31.3.14

Cia de Animação Tato estreia Tropeço em Belém

Depois de duas apresentações em Bragança, no último final de semana, e no Centro da Terceira Idade Palácio Bolonha, na segunda-feira, 31 de março, a companhia coloca em cartaz o espetáculo “Tropeço”, que ganha sessões nesta terça-feira, 01 de abril, na Casa Dirigível, quarta-feira, 02 de abril, no Espaço Cultural Coisas de Negro, em Icoaraci, e de 3 a 6 de abril no Sesc Boulevard, em Belém.

No Espaço Cultural Casa Dirigível (40 lugares), nesta terça-feira, além da apresentação do espetáculo, às 20h, a programação tem direito a mesa redonda onde para discutir temas como sexualidade e terceira idade, além do próprio processo de trabalho da Tato Criação Cênica.

Além dos atores, participarão da mesa: José Mattos Neto – Psicólogo, e Alessandra Santos Nogueira, Terapeuta Ocupacional, Atriz e Palhaça, representante da FUNPAPA / CRAS Cremação como técnica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Tropeço traz à cena, mãos que executam toda a ação de um espetáculo em 50 minutos. À luz de vela, o espectador é convidado a entrar no mundo delicado e emocional de duas simpáticas velhinhas que moram juntas.  O cenário minimalista é adequado para a atuação e exibição do virtuosismo dos artistas.

Sem a utilização de palavras, as personagens possuem uma linguagem inventada. Ruídos, efeitos sonoros, instrumentos e temas musicais são executados vocalmente pelos atores. A exploração desses sons cria uma dramaturgia sonora que acompanha e complementa a física.

Uma mesa, baús e alguns pequenos objetos criam o ambiente que contraria a visão que temos da velhice: as pequenas ações rotineiras criam um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.

O espetáculo estimula a imaginação do espectador ao recriar através de duas mãos a imagem de um ser inteiro. Tratar a velhice de forma não convencional com uma dramaturgia aberta na qual o espectador faz sua própria leitura foi um dos objetivos da Tato.

A linguagem é fruto da junção dos trabalhos corporais desenvolvidos por eles nas áreas de teatro, dança contemporânea, mímica e teatro de formas animadas.  “Caminhar pelo simples”, resume Dico Ferreira, um dos atores fundador da Tato.

Tropeço é parte de uma pesquisa em dramaturgia física, a fragmentação de parte do corpo que ganha personalidade através do movimento. “A construção dramatúrgica baseada em ações físicas é um importante aspecto da companhia”, explica Katiane Negrão, artista que divide com Dico Ferreira, a direção do trabalho que já soma uma década. “Essa dramaturgia física é criada durante o processo de trabalho, através de improvisações de cenas, com atenção na comunicação corporal”, diz Ferreira.

Prêmios - O espetáculo de animação para adultos Tropeço recebeu os prêmios: Troféu da FILA, Melhor Espetáculo do Júri Popular do Festival Internacional de Londrina – FILO em 2009, Troféu Gralha Azul, concedido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra do Paraná como melhor espetáculo de 2008, e ainda o Troféu Epidauro, concedido pelo Consulado da Grécia. 

Também foi escolhido como Melhor Espetáculo pelo júri especializado no Festival Internacional de Bonecos de Belo Horizonte de 2007. Ganhou ainda melhor direção, dramaturgia, iluminação e sonoplastia no Festival de Teatro de Campo Mourão em 2006.

A circulação do consagrado espetáculo Tropeço, por cinco estados da região norte (Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Tocantins) faz parte do projeto de comemoração dos 10 anos da companhia e é patrocinado pela Petrobras e Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.

A Cia Tato - Atualmente a companhia é sediada em Curitiba. Foi formada em outubro de 2004, por Katiane Negrão e Dico Ferreira, na cidade de Ouro Preto. Nesses dez anos de intensa atividade, a Tato criou dois espetáculos de teatro de animação: Tropeço para adultos, e E Se..., para todos os públicos. Com eles já percorreu quase todas as capitais brasileiras e 10 países em 3 continentes: Argentina (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011), Chile (2010 e 2013), Colômbia (2012), Equador (2012), Espanha (2005), França (2005), Macau, China (2012), México (2013), Paraguai (2013) e Portugal (2005 e 2011). Com ajuda deste projeto, a companhia percorrerá o restante dos estados brasileiros que ainda faltam, e ao completar sua primeira década, contará mais de 1.000 apresentações, em todos os estados do Brasil.

FICHA TÉCNICA

TROPEÇO
Teatro de animação para adultos
Duração: 45 minutos.
Classificação indicativa: 14 anos
Concepção e atuação: Dico Ferreira e Katiane Negrão
Colaboração dramatúrgica: Juliana Capilé
Figurino: Luciana Falcon
Produção nacional: Luciano Porto e Katiane Negrão
Produção local: Tainah Fagundes / Cia. Madalenas
Design Gráfico: Eduardo Santos

Serviço
Cia Tato convida para a mesa redonda precedida da apresentação de Tropeço. Nesta terça-feira, 1º de abril, às 20h, no Espaço Cultural Casa Dirigível (R. Padre Prudêncio, 731 – entre Carlos Gomes e Gama Abreu). No dia 02 de abril, ás 20h, a apresentação é no Espaço Cultural Coisas de Negro – Icoaraci.  Em Belém, Tropeço tem apresentação de 03 a 06 de abril, no Centro Cultural SESC Boulevard, às 21h. Todas as apresentações terão entrada franca, os ingressos começarão a ser distribuídos uma hora antes da sessão na bilheteria dos locais. Mais informações:  8327-6779 (produção).

Um comentário:

Anônimo disse...

Magnifico