Tom Jobim passou boa parte da vida dele defendendo que a bossa é brasileira e ninguém tasca, mas é o compositor mais tocado pelos músicos de jazz de todo o mundo.
Isso quer dizer que se a bossa nova não era jazz, ela virou jazz. Os próprios jazzistas a adotaram.
Isso quer dizer que se a bossa nova não era jazz, ela virou jazz. Os próprios jazzistas a adotaram.
Seja lá como for, é numa casa jazzística que o músico e compositor Maca Maneschy inicia hoje uma temporada de show de bossa nova. E Maca é sem dúvida entre os paraenses, o músico que mais assume o estilo em sua carreira.
A temporada seguirá por todo o mês de março, sempre às quintas-feiras, no Baiacool Jazz Club, a partir das 21h.
Maneschy diz que se identifica com o gênero há bastante tempo, na verdade, desde que o início de sua carreira. De tom intimista, o compositor diz que gosta desse estilo justamente porque para interpretá-lo não é preciso gritar.
Para ele, Bossa Nova é um estado de espírito. Canta-se a beleza, o amor e as paisagens. Com um jeito descontraído, Maca também coloca no repertório canções próprias que vão no mesmo tom de banquinho e violão que consagrou a bossa .
No repertório, não vão faltar canções de João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, consagrados pelo movimento que surgiu no final da década de 50, na capital carioca, mas que contagiou o país inteiro, tornando-se em seguida um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo.
Serviço
Show de Bossa Nova, com o compositor, interprete e violonista Maca Maneschy. No Baiacool Jazz Club, toda quinta-feira, sempre a partir das 21h. Na Mundurucus, 1985, próximo à Dr. Moraes.
2 comentários:
Maca, não deixe de mencionar em suas entrevistas que uma dia você tocou nos Tremendões na época da Jovem Guarda.
Dodi.
Que interessante...
Fui procurar algo meu no google
e seu blog, por causa do sobrenome
me chamou a atenção.
Sou Cecília Fidelli - Sobrenome de
casada - www.ceciliafidelli.blogspot.com mas meu nome de solteira: Cecília
Maneski - cimaneski-poeta.blogspot.com
Gostei do seu Blog. Estou seguindo.
Quando tiver oportunidade,
visite os meus também.
Muita paz e poesia em sua vida.
Ci.
Postar um comentário