23.6.16

Cuíra pra Dançar faz festa de um ano no Apoena

Valorizar os sons paraenses. Esse é o maior propósito dos músicos JP Cavalcante (voz e percuteria), Kleyton Silva (voz e violão), Daniel Serrão (baixo, sax e teclados) e Milton Cavalcante (guitarra), com o projeto Na Cuíra pra Dançar. A data escolhida para comemorar oficialmente o aniversário de um ano do grupo não poderia ser mais simbólica: 24 de junho, Dia de São João. O show será no Apoena, a partir das 22h, com direito a Barraca do Beijo e Correio do Amor e todo o clima junino. 

A banda surgiu em junho de 2015 e foi acolhida pelo Espaço Cultural Apoena, lugar onde tudo começou.

“Cada show tem sido diferente. Cada apresentação da banda traz um público novo, que quer conhecer esse trabalho que é tão inovador. Sabemos que ainda têm muito por vir. Temos orgulho em poder dividir bons momentos junto com o grupo. A Na Cuíra faz parte do nosso sonho. Falamos a mesma língua, acreditamos na força da nossa cultura e estamos olhando pra mesma direção”, afirma Anderson Moura, proprietário do espaço Apoena, que apostou no trabalho da banda.

Os convidados para celebrar este um ano de estrada junto com o grupo são: Nego Ray, Luizinho Lins, Renato Torres e, na discotecagem, o DJ Herôn Black. Também, nesta semana de aniversário, o grupo lançou na Internet e em algumas rádios locais as músicas “Pequena Chata” e “Depois da Chuva”. A expectativa do quarteto é continuar a levar os sons da raiz da música paraense. 

“Espero que nós sigamos trabalhando e descobrindo – ao passo que construindo – uma linguagem que seja síntese das vivências e habilidades que os quatro integrantes do projeto trazem. 

Uma síntese que se materialize na música, mas como diferente não poderia ser, que expresse os conflitos e riquezas culturais das diferentes periferias urbanas de Belém, latentes em nós. E que isso se materialize em músicas gravadas, em conversas com outras pessoas (músicos, público, etc). Sobretudo, minha expectativa é continuar tendo tesão em fazer e estar com a banda Na Cuíra Pra Dançar”, afirma o músico Kleyton Silva, um dos idealizadores do projeto.

Para Milton Cavalcante fazer parte da banda está sendo bastante produtivo. “Estou aprendendo muito com todos. E os estilos diversificados também estão enchendo-me os olhos. Está sendo uma experiência nova pra mim, pois eu nunca tinha me aprofundado muito nos estilos regionais. Tocar tudo isso da forma que nós tocamos é bem legal e é divertido. Temos uma energia fantástica! A música é o nosso lazer e isso nos faz um bem danado”, enfatiza. “A gente toca e ao mesmo tempo se diverte. Somos amigos e um está aprendendo bastante com o outro. Essa troca de conhecimento musical está sendo muito boa para nós todos, assim como a interação entre a gente em cada show”, ressalta Daniel Serrão. 

De acordo com o JP Cavalcante, a ideia, após ter o primeiro CD e videoclipe prontos, é circular com esse material Brasil afora. “Temos muitos amigos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, enfim. Em lugares onde a nossa cultura e os nossos ritimos não chegam. Principalmente o nosso jeito de tocar toada, o nosso Carimbó, o nosso brega, os xotes, reggae-bois, enfim, as nossas composições. O que queremos é isso: dá visibilidade às nossas músicas, à forma da nossa expressão cultural através do projeto Na Cuíra Pra Dançar.”

Campanha para o 1º CD

Os músicos estão contando com o apoio dos fãs e amigos para captar recursos e produzir o 1º CD da banda. As recompensas vão desde download completo do CD até show vip. O grupo precisa de 12 mil reais e já está em processo de gravação no estúdio Casarão Floresta Sonora. 

A Na Cuíra Pra Dançar já fez diversos shows em apoio à campanha de crowdfunding. Agora, o projeto de financiamento coletivo, disponível na plataforma do Catarse, é “Flex”, ou seja, terá mais tempo para os internautas contribuírem.

A produtora cultural Adriana Camarão, responsável pela campanha de crowdfunding da banda, conta como está sendo produzir o projeto de financiamento coletivo do primeiro CD do grupo. “Um dos grandes desafios é fazer com que as pessoas entendam seu papel na cidade como incentivadores da cultura local. 

Não adianta reclamarmos que não há espaço para os artistas e deixarmos de contribuir com projetos como o da Na Cuíra pra Dançar, que valoriza a sonoridade regional. Precisamos nos dar as mãos e fortalecer a cena independente, e, o crowdfunding dá esse poder de você contribuir com o que merece ser realizado. Acredito muito que este CD merece chegar ao público. Estamos nos empenhando bastante. Captar recursos financeiros em plena crise econômica também se torna um grande desafio, mas estamos confiantes de que o projeto será bem sucedido”. 

Serviço
Show de aniversário de um ano da banda. Dia 24 de junho (sexta-feira), no Apoena (Duque de Caxias, 450, esquina da Antônio Baena, Marco – Belém). A partir das 22h. Ingressos: R$ 15,00
Informações: (91) 98135-7458. Acesse o site e saiba mais sobre a campanha: catarse.me/nacuirapradancar.

Nenhum comentário: