No mês de agosto a Cia. Sorteio de Contos inicia uma circulação pela cidade de Belém. Nos dias 11 e 12 no Casarão do Boneco, apresentando dia 13 na praças Batista Campos e dia 20, na Praça da Republica, finalizando nos dias 24 e 26, no Bairro da Pedreira no Festival Pau & Corda ano IX.
"A temporada surge da necessidade de apresentar para manter a vivacidade do espetáculo", relata o ator Lucas Alberto. "Fundamentado nas expressões de Cultura Popular, foi apresentando semestre passado e descobrimos que há elementos nele que só se concretizam com a presença do público, característica fundamental nas cultural de raiz. Desde o inicio, onde há um sorteio das histórias a serem contatadas, ou mesmo nas canções que dependem do coro do público, não é possível concretizar sem essa relação direta entre o publico e o ator", complementa Lucas Alberto.
O espetáculo atualmente conta com sete cartas, mas apenas cinco entraram em jogo. Cada carta representa uma história. Junto ao público, duas ou três histórias são sorteadas, quem escolhe as cartas é alguém pinçado da plateia.
A partir daí, podem ser contadas: A história do professor e seu aluno, um conto sobre a relação entre um antigo e mestre e seu aluno; Savitre, a princesa que enganou a morte, a história de uma princesa Hindu que, por ser forte inteligente e corajosa, os homens tinham medo dela, tão astuta que até a morte ela engana; O conto das areias, que relata o sonho de um garoto de 12 anos; Makunaíma contra os demônios engolidores de gente, conto indígena sobre como Makunaima e seu irmão Manapé se livram dos maiores perigos atuais da floresta; e Homenagem ao Agricultor, sobre a importância de plantar igualdade, dividir o amor e colher amizades, inspirada nas históricas tentativas de divisão de terras e no sapateado do Coco Raizes-do-Arco-Verde.
Sorteio de Contos estreou em dezembro de 2016, resultado do prêmio SEIVA de produção e difusão do mesmo ano. Nestes 8 meses de vida o espetáculo, já foi apresentado no Casarão do Boneco, Curro Velho, SESC Boulevard e nos municípios de Santarém Novo e Fortalezinha. Ao todo foram 12 sorteios de Cartas.
A Cia mantém suas ações artísticas na casa de cultura Casarão do Boneco. Um espaço auto-gestionado por um conjunto de grupos/coletivos de artista, dentre eles a Sorteio de Contos. No Casarão a Cia. Mantém junto com parceiros o Coco-do-Casarão um grupo de estudos de coco-de-roda e apresenta seus materiais cênicos durante a mostra mensal de teatro do Casarão do Boneco o Amostrai.
Temporada encerra no Festival Pau e Corda na Pedreira
Na última apresentação desta temporada, Cia. participará do Festival Pau&Corda do Carimbó, realizado anualmente pelo grupo Sancari e parceiros, em especial a Dona Neire Prestes. Com o objetivo de religar as crianças da passagem Álvaro Adolfo, com brincadeiras infantis, o festival chega a sua nona edição. Inicia no dia 19 e finaliza no dia 26 com muito carimbó, brincadeiras populares, cinema, oficinas, teatro e contação de histórias. Tudo de graça.
Sorteio de Contos
- Direção: Paulo Ricardo
- Produção: Atelier de Nanan
- Figurino: Nanan Falcão e Maria Angélica Alberto
- Iluminação: Thiago Ferradas
- Artes plásticas: Mauricio Franco
- Atuação: Lucas Alberto.
- Fotografo: Pierre Azevedo
- Apoio: Casarão do Boneco e Festival Pau & Corda do Carimbó ano IX.
Temporada - Agosto - Sorteio de Contos
- Dias 11 e 12 - Casarão do Boneco - Av 16 de Novembro 815 - 19h
- Dia 13 - Praça Batista Campos - 11h
- Dia 20 - Praça da República - 11h
- Dias 24 (18h) e 26 (16h) - Passagem Àlvaro Adolfo - Bairro da Pedreira
Detalhes e outras informações: 98955.9135
(Material enviado pela produção do espetáculo. Edição: Holofote Virtual)
Nenhum comentário:
Postar um comentário