4.5.13

Andrea Feijó fala de natureza, arte e sociedade

"Adote um urubu: uma experiência artística na comunidade de Algodoal-Maiandeua-Pará”, tema da dissertação da artita, defendida em 2011, será tema da palestra que Andrea Feijó fará na próxima terça-feira, 07, no auditório do IAP, a partir das 19h. A partir de oficinas realizadas na ilha, junto à comunidade local, o projeto teve como resultado um vídeo, que também será mostrado ao público. A programação faz parte do 4º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. A entrada é franca. 

O urubu é considerado um lixeiro natural do meio ambiente. Mas enquanto ele leva os restos, o homem continua espalhando, com as próprias mãos seu lixo e na maioria das vezes, sem recolhê-lo depois. Na bela ilha de Maiandeua, situada no litoral Atlântico do Pará, este tipo de atitude chamou atenção da artista plástica Andrea Feijó, que resolveu tratar o tema de forma artística e acadêmcia, mas o transformando em sua tese de Mestrado em Arte pela UFPA.

A ação artística “Adote um urubu” contou com a participação de crianças e adultos, que coletaram parte do lixo reciclável produzido na ilha e que tem, comumente, a queima como destino final. “Ao intitular a ação artística com esse nome, busquei, pela via do estranhamento (afinal, quem adotaria um animal desses que nos remete ao que é feio e mal cheiroso: ao lixo?), abrir um espaço de reflexão crítica sobre a relação que estabelecemos com o lixo que produzimos e com a natureza de uma maneira geral”, explica. 

Enquanto pesquisa acadêmica em arte, mais especificamente no campo da produção artística, o projeto articulou tanto referências artísticas quanto teóricas, buscando, ao final, resultados artísticos e estéticos compartilhados. “A questão ambiental, dessa maneira, se constituiu como um dos temas abordados e não como objeto da pesquisa”, diz Andréa Feijó, que é também arte-educadora e técnica em gestão cultural da Fundação Curro Velho. 

Graduada em Ed. Artística, especialista em Semiótica e Artes Visuais e Mestre em Artes Visuais pela UFPA, ela participa, desde 1992, de mostras individuais e coletivas, nacionais e internacionais. 

 A primeira proposição artística realizada no projeto foi a ação artística “Adote um urubu” aconteceu em 2008, ano considerado por ela como marco inicial de um trabalho que pretendia um tipo de arte relacional, problematizando, desde já, a participação e o contexto social.

“As proposições que se seguiram, efetivaram-se através da parceria com a escola local, a realização de oficinas de fotografia e atividades afins. Nesse momento, tais atividades funcionaram também como estratégia de diálogo com a comunidade e, ao mesmo tempo, ofereceram condições para que os participantes adentrassem na linguagem visual. Elas ocorreram durante os anos de 2009 e 2010”, revela.

Mais que uma vivencia, a experiência mexeu profundamente com a comunidade, que formou um coletivo de arte com jovens participantes das oficinas e, três outras proposições artísticas foram constituídas por esse grupo, junto com a artista. É tudo isso que ela quer compartilhas com as pessoas que forem à palestra. 

“Pretendo viabilizar um espaço de troca de conhecimento no campo da relação arte-comunidade. Nesta palestra do Prêmio Diário do é de pessoas que compartilhem o interesse por arte e/ou por ações dessa natureza”, finaliza. 

Serviço
A palestra Arte, natureza e contexto social – O projeto “Adote um urubu”, de Andrea Feijó, acontece nesta terça-feira, às 19h, no Instituto de Artes do Pará. Realização Diário do Pará – 4º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia. Patrocínio Vale e Pátio Shopping Belém. Apoio Sol Informática e IAP. Mais informações: www.diariocontemporaneo.com.br

Nenhum comentário: