6.12.17

Black Soul Samba comemora oito anos de festa

O show da noite será com a banda Lauvaite Penoso que traz repertório dedicado ao criador da Nação Zumbi e do Movimento Manguebeat. Festa terá ainda participação do DJ Igor Alves. Nesta sexta-feira, 8 de dezembro de 2017, no Bar Palafita.

Há 20 anos o Brasil perderia seu último grande gênio da música e da cultura, Chico Science, o pernambucano que criou o Movimento Manguebeat, responsável por um novo cenário antropofágico na música brasileira no final do século passado. Com sua morte prematura, causada por um acidente de carro, seu legado ficou restrito aos álbuns “Da Lama Ao Caos” e “Afrociberdelia”, ambos na lista dos 100 melhores discos da música brasileira pela Revista Rolling Stone. Homenageá-lo, então, se torna uma necessidade histórica que a Black Soul Samba evoca como comemoração aos oito anos do aniversário do coletivo.

Quem sobe ao palco para essa homenagem é a banda Lauvaite Penoso, que realiza o tributo pela segunda vez na Black Soul Samba, numa proposta que surgiu com o próprio coletivo BSS, que empre associou a musicalidade do Lauvaite ao manguebeat. 

Lauvaite Penoso (Foto: Antonia Muniz)
“Nós sempre nos identificamos com eles, pois também somos periféricos e ligados à culturas populares tradicionais. Mas nossa musicalidade é diferente, pois temos referências musicais específicas do Pará como o carimbó e o tecnobrega de aparelhagem”, explicam os vocalistas.

Rodrigo Ethnos e Júnior Dusik dizem que “homenagear Chico Science é uma honra, pois ele foi um grande visionário da música brasileira, usou a música para denunciar a miséria e a desigualdade na sua cidade. Além de valorizar as culturas populares tradicionais que até então eram sempre esquecidas e subjugadas pela sociedade”, completam os artistas.

O repertório do show-homenagem trás músicas dos dois álbuns deixados por Science: Da Lama ao aos e Afrociberdelia, além de algumas canções da Banda Nação Zumbi (pós-Chico) e de Jorge DuPeixe, incluindo ainda o próprio repertório autoral do grupo aliado ao seu novo projeto: A Bença. Segundo a Lauvaite, a “expectativa é fazer o Palafita balançar ao som das alfaias do Maracatu e dos curimbós do Lauvaite Penoso.”

Festa ampla trás ainda DJ convidado e brechó coletivo

Quem também aporta na noite é o DJ Igor Alves, convidado especial para a noite. Igor Alves é atuante na cena alternativa da cidade, tem seus sets marcados pelo ecletismo (quase esquizofrênico), abrangendo os mais diversos gêneros, do brega ao hard rock, estabelecendo um fio narrativo peculiar à sua discotecagem.

Iniciou seu trabalho como DJ na  festa Limonada Sonora, em 2011. Tocou depois em diversas casas, e foi um dos principais DJ’s do Oito Bar. Ultimamente, vem produzindo o "Baile da Maldade" na Espaço Cultural "Casa Velha".

Além da homenagem ao Chico Science com a banda Lauvaite Penoso, a noite de aniversário da Black Soul Samba também faz um retrospecto dos oito anos de ações do coletivo, com a exibição de fotos no telão do Palafita.

O espaço também terá um brechó coletivo com diversos expositores convidados, muitos dos quais frequentadores que se tornaram amigos da BSS, firmando ainda mais o conceito de coletividade proposto pela Black Soul Samba. Desta forma, o Coletivo Black Soul Samba chega ao seu oitavo aniversário ampliando ainda mais a pluralidade musical no cenário noturno de Belém e mantendo-se como uma das principais incentivadoras da música brasileira na cidade.

Serviço
Aniversário de oito anos da Black Soul Samba com homenagem à Chico Science e show de Lauvaite Penoso. Sexta-feira, 8 de dezembro de 2017 – a  partir das 21h. Bar Palafita – Rua Siqueira Mendes, Rua Siqueira Mendes, 134, Cidade Velha. Ingressos: R$ 20,00. Informações gerais: (91) 98362.1793.

Nenhum comentário: