7.6.18

Acesso à produção acadêmica em debate na UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) sedia nesta sexta-feira, 8 de junho, o Fórum Brasilianas Desenvolvimento Regional Includente e Sustentável. O evento traz uma série de painéis sobre o tema ao longo da manhã e da tarde, e é promovido pela Universidade em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). As atividades ocorrerão no Centro de Eventos Bendito Nunes, Campos Básico – Guamá.

O Plataforma Brasilianas é uma plataforma online para agregar produções acadêmicas e propostas para o desenvolvimento do país, com tratamento jornalístico, tendo como denominador a redução da desigualdade. Essa é a missão da plataforma Brasilianas, coordenada pelo Jornal GGN, contando com a adesão da ABPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior) e PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica)

Estruturado em forma de camadas, a Plataforma Brasilianas divide as principais questões que envolvem o desenvolvimento do país em oito grandes editorias: Direitos, Política Econômica, Desenvolvimento, Democracia, Competitividade, Geopolítica, Reforma do Estado e Catching-up (termo emprestado do inglês para designar quando nações menos desenvolvidas alcançam países de ponta). Cada grande editoria, por sua vez, é subdividida em editorias menores formando, assim, a Árvore Brasilianas, reunindo artigos, vídeos e entrevistas em uma mesma plataforma, sem a pretensão, é claro, de esgotar as formulações vinculadas às políticas públicas.

"A nossa proposta é ampliar para o público em geral o acesso a relatórios e trabalhos desenvolvidos dentro das universidades e centros de pesquisa. O portal não tem objetivo de competir com nenhum outro projeto de políticas públicas em andamento, pelo contrário, queremos ser uma plataforma onde possam conviver todas as discussões que estão sendo fomentadas e que, muitas vezes, acabam morrendo por falta de visibilidade e troca de ideias", destaca Luis Nassif, idealizador do Brasilianas.

Entre os palestrantes estão o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, o Coordenador Geral de Elaboração e Avaliação dos Planos de Desenvolvimento da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), Adagenor Lobato Ribeiro, além da Secretária-Adjunta de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do Governo do Pará, Maria Amélia Enriquez; o professor da Universidade Federal do Pará no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Francisco de Assis Costa; a responsável pela implantação do Programa de Ação Afirmativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Zélia Amador de Deus; a professora do NAEA/UFPA, Edna Castro.

Serviço
Fórum Desenvolvimento Regional Includente e Sustentável
Data: 08 de Junho
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, Av. Augusto Corrêa, 01 - Guamá, Belém - PA, 66075-110
Horário: das 9h30 às 16h10
Inscrições: brasilianasforuns@gmail.com 
Terá emissão de certificado digital

(Com informações do Jornal GGN. Foto: ASCOM UFPa)

Nenhum comentário: