15.2.10

Odivelas perde mestre da cultura popular

O município de São Caetano de Odivelas chora a perda de um de seus mestres da cultura popular.

Aos 80 anos, faleceu ontem, 14, Mestre Maximiano Monteiro, o Tio Maxico, como era carinhosamente chamado pelos odivelenses.

Maximiano Monteiro era o último dos grandes mestres de música de São Caetano de Odivelas.

Foi um dos grandes compositores de músicas dos bois de máscaras, principalmente, do Boi Tinga e do Boi Mascote.

Durante décadas, foi professor de música da Banda Milícia Odivelense, uma de suas grande paixões, ao lado do boi Tinga. O corpo de Maximiliano foi velado na Igreja Matriz e o sepultamento aconteceu hoje, 15, pela manhã.

Na última semana, "Tio Maxico", ainda compôs suas últimas músicas. Nildo Zeferino, Presidente da Banda Milícia Odivelense e um dos grandes alunos do Mestre, disse emocionado que na semana passada, ele fez um samba. “E eu copiei a última grande obra de meu grande mestre."

Márcio Cardoso, também demonstrou consternação. "Não dá para mensurar o tamanho da perda que São Caetano de Odivelas sofreu".

"Perdeu, São Caetano de Odivelas, perdeu o Estado, perdeu a cultura popular. Foi-se um grande mestre", disse Rondi Palha, coordenador do Boi Faceiro.

Mestre Maximiano foi tema de reportagem especial do Jornal Diário do Pará, há um ano atrás (http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=34235), e recebeu em junho passado da Câmara Municipal de Vereadores de São Caetano de Odivelas, juntamente com Mestre Dorrês e "Seu" Zé do Lode, o Prêmio "Odivelense Empreendedor".

O prêmio é concedido aos odivelenses que se destacam em suas respectivas áreas, e foi o grande homenageado do III Odivelas Música, quando recebeu uma justa homenagem pela sua grandiosa contribuição para a história cultural odivelense.

Fonte: Blog da Associação Mestre Bené

Um comentário:

Anônimo disse...

que pena e garnde perda mesmo, eu não sabia da mortye dele. o conheci quando fazia pesquisa em são acetano para minha bolsa do iap. ele era mágico, tocava que era uma beleza. fiz inúmeras fotos dele tocando. um anjo a mais no céu.
marton