto cogitou esta possibilidade. Foi o que bastou para que os integrantes do Batalhão da Estrela se manifestassem, incentivando a rede solidária, que tornou a brincadeira possível. 

Então pode preparar o chapéu e rodar a saia que neste sábado, 8, véspera da procissão do Círio de Nazaré, quando a cidade está a ponto de explodir em energias, o Arrastão do Círio sairá, só que em um formato bem menor do que conhecemos.  Não seguirá até o bairro da Cidade Velha para o tradicional show de encerramento na Praça do Carmo. Após a chegada do Círio Fluvial, o cortejo segue pela avenida Boulevard Castilhos França, ficando ali pela Praça dos Estivadores, em frente a sede do Instituto Arraial do Pavulagem.

Após o cortejo, a banda Arraial do Pavulagem apresenta o show de encerramento no Anfiteatro de São Pedro Nolasco, na Estação das Docas. A apresentação aqui tem apoio cultural do Governo do Pará, por meio da Fundação Cultural do Pará, e da O.S. Pará 2000, que cede o espaço.

É simbólico, mas manterá acesa a chama dessa tradição, que já se tornou um bem cultural reconhecido pela população. Novos formatos são bem vindos e graças ao querer das pessoas, o Arrastão vai manter sua referência como manifestação cultural realizada também na época do Círio de Nazaré.

"A cada ano, novos desafios... Os Arrastões do Pavulagem cresceram muito, os investimentos necessários para sua realização cresceram na mesma proporção e, ironicamente, os recursos disponíveis para a cultura foram reduzidos. 

Então, na busca por novos caminhos que levem a tornar duradoura essa manifestação cultural, conhecida em todo o Brasil, é inevitável a formação de uma rede solidária que tome conta do processo de sua feitura. Acreditamos que tem tudo para dar certo, pois, enxergamos nos olhos das pessoas o sentimento de pertencimento e vontade de colaborar. Isso nos motiva a seguir em frente, buscando sempre a valorização da nossa cultura popular. Se você pode colaborar, se apresente", convoca Junior Soares, um dos fundadores do Pavulagem.

Arrastão surgiu no início do novo século

Em 2000, motivado pelo desejo de expressar a cultura popular de nossa região, o Arrastão 
ganha as ruas como resultado de um esforço coletivo de centenas de agentes culturais e oferecido de forma gratuita à população. 

A homenagem aos brinquedos de miriti característicos do período do Círio é expressada pelos maiores símbolos da festa, como a gigantesca cobra de miriti que esteve à frente do cortejo até o ano de 2011. Em 2012, a barca "Rainha das Águas" conduz a multidão ao lado dos barquinhos de miriti que simulam uma extensão do Círio Fluvial pelas do centro histórico da cidade.

Além das tradicionais toadas de boi e carimbós que integram o repertório junino dos arrastões do Pavulagem, o cortejo do Círio apresenta ritmos como a mazurca, o banguê e o rojão que embala os tradicionais cordões de pássaro da cultura paraense.

Somente a formação de uma imensa rede solidária de músicos, instrutores e participantes tornou possível a realização da nova edição do cortejo, que mesmo apresentando de forma reduzida, estará presente na chegada do Círio Fluvial para receber a imagem peregrina de Nossa Senhora ao som do hino do Círio, “Vós sois o Lírio Mimoso”,  em ritmo de mazurca.

Serviço
Arrastão do Círio 2016.  Neste sábado, 8 de outubro. Concentração a partir das 9h na Boulevard Castilhos França, em frente à Praça dos Estivadores, no bairro da Campina, em Belém.

Nenhum comentário: