![]() |
Cartaz lambe-lambe criado a partir de imagens
de "Procuro-me" e grupo Art-Attack,
Lenora de Barros, 2016
|
Em São Paulo segue aberta até julho, no Paço das Artes, "ISSOÉOSSODISSO", exposição sobre Oswald de Andrade reunindo mais de 20 obras do artista. No último dia 30 de julho, encerrando a programação, a artista Lenora de Barros e a curadora Priscila Arantes vão conversar com o público, a partir das 15h, sobre o processo de criação que norteiam a mostra. Fica a dica pra quem estiver seguindo ou já está na paulicéia neste período.
ISSOÉOSSODISSO funciona como metáfora do processo de criação da artista Lenora de Barros. “Neste processo, é possível perceber um elemento comum: as obras de Lenora de Barros sempre se desdobram, gerando ecos em outras obras.
Um texto escrito transforma-se em um vídeo. Uma performance se desdobra em uma vídeoperformace. Uma mesma imagem, uma boca entreaberta, um olhar assustado, aparece em diferentes trabalhos que se inter-relacionam”, afirma Priscila Arantes, curadora da exposição / diretora artística e curadora do Paço das Artes.
Lenora de Barros conta que o poema que batiza a mostra foi criado em 1996 para uma performance que realizou com Arnaldo Antunes num congresso da Sociedade Brasileira de Psicanálise (O desejo é o começo do corpo/O corpo não mente).

Segundo Priscila Arantes, o trabalho de Lenora de Barros é um “eterno work in progress, em que uma obra gera eco em outra. Este é o caso, por exemplo, da performance Pregação, que ocorreu na abertura da exposição e é uma releitura das obras Calaboca e Silêncio (1990/2006), também presentes em ISSOÉOSSODISSO”.
Programação - Além da exposição, o Paço das Artes também está promovendo a Oficina Cultural Oswald de Andrade, atividades que ocorrem em diálogo com a exposição ISSOÉOSSODISSO. Estão previstos workshops de lambe-lambe, performance sonora e performance para crianças, integrando o projeto Paço Criança de Férias.
Nos dias 11, 18 e 25 de junho (sábados), o Paço das Artes convida o coletivo OCUPEACIDADE para ministrar a Oficina de Lambe - O corpo da ideia, das 14h às 17h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail educativo@pacodasartes.org.br com nome completo e telefone para contato (10 vagas para interessados acima de 16 anos).
A atividade tem como objetivo apresentar a técnica de impressão tipográfica e propor sua aplicação no processo de produção de imagens relacionadas à exposição da artista Lenora de Barros. A oficina terá como ponto de partida o vídeo Há mulheres (2005) e a coluna umas... (assinada por Lenora de Barros entre 1993 e 1996 no suplemento cultural do Jornal da Tarde), ambos presentes em ISSOÉOSSODISSO.

Será proposta uma experimentação entre corpo e som por meio da apropriação de objetos, comuns e não comuns, do cotidiano, tais como canos de PVC, plástico bolha, máquina de escrever, relógio de ponto, conduítes e escovas. No último dia da oficina, será apresentado um experimento performático.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email educativo@pacodasartes.org.br com nome completo e telefone para contato (20 vagas para interessados acima de 16 anos).
Paço Criança - Durante as férias de julho, o Paço das Artes oferece a programação Paço Criança - Oficina de Performance às quartas-feiras (6, 13, 20 e 27/7), das 14h às 17h. Destinada ao público infantil (de 7 a 10 anos), a ação visa introduzir a linguagem da performance para crianças, tendo como referência de pesquisa a exposição ISSOÉOSSODISSO, de Lenora de Barros.
Durante os encontros, serão propostas atividades práticas de performance em torno da ideia de identidade, focadas na percepção corporal de si e do outro, de modo lúdico e com o uso de recursos sonoros, textuais e audiovisuais. As aulas serão ministradas por Christiana Moraes, coordenadora do Núcleo Educativo do Paço das Artes e artista plástica.
Serviço
ISSOÉOSSODISSO, de Lenora de Barros, curadoria de Priscila Arantes. Visitação até 30 de julho. Grátis. Segunda a sexta-feira: 9h30 às 21h30 e aos sábados: 13h30 às 20h30. Paço das Artes na Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363, Bom Retiro - São Paulo/SP. Mais informações: Tel.: (11) 3222-2662 / 3221-4704.
Nenhum comentário:
Postar um comentário