31.8.17

"Transa" ganha as homenagens da Black Soul Samba

Correio da Bahia
Um dos discos mais celebrados da música ganha celebração na Black Soul Samba. Nesta sexta, 1o de setembro, no bar Palafita, a homenagem será feita pela banda Cactus ao Luar e a noite será aberta com show da banda Feira Equatorial. Ao longo da noite, os Djs Black Soul Samba, Uirá Seidl, Kauê Almeida, Fernando Wanzeler, Eddie Pereira e Homero da Cuíca se revezam nas picapes.

2017 é o ano que marca o aniversário de 45 anos de lançamento do disco Transa, de Caetano Veloso, um dos marcos na sua carreira e na história da música popular brasileira. Lançado em 1972, durante o exílio de Caetano no período da ditadura militar, foi o segundo do artista produzido em Londres. 

O álbum marca a entrada do artista de cabeça nas sonoridades voltadas ao rock, que foram muito bem mescladas com traços da cultura musical nacional. O disco é composto por sete músicas e foi gravado no formato de jam session na capital inglesa. O LP foi produzido pelo britânico Ralph Mace, que colaborou com ninguém menos que David Bowie em outros trabalhos. (fonte: http://alataj.com.br/vitrola/transa-caetanoveloso).

Show não obedecerá ordem das faixas

A banda Cactus ao Luar, que sobe ao palco do Palafita para interpretar "You don´t know me", "Nine out of ten", "Mora na filosofia (Monsueto), "Triste Bahia" e todas as sete canções deste disco, além, é claro, de mostrar suas próprias músicas e levar algumas novas roupagens para o repertório do disco.

De acordo com o Bruno Barros, vocalista do Cactus, pouca coisa foi mudada, especialmente pelo fato do disco em si já ser repleto de misturas. 

“O ‘Transa’ é um disco cheio de experimentações, principalmente na parte percussiva, as músicas são carregadas de brasilidade, então em algumas canções decidimos colocar outras sonoridades, como por exemplo, umas batucadas que passeiam levemente pelo carimbó e outros ritmos afros, mas tomamos o cuidado em manter a essência do disco e felizmente conseguimos um resultado positivo”, garante o músico.

Bruno conta ainda que apesar de apresentar o repertório completo do disco, as músicas não serão executadas na ordem do LP, “A ideia inicial era tocar ele em sua ordem, mas com a evolução dos ensaios achamos melhor dar uma modificada na posição das músicas para criar um clima envolvente no show”, explica.

O músico ressalta a intensidade na forma de apresentar esse trabalho: “o preparo está sendo muito prazeroso, estamos com muito orgulho em poder tocar este disco que é um clássico da música brasileira e internacional. Cada música tem sua força natural e sua identidade muito forte”, enfatiza.

Antes do show de aniversário do disco “Transa”, quem sobe ao palco do Palafita é a banda “Feira Equatorial”, apresentando as músicas de seu EP recém-lançado. A banda dialoga com o rock progressivo e o tropicalismo.  

"É unânime entre os integrantes da Feira Equatorial a influência dos clássicos de Caetano Veloso, em especial do álbum ‘Transa’. O refinado violão de Caê, aliado ao conhecimento das tradições regionais brasileiras, inspiram o grupo em suas composições. 

É também marcante a influência progressiva e psicodélica do movimento tropicalista, com a tentativa de ruptura do ambiente musical atual por meio de sincretismo e inovação musical”, diz Caio Azevedo, baterista da Feira.

O grupo é formado por Thalia Sarmanho (vocal), Pedro Nascimento(guitarra), Son Maximiana (violão), Matheus Leão (baixo) e Caio Azevedo (bateria). Além da Feira Equatorial, a Black Soul Samba especial traz ainda o o DJ Faca como convidado, apresentando “reworks” com samples de músicas de Caetano Veloso.

Serviço
Aniversário de 45 anos do disco Transa, de Caetano Veloso, com banda Cactus Ao Luar. Abertura da banda Feira Equatorial. Na Black Soul Samba - Bar Palafita, Rua Siqueira Mendes, 134, Cidade Velha. Abertura da casa: 21h. Shows a partir das 23h. Ingresso: R$ 20,00 (na hora) e R$ 15,00 (antecipado no site Sympla). Mais informações: 91 98362 1793 (produção).

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: