9.8.17

Exposição de fotografias aborda o tempo e a vida

Cleidy Lopes
“Quem disse que o tempo não para?” será aberta na próxima quarta-feira, 16, no Museu de Arte Brasil – Estados Unidos (MABEU-CCBEU). Vernissage às 19h. Paralelamente à mostra, haverá visitas guiadas e será oferecido um Workshop com vagas limitadas, no dia 19 de agosto.

Valério Silveira, curador da exposição foi o responsável por reunir vários fotógrafos apaixonados por fotografia que se reúnem desde 2016, e juntos comemoram do “Dia da Mundial da Fotografia”. 

“Quem disse que o tempo não para?” é uma exposição coletiva que reúne obras criadas a partir da percepção distinta de 19 artistas, sobre o tempo. Cada fotógrafo foi instigado a desdobrar o tema e surgiram vários subtemas, como paisagens humanizadas, paisagens naturais, lugares metafóricos, cenas de ambientes, abstratos, detalhes de objetos. O Resultado foi materializado em 38 fotografias impressas em papel algodão fineart em PB e coloridas.

“Essa exposição mostra como a fotografia revela aspectos do tempo que guarda, retém, aprisiona pedaços de lembranças, um fragmento temporal de nossas vidas, diante de nossos olhos. O público é convidado a fazer esta reflexão”, observa Valério Silveira, que tem se dedicado a fotografia nos últimos 10 anos.

O tempo e as reflexões sobre a vida

Cintia Beltrão
“O tempo grafado em imagem traz reflexões sobre a vida, sobre nossa permanência nessa teia temporal que nos mantém nela enquanto não for interrompida. No dia a dia, já é difícil pensar e nos situarmos no que chamamos de tempo, vendo que podemos visualizar outras coisas ao nosso redor, no espaço físico e mental. Agora, a que tempo pertencemos? Ou, que tempo nos pertence? 

A vida pode passar por nós sem que percebamos a ação do tempo sobre as coisas, a não ser que nos afastemos delas por algum TEMPO. Dizem que o tempo é o mais cruel dos vilões e o aliado mais poderoso que temos. Dois lados da mesma moeda. Mas como parar o tempo? Quem disse que o tempo não para? Como voltar através dele?

A fotografia nos revela e nos permite que isso se torne um fato. Guardando, retendo, aprisionando em pedaço do tempo, um fragmento temporal de nossas vidas, diante de nossos olhos. Para que outros olhos também possam ter participação nessa viagem no tempo-espaço-memória, desencadeando possíveis lembranças ou ficções para que a alma se alimente. Acredite! A alma vai precisar desse alimento. É só questão de TEMPO!” (Valério Silveira).

Serviço
Quem disse que o tempo não para?. Abre dia 16 de agosto, às 19h. Visitação até 16 de setembro. Na Galeria de Arte do MABEU-CCBEU - Museu de Artes Brasil-Estados Unidos. Trav. Padre Eutíquio, 1309, Batista Campos, Belém. Visitação gratuita: segunda a sexta das 14h às 19h e sábado das 9h às 12h. Visitas de grupos e escolas: com agendamento. Informações e agendamentos: (91) 3221-6116 ou (91)3221-6143.

Nenhum comentário: