26.3.14

Cronistas da Rua lança o 1º álbum da carreira

O show de lançamento do “Tekoha” é nesta sexta-feira (28), na Black Soul Samba, em Belém, com participações especiais, além dos DJs do Coletivo Black Soul Samba. Também na sexta, quem quiser vai poder ouvir e conhecer o trabalho do grupo, na integra, no perfil do Cronistas da Rua, no Facebook, acesse aqui. 

A mistura de ritmos vai dar o tom ao show de lançamento. A cantora Adriana Cavalcante, o DJ Pro.efx e o produtor musical Wagner Bagão acompanharão a apresentação do Cronistas. 

“Algumas canções serão apresentadas pela primeira vez ao vivo, como ‘Bem que te vi’, ‘Ela é’ e a própria ‘Tekoha’ - que dá nome ao trabalho. Vamos brincar com as batidas de funk, samba, brega e improviso, juntos com a música eletrônica”, adianta o rapper Dime Cronista. 

A rua (e sua liberdade) é a inspiração do Cronistas da Rua. O duo formado por Dime Cronista e Alonso Nugoli mistura ritmos, tais como rap, samba, funk e brega.  Desde 2011, as rimas de Dime Cronista (voz/composições) e Alonso Nugoli (beat box) ecoam pela Cidade das Mangueiras e, também, pelo Brasil. O que iniciou como uma simples brincadeira entre amigos, a partir do improviso, garantiu o primeiro lugar em um festival de rap e resultou no álbum “Tekoha”. 

Com o sotaque daqui, traduzido em poesia e beats, o CD “Tekoha”, traz nove canções que expressam as influencias musicais do grupo. 

A palavra “Teko” significa modo de ser,  modo de estar, cultura, comportamento, hábito, terra sagrada, assim definida pelo povo Guarani. “Tekoha” é a “terra sagrada” do Cronistas. O registro passeia por sonoridades como rap, reggae, samba e brega aliados à música eletrônica e ao flow (jeito de rimar) peculiar. 

Idealizado por Dime Cronista, o grupo nasceu com vontade de propor novas ideias na cena rap, traduzindo vivências em arte e poesia. Com esta proposta, o Cronistas da Rua ultrapassa as fronteiras do Pará e chega à outros lugares do Brasil. Eles já subiram no palco da Mostra Terruá Pará, Meeting of Favela (maior evento de grafite da América Latina), Planet Rap e Festival de Sound System Dubatak (RJ). “Queremos levar nossa arte ao maior número de pessoas”, diz o rapper. 

O CD Tekoha, com selo Na Music, foi gravado, mixado e masterizado no estúdio Audiofaya Produções (SP), por Wagner Bagão– que já assinou a produção da Tribo de Jah, nos álbuns “Refazendo” e “Live in Amazon”, gravado ao vivo em Belém (PA); Ponto de Equilíbrio; Dom Carlos (JAM); S.O.J.A. (EUA) e outros. A linguagem da rua presente no registro tem o toque do DJ e produtor paraense Pro.efx, Buiu Beat Box (PR) e Mr Break (RJ). 

Dubalizer (SP) - E a noite ainda terá a mistura de ritmos do projeto Dubalizer (SP), cuja sonoridade traz, na linha de frente, o produtor musical Wagner Bagão, acompanhado pelo MC Dom Lampa, que prepararam uma apresentação que mescla a musicalidade jamaicana com uma pitada brasileira. 

A dupla, desde 2005, destaca-se no cenário independente, com coletâneas e mixtapes. Nas lives, a ampla diversidade sonora prevalece nas bases de Wagner Bagão aliadas à voz de Dom Lampa – fundador do grupo de rap paulista Julgados. Juntos no Dubalizer, eles lançaram, em 2009, o CD "Sub Existência", que reúne uma mostra de dub e eletrônico aliados ao groove percussivo da música afro brasileira, com remixes assinados pelos produtores Stereodubs e Tsunami Wazahari. 

São clássicos do projeto, canções como “O Tapa”, “Rei dos Reis” e “Míseros Talentos”. O mais novo trabalho, Dubvibz, lançado recentemente, tem selo AudioFaya e traz versões com Solano Jacob, Astrid Hage, Jimmy Luv, Bruno B.O., Bandulu Dub, Sizzla Kalonji, Jah Dartanhan, DJ Vadim e Parly B.

Serviço
Show lançamento CD Tekoha – Cronistas da Rua. Participação projeto Dubalizer (SP) e DJs Black Soul Samba. Nesta sexta-feira (28), a partir das 21h, na Black Soul Samba, no Bar Los Piratas (Av. Tamandaré, Rua São Boa Ventura, próximo à Praça do Arsenal). Informações: (91) 9302.9407 ou 8091.8324. Ingressos: R$ 20 (com meia-entrada para estudantes).

(com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: