17.10.16

Piano Brasil promove recital e ensino de música

Miguel Proença estará em Belém nesta terça-feira, 18, para realizar três ações do projeto Piano Brasil, em sua 8ª edição. Com mais de 50 anos de carreira, Miguel Proença é um artista de renome internacional, em permanente evidência no meio musical brasileiro e internacional. Em Belém, a única cidade da região norte a receber o projeto, ele realiza nesta terça-feira, 18, às 15h, um ensaio aberto para estudantes da rede pública, e um master class, às 17h, para estudantes de música e pesquisadores interessados. Pode chegar e participar. Na quarta-feira, 19, a partir das 20h, ele também apresenta um recital. No programa, peças de J. Brahms, H.Villa-Lobos, C. Debussy e F. Chopin. Tudo gratuito. No Arte Doce Hall – Sala Augusto Meira Filho - Av. Magalhães Barata, 1022 – São Braz – (91) 3347 0505.

Premiado e consagrado pela crítica, Miguel Proença é um artista Steinway, que figura no “Wall of Fame” da Steinway&Sons, em Hamburgo, na Alemanha. 

“Durante cinco anos dei aulas na Alemanha e formei grandes talentos. Em 2014 criei um Centro de Referência Pianística em Vitória, onde ensinei durante o ano inteiro. É um dos meus maiores prazeres. Espero encontrar novos grandes talentos”, explica o pianista. 

Projeto dialoga com ensino da música

No ensaio aberto, destinados à rede pública de ensino, será  distribuída às crianças uma cartilha gratuita ilustrativa, criada exclusivamente para este projeto, voltada para a iniciação à música erudita brasileira, transformando os ensaios em uma espécie de show-aula. 

O texto da cartilha é assinado pelo Maestro Ricardo Prado e as ilustrações ficaram sob responsabilidade da Bruna Assis Brasil. O Projeto Piano Brasil é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, mais uma vez com o patrocínio do BNDES. A produção nacional e realização são da Delphos Soluções Culturais e Branco Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre Miguel Proença - Natural de Quaraí, Rio Grande do Sul, e radicado no Rio de Janeiro, Miguel Proença já atuou em diversos estados brasileiros e países de todo o mundo como solista e camerista. Doutor em Música pela Escola Superior de Música de Hannover, fez parte do corpo docente do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Recebeu em 1991, a Comenda da Ordem do Rio Branco no grau e Comendador por suas atividades no cenário musical brasileiro. 

Em 1989 e 1999, foi escolhido pela APCA (Associação dos Críticos de Arte de São Paulo), como Melhor Pianista do Ano. Em 2001, foi premiado com o 1º Troféu Negrinho do Pastoreiro, na categoria música erudita, oferecido pela Associação Municipalista do Rio Grande do Sul.


Discografia – Miguel Proença possui uma extensa discografia que reúne mais de 20gravações. Exerceu cargos de diretor artístico do Teatro do SESI de Porto Alegre, Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, diretor da Sala Cecília Meireles e diretor da Escola de Música Villa-Lobos. Exerceu de 1997 a 2002, o cargo de professor convidado da Universidade de Música de Karlsruhe, Alemanha.

Executou a parte para piano da trilha sonora do filme Villa-Lobos –Uma Vida de Paixão e Zelito Viana. Realizou ao longo da sua carreira, inúmeros recitais na Europa, EUA e Ásia, além de participar do júri de diversos concursos de piano internacionais. 

Em abril de 2005 lançou a coletânea Piano Brasileiropela gravadora Biscoito Fino, inaugurando o Selo Biscoito Clássico. Considerada pela UNESCO Patrimônio da Música Brasileira, a coletânea deu origem ao Projeto Piano Brasil que chega a sua oitava edição. 

Em 2006, juntamente com a atriz e cantora Bibi Ferreira, lançou o disco Tango, pelo Selo Biscoito Fino – escolhido como Melhor Disco de Língua Estrangeira, no Prêmio TIM de Música Brasileira. Recebeu o Prêmio Líderes e Vencedores, da Assembléia Legislativa do RS, e o Prêmio Destaque Gaúcho, conferido pelo 

Piano Brasil - Iniciou em 2008, quando Miguel Proença realizou a turnê internacional Piano Brazil in the World, iniciada com uma apresentação no Carnegie Hall, em New York além da participação em diversos Festivais na Itália, França, Espanha e Macedônia. Em 2011, foi a vez de participar da turnê Alô Clássicos! percorrendo cidades do interior do estado do RJ realizando recitais comentados.

No ano de 2012, iniciou a turnê Piano Itinerante, passando por seis cidades brasileiras. Ainda este ano, lançou o cd triplo Pianíssimo, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, que reúne as principais gravações do vasto repertório internacional de Miguel Proença. 

Em 2013 deu continuidade a turnê Piano Itinerante, além de realizar diversos recitais pelo Brasil. Em 2014, Miguel Proença é convidado pela FAMES (Faculdade de Música do Espírito Santo) para ser diretor artístico e orientador do Núcleo de Excelência Pianística. 

Em 2015, o Projeto Piano Brasil VII chegou a 15 cidades brasileiras, com recitais, masterclasses e ensaios abertos, além da reedição de três mil unidades da coletânea Piano Brasileiro, distribuídas para mais de 40 instituições de ensino musical em todo o país.  

PROGRAMA PIANO BRASIL VIII

J. Brahms

  • 3 Intermezzi op. 119
  • Adágio
  • Andantino um poço agitato
  • Grazioso e giocoso
  • Rapsodia op. 119

H.Villa-Lobos

  • Saudades das Selvas Brasileiras I e II
  • Valsa da Dor

C. Debussy

  • La Soirée dans Grenade
  • L’Isle Joyeuse

INTERVALO

F. Chopin 

  • Noturno op. 48 nº2
  • Sonata op. 58 nº3
  • AllegroMaestoso
  • Scherzo
  • Largo
  • Finale (Presto ma non Tanto)

Serviço
Piano Brasil. No Arte Doce Hall – Sala Augusto Meira Filho - Av. Magalhães Barata, 1022 – São Braz – (91) 3347 0505. Inscrições para ENSAIO e MASTER: branco@brancoprocucoes.com / (51) 3231 4142.

Nenhum comentário: