31.1.12

ACCPA ganha mais uma semana de exibições

Batata, bem que comentamos aqui. Uma só semana para a mostra da ACCPA, que trouxe cinco dos melhores filmes de 2011, na opinião dos críticos da associação, não foi o suficiente. Outros cinco tinham ficado de fora. Além disso, na semana passada, o público superlotou o Cine Líbero Luxardo nos cinco dias programados inicialmente. Por isso, a mostra está de volta nesta quarta, 01, indo até domingo, 05 de fevereiro, com entrada franca e com sessão extra a cada dia. E tem também homenagem na Sessão Cult do sábado e debate no domingo. Os ingressos podem ser retirados com até uma hora de antecedência, na bilheteria do cinema. 

Foi assim. Muita gente ficou na fila e do lado de fora, na esperança de conseguir ao menos um espaço na escadaria lateral da plateia do Cine Líbero Luxardo, mas foi inútil. O Líbero possui só 86 lugares e o jeito foi voltar pra casa ou inventar um novo programa para não perder a viagem. Pensando nisso, desta vez, cada filme ganhou duas sessões, às 16h e 19h, com exceção do sábado, 04, quando haverá Sessão Cult, no primeiro horário. No domingo, o horário também é diferenciado. 

A Mostra ACCPA - Melhores de 2011 traz agora filmes que tinham ficado de fora na semana passada, com exceção de A Pele que Habito, de Pedro Almodóvar. A mostra abre com "Cisne Negro", de Darren Aronofsky . Na quinta-feira, 02, tem "Cópia Fiel", de Abbas Kiarostami, na sexta, 03, "A Fita Branca", de Michael Haneke e no sábado, 04, apenas às 19h, tem "Tio Boonmie", de Apichatpong Weerasethakul. A mostra encerra no domingo, com o cotadíssimo a Melhor Filme do Oscar de 2011, "A Árvore da Vida", Terrence Malick, em horários especiais, às 15h30h e 18h30. Entre a primeira e a segunda sessão, neste dia, os críticos associados da ACCPA realizarão um debate sobre os melhores filmes do ano, dando destaque ao longa do dia. 

Homenagem – A ACCPA também está fazendo, esta semana, uma homenagem ao diretor Theo Angelopoulos que faleceu no dia 24/01/12. Exibirá neste sábado, em sua Sessão Cult, às 16h, “Paisagem na Neblina” , vencedor do Leão de Prata no Festival de Veneza e eleito como melhor filme pelo European Film Award, consolidando o estilo humanista e introspectivo de Angelopoulos. 

Exibido no Brasil somente nos anos 90, o filme colaborou para revelar ao público brasileiro o talento e a genialidade de Theo Angelopoulos, que anos depois realizaria “Um Olhar a Cada Dia”, uma das mais belas homenagens ao cinema e “A Eternidade e um Dia”, que venceu a Palma de Ouro de melhor filme no Festival de Cannes. 

Theo conta em “Paisagem na Neblina a história de dois irmãos, que ainda crianças partem da Grécia em um trem para a Alemanha, onde esperam encontrar o pai que nunca conheceram. Com este filme o cineasta conquistou a crítica mundial, que indica este seu trabalho como uma obra-prima do cinema. 

Serviço
Mostra ACCPA - Melhores de 2011. De 01 a 05 de fevereiro (quarta a domingo). No sábado, 04, tem "Paisagem na Neblina", de Theo Angelopoulos (Sessão Cult, 16h). Entrada franca. Cinema Líbero Luxardo - Av. Gentil Bittencourt, 650, Térreo – Fcptn. Espaços especiais para cadeirantes. Mais informações: 91 32024321. Realização: Governo do Pará e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves + Associação dos Críticos de Cinema do Pará – ACCPA.

Nenhum comentário: