12.9.15

Sebo com jeito de café e brechó abre no Reduto

Sinhá Pureza Vintage
A livreira Cristina Pessôa e as amigas Cleide Cunha e Silvia Mendonça procuraram até que acharam. A casa antiga, na Aristides Lobo, n. 1061, entre Beijamim e Rui Barbosa caiu como uma luva. Os dias têm sido corridos, mas elas não estão sós. Em novo momento e muito bem assessoradas, elas ganharam a parceria e o talento de Rui Santa Helena, para a inauguração no dia 20 de setembro, em mais uma edição do Circular Campina-Cidade Velha.

O Sinhá Pureza estreou em Belém de forma itinerante, em abril, durante a sexta edição do Circular Campina Cidade Velha. Naquele mês, ocupou o Fórum Landi, na Praça do Carmo. Na sétima edição, funcionou na Discosaoleo e em alguns domingos avulsos esteve na lage ou na porta da Morada Da Tribu.  Em novo momento, a oportunidade de inaugurar na 8a edição do Circular, no dia 20 de setembro, pareceu irresistivel Por isso, a correria. 

Cultura, Gastronomia e Música. Essa é a proposta do Espaço Sinhá Pureza Vintage, que nos oferecerá um passeio pela arte, poesia, filosofia, fotografia, literatura brasileira e universal. Tudo a ver com o Circular Campina Cidade Velha, projeto que vem trazendo de volta a vida e a efervescência cultural aos bairros mais antigos de cidade, auto estima aos seus moradores e sensibilizando o público acerca de nossos bens patrimoniais.

O Sebo que reúne um acervo centenas de títulos limpos, colados e semi-novos. Já o Brechó traz as mais diversas propostas de estilos de épocas distintas, com  vestimentas, acessórios e calçados semi-novos e novos. Assim como o acervo de livros, todas as peças do brechó são devidamente higienizadas, prontas para o uso. 

O “espaço estilo” do Sinhá Pureza Vintage propõe aos seus frequentadores revisitarem a moda através de peças que estavam esquecidas no fundo do armário, revalorizando e colocando-as na “vitrine” novamente. Seguindo o circuito de moda e estilo, o espaço reúne biojóias, grafismos em cuias e outras peças para décor de casa e coleções. 

Além do Sebo e Brechó, o Sinhá Pureza acolhe um Bistrô, que oferece  “comidinhas” e bebidas. É um espaço para eventos sobre moda, arte e literatura, encerrados sempre com “pockets shows” de artistas locais e convidados. A programação de abertura, porém, é um convite maior para conhecer o novo espaço.

Um forte aliado na direção de arte

Os preparativos para a inauguração começaram há mais de um mês e a empreitada das três ganhou um forte aliado. Nada menos que o Cenotécnico, Cenógrafo e Diretor de Arte de Cinema, Rui Santa Helena.

Vencedor de um kikito de ouro, no Festival de Gramado, em 2012, pela direção de arte de Ribeirinhos do Asfaltao, curta da cineasta Jorane Castro, e com trabalhos anteriores, como Floresta das Esmeraldas, de John Boorman, Brincando nos campos do Senhor, de Hector Babenco e Conspiração do Silêncio, de Ronaldo Duque, pra citar os longas, ele tem emprestado seu talento para mais embelezar o Sinhá Pureza.

E tudo isso naquele astral que só quem já viu de perto, acredita. A qualidade da cenografia de Rui santa Helena sempre foi reconhecida. Sem nunca usar o termo cineasta para definir o seu oficio, preferindo ser chamado de artesão. Ganha o público e ganha o Sinhá Pureza Vintage. 

A simplicidade de Rui, que chega a assustar o glamourizado cinema, também comove quem de longe enxerga sua majestade.

Ele cresceu fabricando seus brinquedos com detalhes frisados por caroços de açaí e cipós, e aprendeu, desde cedo, a utilizar a matéria prima da região em seus trabalhos, e alcançou, pelo simples, resultados dos mais belos. Por isso, é de se esperar por detalhes caprichados nos recantos do espaço físico do Sinhá. 

Um comentário:

Lu Miranda disse...

Muito bacana depois de quase 5 anos chegar em Belém e deparar com novidades nessa área que sabemos é tao carente ! Parabéns e sucesso ao empreendimento!