28.8.17

Oficina de Contato Improvisação na Casa das Artes

Fotos: Laysa Vasconcelos
Com proposta de estimular a sensibilização sensorial e a consciência corporal, será realizada nos dias 4, 5 e 6 de setembro a Vivência em Contato Improvisação, com a artista e professora Íris Fiorelli (SP). A participação é gratuita para estudantes de escolas públicas. A taxa para outros interessados custa R$ 10,00.

Podem se inscrever pessoas sem experiência formal em dança, assim como pessoas atuantes nas artes do corpo. No dia 6 de setembro, das 18h às 21h, a programação conta com uma Jam Session como culminância da vivência.

A atividade que será realizada na Casa das Artes é uma realização do Projeto Vertigem e integra a etapa de multiplicação da plataforma de formação reToque, que em sua primeira edição promoveu uma imersão e formação na técnica do contato e improvisação. Realizado na cidade de Goiânia/GO pela Casa Corpo no mês de julho com os professores Ana Alonso (SC), Catalina Chouhy (URU), Gustavo Lecce (ARG), Camilo Valebre (ARG) e participação de mais de 60 pessoas de vários locais do país.

Após a imersão, está prevista a etapa de amplificação que objetiva oportunizar aos participantes atuarem como agentes multiplicadores, realizando ações e difundindo o contato improvisação nas suas cidades de origem. São ao todo 11 atividades de multiplicação na cidade de Goiânia, em 3 municípios goianos, em Florianópolis/SC, Feira de Santana/BA e Belém/PA.

De Belém foi selecionada para a bolsa de multiplicação, a artista paraense Marina Trindade que integra o grupo Projeto Vertigem e o Casarão do Boneco. A ação de multiplicação conta ainda com a parceria de Andrezza Souza, do Coletivo Movimento Poético.

Iris Fiorelli é dançarina, palhaça, performer, professora de Hatha Yoga e arte educadora. A professora iniciou seus estudos em Contato Improvisação (C.I) e palhaçaria em 1997 no estúdio Nova Dança, em São Paulo. Ministra cursos, oficinas, participa de performances e jams no Brasil, na Argentina, Polônia e Alemanha. 

Nos últimos anos é nômade, ensina Contato Improvisação em intensivos no Brasil, Chile e Argentina e apresentou seus espetáculos, os solos Magavilha e Retalhos Populares, que unem dança e palhaçaria, e levam alegria sobre rodas numa Kombi cor de rosa-a Bonitinha. Desde 2009 organiza com Ana Alonso (UFSC) e Panmela Ribeiro (UFOP) o Festival Internacional e Contato Improvisação, Transformando pela Prática, Gamboa - SC. 

Contato Improvisação é um diálogo corporal de duas ou mais pessoas por meio do vocabulário sensorial composto de toque, peso e pressão. É a aceitação do outro e de si na construção de uma dança única no presente. Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado, podendo ir de um alto nível aeróbico à uma quietude física. A técnica nasceu nos EUA, no início da década de 70, com Steve Paxton, e é associada ao movimento de contracultura por ser uma dança igualitária e democrática. Atualmente é praticada no mundo inteiro. (Fonte: www.contatoimprovisacao.wixsite.com)

Serviço
Vivência em Contato Improvisação com Íris Fiorelli (SP). Na Casa das Artes, nos dias 4, 5 e 6 de setembro, das 09h às 13h. No dia 6 tem JAM, das 18h às 21h. Gratuito para estudantes de escolas públicas e R$ 10,00 para público em geral. Informações: 91 980838450 (Marina Trindade) e www.casacorpo.art.br/retoque.

Nenhum comentário: