
Na ocasião, o público poderá conferir a exibição de 73 obras que fazem um mapeamento da produção de filmes e vídeos experimentais da América Latina.
A mostra já passou por São Paulo, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis e também pela Argentina, Bolívia e México.
Para abrir a programação, no dia 16, segunda-feira, Arlindo Machado, doutor em comunicação e professor do programa de pós-graduação e semiótica da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e do departamento de cinema, rádio e televisão da Universidade de São Paulo (USP), apresenta o programa Paradigmas do Experimental.
O primeiro filme a ser exibido é “O Pátio”, curta-metragem de Glauber Rocha, filmado em 1958, conta a história de um rapaz e uma moça (Sólon Barreto e Helena Ignez), que se movimentam lentamente num terraço em Salvador. A obra foi influenciada diretamente pela arte concreta, tendo como trilha sonora fragmentos da música recém-inventada na França por Pierre Henry e Schaeffer.

Todo o processo de pesquisa e curadoria de Visionários teve a colaboração de Adriana Barrios, Maria Belen Moncayo, Gloria Martia Arteaga, Mariela Cantú e Luisa María Marisy Martínez.
Os nove programas que compõem a mostra reúnem os trabalhos a partir das regiões cobertas pelas respectivas curadorias, agrupados em propostas temáticas e conceituais.
Serviço
Visionários – Audiovisual na América Latina em Belém. De 16 a 26 de novembro de 2009, sempre às 19h, no Instituto de Arte do Pará (IAP) - Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré. Informações no site www.itaucultural.org.br/visionarios.
Leia mais sobre a programação no blog do IAP: www.iap.pa.gov.br/blog
Fonte: Assessoria de imprensa do IAP
Nenhum comentário:
Postar um comentário