31.5.13

Alabê Ôni chega a Belém pelo Sonora Brasil

O Centro Cultural Sesc Boulevard será palco de difusão da produção musical brasileira nesse sábado (01), através do Projeto Sonora Brasil que, em sua 16ª edição, desenvolve programações identificadas com a história da música no Brasil. O destaque será para a música que apresenta manifestações da tradição oral, presentes em comunidades quilombolas, como o grupo gaúcho Alabê Ôni. A apresentação acontece às 19h, com entrada franca.  

O Sonora Brasil, em 2013, levará 450 concertos para 128 cidades do país, a maioria distante dos grandes centros urbanos. Promovendo a diversidade da música brasileira e contribuindo para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc visando à formação de plateia. 

Além do show em Belém o projeto também leva o grupo para uma apresentação em Castanhal, no domingo, 2, às 20h, no Auditório da Catedral Santa Maria Mãe de Deus, com entrada franca.

Para os músicos, o Projeto propicia a circulação de seus trabalhos, além do contato com outros grupos musicais. Seu objetivo principal é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som, a qualidade das obras e de seus intérpretes. 

Em sua 16ª edição, o Sonora Brasil apresenta “Tambores e Batuques”, “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”, temas que circularão pelo país em 2013 e 2014, com a participação de oito grupos musicais. O show do Sesc recebe a temática “Tambores e Batuques”, a qual valoriza grupos musicais que têm o tambor como um elemento fundamental. 

Vindo do Rio Grande do Sul, o grupo Alabê Ôni, constituído por músicos e pesquisadores da cultura negra,  recupera a história do Tambor de Sopapo, instrumento originário da região das Charqueadas de Pelotas, e que está desaparecendo da tradição local.   O grupo apresentará repertório de maçambiques, quicumbis, alujás e candombes.

Serviço
Show com o grupo Alabê Ôni pelo Projeto Sonora Brasil. Neste sábado, 01 de junho, às 19h, no Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas). Informações: (91) 3224-5305/5654.

Nenhum comentário: