17.3.14

Cine-papo sobre a ditadura militar no Brasil

O CLIC – Cultura Linguagem e Interface Contemporânea - abre programação especial, nesta quarta-feira, 19, no Sesc Boulevard, tendo como tema “Os 50 anos do início da Ditadura Militar no Brasil”. O projeto inicia com a fala do Prof. Dr. Pere Petit (UFPA), sobre os conhecidos anos de chumbo, e com exibição do filme “O dia que durou 21 anos”.

Em parceria com a Associação dos Críticos de Cinema do Pará – ACCPA e o Sesc Boulevard, a ideia do CLIC é apresentar, a cada mês, um bate papo e um filme trazendo temas estético, cultural e políticos acerca da ditadura militar,

Em todo o país, diversas programações estão sendo realizadas para lembrar os 50 anos de ditadura militar no país. Em Belém, não é diferente. Não se pode esquecer aquele 31 de março de 1964, quando teve início no Brasil, um dos períodos de maior turbulência social e política, no país, com cassação de direitos civis, censura à imprensa, repressão violenta das manifestações populares, assassinatos e torturas. Começava a Ditadura Militar, que só chegaria ao fim nos últimos anos da década de 1980. 

Esse contexto dará o tom da palestra do Prof. Dr. Pere Petit (UFPA), seguida da exibição do filme “O dia que durou 21 anos”, documentário de Camilo Tavares, que mostra a influência do governo dos Estados Unidos no início dos anos de chumbo no Brasil.

Em entrevista à Folha de S. Paulo ano passado, o diretor Camilo, filho de Flávio Tavares (um dos 15 presos políticos libertados em troca do embaixador norte-americano sequestrado em 1969, Charles Elbrick), explicou a motivação.

“Queria entender por que sequestraram um americano. A gente tem pouca noção de quanto os Estados Unidos interferiram [no golpe]. Então o filme foi uma busca por essa resposta”, afirmou. Apresentando documentos secretos e gravações originais da época, o documentário mostra como ações da CIA e da própria Casa Branca, especialmente com o presidente John Kennedy e Lyndon Johnson, embaixador dos EUA no Brasil na época, influenciaram e apoiaram a destituição do então presidente João Goulart do poder e o início do governo do marechal Humberto Castelo Branco. 

O palestrante - Pere Petit possui graduação em Geografia y Historia (Universidad de Barcelona), mestrado em Historia de América Contemporânea (Universidad Central de Venezuela), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado Universidad de Salamanca-Espanha.

Professor Associado da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará e nos Programas de Pós Graduação em História Social da Amazônia (PPHIST-UFPA) e de Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA-Bragança), é autor de livros como “Chão de Promessas: Elites Políticas e Transformações Econômicas no Estado do Pará pós-64” (Belém, Paka-Tatu, 2003) “Lula !dónde vas!: Brasil, entre la gestión de la crisis y la prometida transformación social, em colaboração com Pep Valenzuela” (Barcelona, Icaria, 2004) e editor, com José M. Santos, do livro “Amazônia Brasileña en Perspectiva Histórica” (Salamanca, Usal, 2006). 

Serviço
Palestra “Os 50 anos do início da Ditadura Militar no Brasil”, com Prof. Dr. Pere Petit + exibição do documentário “O dia que durou 21 anos”, de Camilo Tavares. Nesta quarta-feria, às 18h30, no Sesc Boulevard (Boulevard Castilhos França, Campina, Belém) . Entrada franca com direito a certificado. Inscrições prévias (para facilitar envio de certificado) gratuitas em https://meustickets.com.br/ Mais informações em https://www.facebook.com/events/1448715702029513.

(com informações da assessoria de imprensa do CLIC)

Nenhum comentário: