19.6.18

Railídia de volta com show de sambas e batuques

Fotos: Débora Flor
Em São Paulo há duas décadas, ela está de volta para mostrar canções do 1o CD Cangalha, músicas inéditas e composições que integram as cantorias em bares e espaços culturais em SP. "Cangalha, outros sambas e batuques" conta com Paulo Godoy (violão 7 cordas) e Tiago Belém (bateria). Nesta quarta, às 19h, no Sesc Boulevard. Gratuito.

A cantora paraense esteve por aqui em outubro do ano passado, para lançar o CD Cangalha, com show no Teatro Waldemar Henrique. O trabalho é uma combinação de ritmos brasileiros de norte a sul,  incluindo composições como Nilson Chaves, Joãozinho Gomes, Val Milhomem, Douglas Germano, Lincoln Antonio e músicas de autoria da cantora também. Samba, música da tradição religiosa afrobrasileira, marcha-rancho, boi bumbá e ijexá são alguns dos ritmos presentes.

Para o show do Sesc Boulevard, Railídia leva um pouco do repertório que costuma cantar em rodas de samba, que não entraram no Cd. Entre essas músicas está Saudades do Pará, de Kazinho, compositor paraense que viveu muitos anos em São Paulo e teve músicas gravadas pelo sambista paulista Germano Mathias. 

"Volto pra comer camarão com açaí, pirarucu assado, pato no tucupi", diz a letra deste sincopado. Desta vez, o maestro Waldemar Henrique estará mais representado no repertório. "Nas rodas em São Paulo o maestro Waldemar é nossa estrela.

E as pessoas adoram as composições dele porque resistem ao tempo cm imensa excelência artística e uma qualidade de se incorporar em diversos repertórios ,do clássico ao popular, e sendo matéria-prima formidável para o processo criativo de qualquer artista". 

"A ideia é trazer esse espírito da roda de samba para o show no Sesc. A espontaneidade desse formato de fazer samba, de manifestação musical é o espírito do CD Cangalha. Uma música puxa a outra, ou pelo tema ou pelo tom ou pelo ritmo", comenta Railídia. Além dela, participam do show o compositor e violonista de sete cordas Paulo Godoy e o baterista paraense Tiago Belém, mais uma vez convidado. 

"Tiago tocou com a gente no lançamento no teatro Waldemar Henrique e demonstrou muita familiaridade com a nossa concepção de música e consolidou esse swing e vigor que aquelas composições do CD pedem. È tudo muito percurssivo e com muitos solos. Ele foi nosso norte naquele show e vamos repetir a dose com esse músico que é dos mais talentosos do Brasil", completou a cantora.

Railídia considera esse show uma homenagem a Belém, ao maestro Waldemar e aos ritmos do povo brasileiro.

"Essas expressões musicais popular forjadas entre o povo negro, pobre e que vive em condições materiais precárias e, mesmo assim, resiste com a poética do boi bumbá, com as rodas de partido alto, com os ritos da tradição afrobrasileira. De outro lado tem também a expressão popular mais urbana da canção, que me comove profundamente, os novos autores, meus contemporâneos, que contam a história desse povo, que nos dias de hoje voltou a ser massacrado. Um pouco de tudo isso estará no show".

Serviço
Show "Cangalha, outros sambas e batuques". Nesta quarta-feira, 21, a partir das 19h, no Sesc Boulevard - Av. Boulevard Castilho França, em frente a Estação das Docas. Entrada gratuita.

Nenhum comentário: