30.11.19

29o Circular com novas adesões e Carta do Fórum

Foto: Cláudio Ferreira/Projeto Circular
A 29a edição do Circular Campina Cidade Velha chega neste domingo, 1o de dezembro, trazendo uma programação plural em diversos espaços culturais espalhados pelos bairros da Campina, Cidade Velha, Reduto e imediações.  Para melhor aproveitar o dia, acesse a programação completa no site.

O projeto já reúne quase 60 parceiros com espaços, projetos e ações no centro histórico de Belém. Este ano, mais de 20 novos espaços culturais aderiram ao projeto trazendo a cada edição, novidades para o público. Nem todos os espaços culturais participam em todas as edições, mas em cada uma delas, novos parceiros aderem a esta rede.  Neste domingo, por exemplo há cinco novas adesões. 

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids está em foco. Haverá uma edição especial do projeto parceiro Comitê Arte Pela Vida, na Praça dos Artistas – Centur, das 9h às 22h, integrando ações pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids, e contando com apoio do Circular. E dentro do centro histórico, o debate também será enfatizado. De duas maneiras.

Foto: Lambateria/Divulgação
A Lambateria Casa de Dança, empreendimento de Félix Robatto, músico, e da produtora Sonia Robatto, estará recebendo doações de roupas, cestas básicas, material de higiene pessoal e alimentos não perecíveis que serão repassados ao comitê. 

O espaço, localizado no bairro do Reduto – na 28 de setembro, próximo a Doca -, abrirá suas portas pela manhã, com a oficina básica de percussão com os Lambadeiros do Trovão, das 10h às12 (20 vagas), com inscrições www.sympla.com.br/lambateria. E de tarde, às 16h, tem show do Carimbó do Jonny, grupo residente da Lambateria. Toda a programação do espaço é gratuita.

Na Sede Náutica do Remo (Cidade Velha), que também é novidade nesta edição, haverá Roda de Conversa sobre prevenção a AIDS, das 16h às 16h30, com Amélia Garcia, do Comitê Arte Pela Vida. Além disso, a programação é vasta, das 8h às 20h, incluindo exposição sobre os 115 anos do clube, passeio de lancha, pocket show com Xico Doido, oficina de remo e Batalha de MC`s, às 17h.

Também estará na programação pela primeira vez, o Brechó da Cidade Velha situado na Dr, Malcher, com a Joaquim Távora, ficará aberto das 11h às 18h. Traz exposição, venda de roupas masculinas, femininas e infantis, livros, bijuterias, tecidos, utensílios domésticos entre outros.

Foto: USK/Belém-Divulgação
O grupo de Desenho Urbano UskBelém (Urban Sketchers Belém), por exemplo, participa pela primeira vez. Neste domingo, os desenhistas realizarão seção de desenho, sempre aberta a participação de todos (desenhistas experientes ou não), às 10h, debaixo da sombra das árvores no portal do Forte do Castelo. Traga papel, caneta/lápis e Prancheta!

O Centro Cultural do Carmo, na Praça do Carmo, está de volta ao circuito sob nova direção e com uma programação voltada a literatura, música e empreendedorismo feminino. Das 9h às 17h, haverá, entre outras atrações, a Vivência “Ciranda das Deusas”, às 9h, e a Roda de Conversa “Narrativas Amazônicas Contemporâneas”, com os escritores Edyr Proença e Salomão Larêdo, com mediação de Pedro Vianna.

São mais de 40 opções só neste domingo, com cerca de 100 atividades juntando tudo que vai acontecer durante o domingo em cada espaço, incluindo todos os museológicos do Sistema Integrado de Museus, que ficarão abertos das 9h às 17h, com visitação e exposições, incluindo a Casa das Onze Janelas, que foi recentemente reinaugurada, e também o Museu da Imagem e do Som, que estará com uma exposição. A sede do MIS funciona dentro do Museu de Artes Sacra. Tudo com entrada gratuita.

Fórum Circular divulga carta neste domingo

Foto: Otávio Henriques/Projeto Circular
O 2º Fórum Circular divulgará neste domingo, 1o de dezembro, durante a 29a edição do Circular, a Carta que resulta das discussões e reflexões do encontro, realizado entre 21 e 23 de novembro, na igreja de Santo Alexandre, no Museu de Arte Sacra, e do qual saíram as decisões e demandas a serem encaminhadas junto as instituições públicas responsáveis pela identificação, salvaguarda, preservação, difusão e promoção do patrimônio cultural, nas esferas federal, estadual e municipal – IPHAN, SECULT, FUMBEL.

As representações institucionais se fizeram presentes como convidados, parceiros e apoiadores e, como agentes públicos se dispuseram a participar do evento nas mesas e grupo de trabalho e, dentro de suas atribuições institucionais, contribuir no âmbito do planejamento, orçamento e execução para a concretização das decisões desse Fórum, seja por meio de ações, projetos, parcerias diretamente executadas, seja por articulação e parcerias interinstitucionais com vistas à extensão de políticas públicas dos diversos setores governamentais para a realização das indicações que integram a Carta do 2º Fórum Circular.

O documento, que já possui assinaturas dos que participaram do Fórum, segue recebendo novas adesões, durante 60 dias sendo entregue, já em 2020, às instituições responsáveis.  Neste domingo, a carta estará disponível em diversos espaços parceiros, abertos durante a 29ª edição do Circular Campina Cidade Velha. Após a edição, a carta permanecerá nestes espaços, cujos endereços podem ser consultados pelo site www.projetocircular.com.br .

O projeto Circular é uma realização da sociedade civil organizada e Associação Amigos de Belém, com patrocínio do Banco da Amazônia, Alubar e Fundo Casa, por meio da Lei Rouanet, Ministério da Cidadania, Governo Federal, copatrocínio da Cultura Rede de Comunicação e apoio do IPHAN, UFPA, Sesc e Milton Kanashiro.

Serviço
A 29a edição do Circular Campina Cidade Velha chega neste domingo, 1o de dezembro, trazendo uma programação plural em diversos espaços culturais espalhados pelos bairros da Campina, Cidade Velha, Reduto e imediações. A programação completa já está no site: https://www.projetocircular.com.br/2019/11/7879/ . Mais informações: 91 98134.7719. 

Nenhum comentário: