22.2.10

Rádio Margarida lança portal para defesa da Criança e do Adolescente

A ONG Rádio Margarida está lançando o seu portal na internet. É mais uma ferramenta para divulgar e garantir os direitos de meninos e meninas. O lançamento está marcado para esta quinta-feira, 25, às 19h, no Teatro Gasômetro.

Na programação, entrará em cena o palhaço Claustrofóbico que, aliando informações a brincadeiras, explicará ao público a importância da internet para a promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

Em seguida será apresentada a peça teatral “Conectados”, que também aborda o assunto.

O evento contará com a presença de representantes das secretarias de educação, cultura, saúde e assistência social, estaduais e municipais; autoridades jurídicas que atuam na área da infância e adolescência; vereadores; diretores e professores de escolas municipais, estaduais e particulares; organizações não governamentais.

Também estarão representadoas as universidades, faculdades e movimentos que atuam na área da infância e adolescência, além de representantes da WCF - Brasil.

O Portal - No portal, os usuários poderão fazer download gratuito todos os materiais educativos produzidos pela ONG ao longo de seus 20 anos de atuação, na área de vídeo, áudio e impresso, além de materiais de outras organizações, escolas, entidades e movimentos ligados à infância e adolescência.

“A ideia do portal é facilitar o acesso às diversas informações na área da infância. No portal qualquer pessoa pode, por exemplo, assistir um vídeo ou ouvir uma radionovela e se informar sobre temas como violência sexual, trabalho infantil e violência doméstica. Aprendendo sobre os graves problemas causados pelas violações de direitos de crianças e adolescentes, a sociedade se sensibiliza e muda de comportamento, explica o coordenador de vídeos da Rádio Margarida, José Arnaud.


Desta forma, a ferramenta facilitar o acesso dos educadores a conteúdos que poderão ser utilizados em salas de aulas, comunidades e rodas de conversas.

De caráter colaborativo, o portal aceitará artigos, entrevistas, áudios, vídeos produzidos por celular ou câmera caseira, redações feitas nas escolas, ou qualquer outro material com temas relacionados à infância ou adolescência.


A ONG promoverá, também, concursos mensais no portal, e as produções mais criativas receberão prêmios.

“A ideia é despertar a vontade de estudantes, educadores, crianças e adolescentes a produzir materiais, como artigos, redações, vídeos. Essa produção provoca o aprendizado e, ao mesmo tempo, divulga para todos que acessarem o portal diferentes informações sobre a temática da infância e adolescência”, diz a coordenadora da Rádio Margarida, Eugênia Melo.

Outro serviço importante que estará sendo disponibilizado no portal, será a lista de endereços, telefones e informações sobre Conselhos Tutelares, hospitais, delegacias, organizações e entidades, para que a população saiba onde buscar ajuda e denunciar os diferentes tipos de violações dos direitos de meninos e meninas.

O Portal Rádio Margarida em Defesa da Criança e do Adolescente conta com o patrocínio da Petrobras e da World Childhood Foundation (Instituto WCF-Brasil).

Serviço
Lançamento do Portal Rádio Margarida em Defesa da Criança e do Adolescente, dia 25 de fevereiro, às 19h, no Teatro Gasômetro (Parque da Residência, Av. Magalhães Barata, 830). Entrada franca. A partir do dia 25 de fevereiro, acesse: www. radiomargarida.org.br.

Nenhum comentário: