22.5.13

Concerto com Márcia Aliverti e Adriana Azulay

Ao lado da pianista Adriana Azulay, Márcia Aliverti, uma das sopranos de maior destaque do canto lírico paraense, volta aos palcos depois de quatro anos ausente, afastada da cidade para a conclusão de seu doutorado em Música. A apresentação é logo mais, nesta quarta-feira, 22, às 20h, na Igreja de Santo Alexandre, com entrada franca.

No recital “Emoções em Contraste”, a soprano e a pianista reuniram peças tão diversas quanto seus autores. No repertório há Antonio Vivaldi, Franz Schubert, Gabriel Fauré, Manuel De Falla, Oriano de Almeida e Heitor Villa-Lobos, entre outros. 

“Para este retorno a Belém, decidi escolher um repertório com as peças que eu mais gosto e me identifico. São canções e árias que não têm um tema em comum, a não ser exatamente essa minha vontade de cantá-las, e da Adriana de tocá-las. Há peças que cantei várias vezes, do mesmo modo que têm outras que nunca cantei. É o caso de ‘Agitata da due venti’, da ópera La Griselda, de Vivaldi, que é rápida e de alto grau de dificuldade, exigindo muitos ensaios”, conta Márcia Aliverti. 

O recital “Emoções em Contraste” abre as comemorações dos 50 Anos da Escola de Música da UFPA (Emufpa) e acontecerá na próxima quarta-feira, dia 22, às 20 horas, na Igreja de Santo Alexandre, com entrada franca. Para a pianista Adriana Azulay, que até o ano passado era diretora da Emufpa, as comemorações têm um gostinho especial. 

“Muitas coisas aconteceram durante estes 50 anos. Um dos pontos que destaco é que levou todo esse tempo para termos um prédio definitivo para a Emufpa. E ele já está em fase final de construção. É uma vitória. 

A importância do recital em si, é que é sempre uma satisfação fazer música. E confesso que durante os dois anos que estive na direção da Escola, não pude me dedicar o quanto gostaria ao ‘fazer música’, mas agora está sendo um retorno importantíssimo para nós duas”, conta.

Dona de uma voz de soprano lírico de brilho notável, Márcia Aliverti foi aluna do tenor espanhol Alfredo Krauss, mestre cuja técnica inigualável muito influenciou sua atual performance vocal. É violinista formada pelo Conservatório Carlos Gomes e iniciou seus estudos de canto em Belém com o maestro Adelermo Mattos, passando em seguida a estudar em Goiânia com a professora Honorina Barra. 

É uma das cantoras líricas mais reconhecidas e ativas do Pará, tendo ganhado dezenas de prêmios e concursos desde o final dos anos 1970 quando começou a atuar. Como professora, atua tanto no canto lírico como no popular, exportando talentos para a Europa e ministrando aulas para grandes nomes da música popular paraense como Lucinha Bastos, Luciano Jr., Heraldo (da banda Fruta Quente), Edmar da Rocha (Mosaico de Ravena), Gabriela Pinheiro (ex-Álibi de Orfeu), Adriana Cavalcante, Patrícia Lia e Flávia Anjos (Batom Carmim). 

Já se apresentou em Portugal, Espanha, Itália, Suíça, EUA, Argentina, França e em quase todas as capitais brasileiras, participando ativamente do cenário musical paraense. Tem especialização em canto lírico na Arts Academy de Roma (Itália) e é mestra em Musicologia pela USP de São Paulo e doutora em Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) – para realizar esta última pós-graduação ausentou-se dos palcos paraenses nos últimos quatro anos. 

Adriana Azulay, por sua vez, iniciou seus estudos de piano aos seis anos com a professora Dóris Azevedo, onde concluiu o 2º grau em piano pelo Conservatório Carlos Gomes. 

Em 1999 participou da Academia Internacional de Piano na classe da professora Fany Solter em Karlsruhe (Alemanha), recebendo ao final do curso a seguinte crítica do jornal Badischeneue Nachritchten: “A pianista brasileira Adriana Azulay desenvolveu em ‘Festa no Sertão’, de Villa Lobos, um fogo brasileiro aliado a uma imensa sensualidade sonora.” 

Concluiu em 2000 o curso de Bacharelado em Música na classe da professora Glória Caputo, da Fundação Carlos Gomes (UEPA) e desde então vem participando dos mais diversos concertos como solista e camerista. Concluiu com nota máxima o mestrado em Música de Câmara na Universidade de Karlsruhe (Alemanha), na classe dos professores Michael Uhde e Fany Solter. É doutora em Música de Câmara pela Universidade de Saarbrücken (Alemanha), pela classe da professora TatevikMokatsian.

Nenhum comentário: