24.10.16

O 11º Festival Se Rasgum chegando em novembro

Barbara Ohana (RJ)
Scalene, Jeneci & Tulipa, Filipe Catto, Wilson das Neves e a banda inglesa Yuck são algumas das atrações que chegam a Belém em novembro no 11º Festival Se Rasgum, que será realizado de 1 a 5 de novembro em vários locais da cidade: Café com Arte, Teatro Margarida Schivasappa e Estação das Docas e Hangar Centro de Convenções. Contemplado pelo Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular 2015, o projeto tem patrocínio da Oi, pelo Programa Oi Futuro, através da Lei Semear de incentivo à cultura, e do Banco da Amazônia através da Lei Rouanet.

Navegando de Norte a Sul, atravessando fronteira, reunindo pessoas, criando conteúdos, formando mercado e público. A música é o combustível que alimenta mentes e corações em um momento tão peculiar no Brasil. E é com esse espírito que chega até nós, mais uma edição do Festival Se Rasgum.

Serão cinco dias de música na noite paraense, iniciando com uma festa de abertura, no Café com Arte, na terça-feira 01/11, com os shows de Holger (SP), Pelé do Manifesto e a discotecagem especial do Baile Tropical, com os DJs PatrickTor4 e Bernardo Pinheiro, na véspera do feriado, comemorando o início de mais uma edição do Se Rasgum. 

Passando pela noite do Teatro Margarida Schivasappa com os shows do gaúcho Filipe Catto (RS), e os paraenses Luê e Pedro Vianna, ambos lançando disco novo. O dia gratuito na Estação das Docas será na noite seguinte, 3 de novembro, com os shows explosivos da powerband Aláfia (SP) (com participação de Bruno B.O), Aíla, a banda maranhense Criolina e o combinado Manari (PA) + Loopcínico (MA).

Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz (SP) 
Nas duas noites no Hangar, 18 atrações de diversas regiões do Brasil, além de nomes de Portugal, Reino Unido e Uruguai pisam nos palcos do Festival, uns pela primeira vez, outros com novos trabalhos. 

O show-parceria de Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz (SP) traz a turnê “Dia a Dia, Lado a Lado”, num show inteiro dos dois artistas juntos no palco. 

Tem rock com Thiago Pethit,  a explosão sexual-sonora-visual das cearenses da banda Verónica Decide Morrer, a energia feroz da Scalene (DF), que mostrou bem seu trabalho no programa global Superstar. Além dos já anunciados Céus de Abril (PA), Molina Y Los Cósmicos (URU) e Bárbara Ohana (RJ), a atmosfera rock se completa com as irmãs da dupla portuguesa Pega Monstro, o quarteto inglês Yuck e a explosão dos locais Sammliz e Blocked Bones.

A psicodelia marca presença com a comemorada vinda do trio paulistano O Terno e a primeira vez dos cariocas do Supercordas, que se completa com o (também) combinado Zeromou & Semente de Maçã. E falando em combinado, quem fecha o pacote é o guitarrista paraense Lucas Estrela com a Orquestra Pau e Cordista de Carimbó. Aliás, por falar em dança, tem ainda o gaúcho Guri Assis Brasil e sua cumbia roqueira, o rei do carimbó Pinduca e o mestre Wilson das Neves, que traz a participação do paraense Arthur Espíndola.

Onde 'se rasgar' durante a programação

Thiago Pethit (Foto: Gian Franco)
Em 2016, a programação musical do Se Rasgum traz 28 atrações divididas em quatro espaços da cidade, da festa inferninho no Café com Arte culminando num grande encontro da música brasileira e mundial em Belém nas duas noites no Hangar, com dois palcos e 9 atrações por noite.

Os ingressos para o 11o Festival Se Rasgum já estão sendo vendidos no quiosque do Shopping Boulevard (2o piso, ao lado da loja Taco) e na loja Na Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449), além de disponíveis no sympla, que podem ser comprados no endereço sympla.com.br/serasgum, com preços de R$15 a R$ 30,00 por noite no primeiro lote.

Music On The Table

Supercordas (Foto: Beatriz Ribeiro Sena)
Outrora chamada “Semana de Profissionalização”, nosso circuito enriquecedor de experiências, informações, trocas e novos contatos no mercado da música agora acontece em bares, pubs, faculdades e espaços alternativos de Belém. 

A programação formativa é totalmente gratuita e voltada para músicos, produtores, managers, jornalistas, estudantes e diversos atores da cena cultural paraense, que vão discutir, principalmente, a música como trabalho e negócio. 

Entre workshops e mesas de debates, nossa programação traz painéis especiais sobre plataformas de grandes empresas voltadas para música mas também oferece cursos para iniciar a formação de mão-de-obra jovem que tenha interesse em ingressar na cena cultural paraense. Confira a programação completa no site www.serasgum.com.br/festival

Mostra IN-EDIT Belém 

Yuki
O Festival de documentários musicais que se consagrou em suas edições em Barcelona e São Paulo chega a Belém com uma mostra especial, que será realizada nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, no Cine Líbero Luxardo. O festival de cinema já teve oito edições brasileiras e estreia na capital paraense dentro da programação do Se Rasgum, com seis filmes. 

Cinco deles já tiveram sua estreia em 2016 e foram selecionados pela curadoria do IN-EDIT, com temas que vão da cena de rock paraense através do programa “Balanço do Rock” Rádio Cultura ao raio-x do fandom brasileiro da estadunidense Beyoncé. Já o curta-documentário “Strobo 4” tem seu lançamento dentro da programação do festival. Com duração de 20min, o curta desvenda o processo de criação do último disco da dupla eletrônica paraense, lançado em setembro deste ano. Toda a programação da Mostra IN-EDIT de Cinema é gratuita e está disponível no site www.serasgum.com.br/festival

Rolê da Broca 

Holger (SP)
O circuito gastronômico ganha sua segunda edição, ampliando seu alcance e sabores a outros locais com novos pratos e nova programação, confirmando que música e gastronomia tem tudo a ver. 

São 8 pratos disponíveis exclusivamente no período do Festival Se Rasgum nos locais que fazem parte do rolê: Black Dog English Pub, 091 Bar Boutique, The Way, Old School Rock Bar, Da Braun, Quitanda Bolonha, Lá Em Casa e Tomáz Culinária do Pará. Todos eles oferecem um prato com um toque regional que será uma indicação exclusiva do Festival Se Rasgum, e receberão programação gratuita de Pocket Shows e da Music On The Table, além de convidados especiais.

Programação completa

Café com Arte -  Abertura 
Terça-feira, 01 de novembro

  • Holger (SP)
  • Pelé do Manifesto
  • Baile Tropical com os DJs Patrick TOR4 e Bernardo Pinheiro

Teatro Margarida Schivasappa - Centur
Quarta-feira, 02 de novembro

  • Fillipe Catto (RS)
  • Luê
  • Pedro Vianna

Estação das Docas (programação gratuita)
Quinta-feira, 3 de novembro

  • Aláfia (SP) Part. de Bruno B.O. (PA)
  • Criolina (MA)
  • Aíla
  • Manari (PA) & Loopcínico (MA)

Hangar 
Sexta-feira, 4 de novembro

  • Scalene (DF)
  • Thiago Pethit (SP)
  • Yuck (UK)
  • Pega Monstro (POR)
  • Bárbara Ohana (RJ)
  • Verónica Decide Morrer (CE)
  • Sammliz
  • Céus de Abril
  • Blocked Bones

Hangar 
Sábado, 5 de novembro

  • Jeneci e Tulipa (SP)
  • Wilson das Neves (RJ) - Part. de Arthur Espíndola (PA)
  • O Terno (SP)
  • Pinduca 
  • Guri Assis Brasil (RS)
  • Molina Y Los Cósmicos (URU)
  • Super Cordas (RJ)
  • Lucas Estrela + Orquestra Pau e Cordista de Carimbó
  • Zemorou + Semente de Maçã 

Nenhum comentário: