7.6.16

Os ecos de Osvald de Andrade em Lenora de Barros

Cartaz lambe-lambe criado a partir de imagens 
de "Procuro-me" e grupo Art-Attack
Lenora de Barros, 2016
Em São Paulo segue aberta até julho, no Paço das Artes, "ISSOÉOSSODISSO", exposição sobre Oswald de Andrade reunindo mais de 20 obras do artista. No último dia 30 de julho, encerrando a programação, a artista Lenora de Barros e a curadora Priscila Arantes vão conversar com o público, a partir das 15h, sobre o processo de criação que norteiam a mostra. Fica a dica pra quem estiver seguindo ou já está na paulicéia neste período. 

ISSOÉOSSODISSO funciona como metáfora do processo de criação da artista Lenora de Barros. “Neste processo, é possível perceber um elemento comum: as obras de Lenora de Barros sempre se desdobram, gerando ecos em outras obras. 

Um texto escrito transforma-se em um vídeo. Uma performance se desdobra em uma vídeoperformace. Uma mesma imagem, uma boca entreaberta, um olhar assustado, aparece em diferentes trabalhos que se inter-relacionam”, afirma Priscila Arantes, curadora da exposição / diretora artística e curadora do Paço das Artes.

Lenora de Barros conta que o poema que batiza a mostra foi criado em 1996 para uma performance que realizou com Arnaldo Antunes num congresso da Sociedade Brasileira de Psicanálise (O desejo é o começo do corpo/O corpo não mente). 

Em 2010, na galeria do Oi Futuro Ipanema, RJ, Lenora criou em uma vitrine um poema visual a partir desse mesmo enunciado. “A partir do momento que Priscila definiu o recorte da curadoria - o viés performático da minha obra - comecei a perceber claramente que o meu trabalho funciona como 'isso é osso disso'. Vivo um processo em que muitas de minhas obras vão migrando e se transformando em outras”, diz.

Segundo Priscila Arantes, o trabalho de Lenora de Barros é um “eterno work in progress, em que uma obra gera eco em outra. Este é o caso, por exemplo, da performance Pregação, que ocorreu na abertura da exposição e é uma releitura das obras Calaboca e Silêncio (1990/2006), também presentes em ISSOÉOSSODISSO”.

Programação - Além da exposição, o Paço das Artes também está promovendo a Oficina Cultural Oswald de Andrade, atividades que ocorrem em diálogo com a exposição ISSOÉOSSODISSO. Estão previstos workshops de lambe-lambe, performance sonora e performance para crianças, integrando o projeto Paço Criança de Férias. 

Nos dias 11, 18 e 25 de junho (sábados), o Paço das Artes convida o coletivo OCUPEACIDADE para ministrar a Oficina de Lambe - O corpo da ideia, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail educativo@pacodasartes.org.br com nome completo e telefone para contato (10 vagas para interessados acima de 16 anos). 

A atividade tem como objetivo apresentar a técnica de impressão tipográfica e propor sua aplicação no processo de produção de imagens relacionadas à exposição da artista Lenora de Barros. A oficina terá como ponto de partida o vídeo Há mulheres (2005) e a coluna umas... (assinada por Lenora de Barros entre 1993 e 1996 no suplemento cultural do Jornal da Tarde), ambos presentes em ISSOÉOSSODISSO. 

Nos dias 15 e 22 de junho (quartas-feiras), das 15h às 17h, ocorre a Oficina de performance sonora - Entre sons, com Alexandre Marchesini, arte-educador, ator e performer. A oficina tem como foco principal investigar a sonoridade não convencional a partir da performance. 

Será proposta uma experimentação entre corpo e som por meio da apropriação de objetos, comuns e não comuns, do cotidiano, tais como canos de PVC, plástico bolha, máquina de escrever, relógio de ponto, conduítes e escovas. No último dia da oficina, será apresentado um experimento performático.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email educativo@pacodasartes.org.br com nome completo e telefone para contato (20 vagas para interessados acima de 16 anos). 

Paço Criança - Durante as férias de julho, o Paço das Artes oferece a programação Paço Criança - Oficina de Performance às quartas-feiras (6, 13, 20 e 27/7), das 14h às 17h. Destinada ao público infantil (de 7 a 10 anos), a ação visa introduzir a linguagem da performance para crianças, tendo como referência de pesquisa a exposição ISSOÉOSSODISSO, de Lenora de Barros.

Durante os encontros, serão propostas atividades práticas de performance em torno da ideia de identidade, focadas na percepção corporal de si e do outro, de modo lúdico e com o uso de recursos sonoros, textuais e audiovisuais. As aulas serão ministradas por Christiana Moraes, coordenadora do Núcleo Educativo do Paço das Artes e artista plástica.


Serviço
ISSOÉOSSODISSO, de Lenora de Barros, curadoria de Priscila Arantes. Visitação até 30 de julho. Grátis. Segunda a sexta-feira: 9h30 às 21h30 e aos sábados: 13h30 às 20h30. Paço das Artes na Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363, Bom Retiro - São Paulo/SP. Mais informações: Tel.: (11) 3222-2662 / 3221-4704.

Nenhum comentário: