8.12.17

Um Jardim Percussivo no palco do Teatro do SESI

Das percussões brotam as melodias dos ritmos que se fundem como Afro-Amazônicos, foco da pesquisa de Márcio Jardim, desenvolvida ao longo de dois anos com um grupo formado por jovens estudantes de música e de grupos de bairros de Belém. Em 2016, gravaram o CD Jardim Percussivo, cujo lançamento será neste sábado, às 20h, no Teatro do SESI, com apoio do Sistema Fiepa, Cultura Rede de Comunicação, Doceria Amorosa e Promusic. A realização é da Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia e do Holofote Virtual.

Cada um ali tem uma história para contar de como chegou ao grupo. Katarina Chaves estudou com Nazaco Gomes (Trio Manari) e também passou pela Orquestra Vale Música. Teve outras experiências com grupos e viagens para apresentação em outras cidades, já dá aulas também. "Quando vi pela primeira vez o Jardim Percussivo tocar, desejei entrar para o grupo", conta ela.

Tâmara de Aviz lembra que conheceu Márcio Jardim quando ele dava aula de pandeiro na Orquestra de Choro da Fundação Curro Velho e que desde então vinham mantendo contato até que houve oportunidade dela entrar no Jardim Percussivo. "Todo mundo aqui tem uma história parecida, mas com suas particularidades. O fato é que estamos felizes com o lançamento do CD. É como parir um filho", comenta.

Marcelino Santos toca desde os oito anos de idade e vem fazendo duo com um senhor bem mais velho, um mestre, o Curica, um craque do carimbó, e integra a Orquestra Pau e Cordista de Carimbó. No Jardim Percussivo toca também pandeiro e outros instrumentos percussivos.

"É uma grande honra tocar no Jardim Percussivo, o grupo promove um encontro de gerações de músicos", comenta ele que, recentemente apareceu na Globo, em cena gravada na novela das oito tocando seu banjo ao lado de Lia Sophia.

São onze jovens, atualmente, a formar o grupo, que conta ainda com Edgar Matos, nos teclados, o próprio Márcio Jardim, além de Wesley e William, os irmãos Jardim, no baixo e guitarra, respectivamente.

O show vai contar ainda com as participações especiais de Davi Amorim (guitarra) e José Maria Bezerra (guitarra), além de o maestro Luiz Pardal (violino), Jacinto Kahwage (teclado), grandes músicos e parceiros.

"Luiz Pardal e Jacinto Kahwage, por exemplo, foram os primeiros a me darem oportunidade, abriram portas pra mim, são meus mestres, e agora chegou a minha vez também de dar oportunidade a estes novos talentos", diz Marcio Jardim, idealizador de tudo e que assina, claro, a direção musical do show.

Das aulas de percussão a um projeto social

O estudo e prática do Jardim Percussivo, sob a direção de Márcio Jardim, busca manter a sonoridade de instrumentos percussivos, trazendo, além de ritmos, a melodia, fazendo uma ligação entre a mãe África e o pulmão do mundo, a Amazônia.

Uma parte dos integrantes tem formação erudita. Estudam ou estudaram no Conservatório Carlos Gomes, Escola de Música da UFPA, outros vem de bairros da periferia e tocam em grupos de carimbó ou já fizeram parte de outros projetos musicais. No Jardim Percussivo eles aprendem a ler e escrever música também, mas agora, todos eles, se lançam ao desafio da performance no palco, de forma mais livre e contagiante, fazendo de fato emergir os tons e naipes de um aroma musical Afro Amazônida. 

"Vejo o Jardim Percussivo como uma nova geração de músicos desta cena instrumental percussiva da Amazônia, acredito que o show chegue com uma carga de emoção muito grande ao público", diz Carlos Canhão, músico percussionista e baterista, que assina a Direção Artística do show.

Depois de gravar o CD e lançar o clipe da música Correnteza, que está no disco, a ideia é que ano que vem o Jardim Percussivo se torne de fato um projeto social de educação musical, recebendo outros alunos, mas paralelamente siga fazendo shows, projetos e participações em festivais com o grupo. Por enquanto, porém, a semana foi repleta de ensaios, o último realizado hoje (8), com direito a entrevistas à imprensa, em meio a dedicação em passar todo o show de amanhã (9).

Uma trajetória dedicada aos ritmos afro-amazônicos

Tímido, Márcio vem de uma família que sempre esteve envolvida com música. "Sempre tivemos muito incentivo na família. Estão chegando aí mais tios, sobrinhos e tias para ver o show", refere-se ele aos parentes que chegam neste sábado do Maranhão. É onde estão as raízes deste jardim.

Pesquisador, compositor com vasto conhecimento nos ritmos da Amazônia, Márcio Jardim é integrante fundador do  Trio Manari, grupo de referência mundial na percussão amazônida.

O grupo fez participação em mais de 120 discos de diversos artistas, além de presença em DVDs, shows e apresentações em todo o Brasil e países da Europa e Américas. É notória também a pesquisa e produção de instrumentos executados nos shows e agora herdados pelo Jardim Percussivo, conduzido por Márcio Jardim, músico reconhecido também por mestres como Sebastião Tapajós.

Os irmãos Jardim, com o tio, um dos incentivadores 
da música na família.
"Ele é um dos melhores percussionista baterista do país, pode anotar o que estou dizendo", afirmou o violonista, em uma vídeo mensagem veiculada no Instagram do grupo (@jardimpercussivo). "Esse CD que ele tá lançando é maravilhoso... Eu indico este disco pra quem gosta de melodias e percussão, muita percussão", disse o grande mestre.

Depois de já ter levado a sonoridade paraense para quase todos os estados brasileiros e festivais de música apresentados em outros países, Márcio vem desenvolvendo este novo trabalho.

"O Márcio é um grande músico. Há dois anos ele resolveu dar aula de percussão para um grupo de jovens. Depois, não satisfeito ele formou este grupo e ainda não satisfeito resolveu gravar este CD que eu considero um divisor de água na percussão paraense", diz Carlos Barra, que fez a produção executiva do álbum de estreia do grupo e apoia agora o show de lançamento.

Disco traz grandes participações

O disco contou com a participação especial de Eraldo Santos (curimbó), Sebastião Tapajós (violonista), Ney Conceição (contrabaixista), Sérgio Abalos (violonista argentino) e Adelbert Carneiro (contrabaixista), e ainda Beresix (vocal), Rubem Costa (vocal), Jeremias Costa (vocal).

Também gravaram Thiago Albuquerque (programações), Príamo Brandão (contrabaixo acústico), Jacinto Kahwage (teclados), Davi Amorim (violão e guitarra), Hélio Silva (teclado), Bianca Menezes (flauta), Luiz Pardal (sax midi, piano, violino Zeta, teclados), Gileno Foiquinhos (violão), Nego Nelson (guitarra) e Kim Freitas (guitarra).

O disco passou pelo Estúdio Midas, em Belém, e Publik Music, em São Paulo. A mixagem é de Flávio Souza, na Bahia, que traz, como experiência, a mixagem de trabalhos musicais de vários artistas brasileiros, entre eles Ivete Sangalo e Carlinhos Brown.

A cantora Lia Sophia já fez a audição do disco e o recomendou pelas redes sociais.(@jardimpercussivo). "Jardim Percussivo, registro importante de sotaques, ritmos entre a Amazônia e a África, um laboratório feito sob a batuta de Márcio Jardim, que reuniu estes jovens artistas e fez um trabalho primoroso", disse a cantora.

Jardim Percussivo - Show

Músicos: Márcio Jardim, Lucas Miranda, Ruth Saldanha, Marcelino Santos, Tâmara Aviz, Ana Katarina Chaves, Jonielson Marques, Francielly Oliveira, Gabriel Oliveira Gomes, Taiguara Melo (percussionistas). Edgar Matos (teclados), Wesley Jardim (baixo) e Willian Jardim (guitarra). Participações: Davi Amorim (guitarra), José Maria Bezerra (Guitarra), Jacinto Kahwage (Teclados), Luiz Pardal (Violino).

Ficha Técnica
Direção Musical: Marcio Jardim.
Direção Artística: Carlos Canhão Brito
Produção Executiva: Carlos Barra
Direção de Produção: Luciana Medeiros, com Carlos Canhão Brito e Thiago Ferradaes.
Estagiários de Produção: Paulo Henrique Andrade e Fabrício Santos.
Projeto de Som e Técnico de PA: Silvio Amorim
Técnico de Monitor: Sérgio Brito
Desenho e operação de luz: Cláudio Castro
Roadie: Patrick Moraes

Arte Design: Márcio Alvarenga
Fotografa: Débora Flor
Comunicação: Holofote Virtual e Guiart
Registro de vídeo: Jambú Filmes

Serviço
Show de lançamento do CD Jardim Percussivo. Sábado, 9 de dezembro, às 20h, no Teatro do Sesi - Almirante Barroso, 2540 (entrada pela Dr. Freitas. Ingressos à venda no teatro e on line, na Bilheteria Digital: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Mais informações: 91 3088.5858 e 98134.7719.

Nenhum comentário: