27.6.16

OSTP encerra temporada de concertos no Da Paz

Fotos: Elza Lima
Para encerrar a agenda de concertos do mês de junho, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta concerto regido por Edilson Ventureli, maestro da Orquestra Sinfônica de Heliópolis (SP), pela primeira vez à frente da OSTP, no dia 30, às 20h, no Theatro da Paz, com entrada franca.

O repertório é formado por composições dos russos Mikhail Ivanovitch Glinka e Piotr Ilitch Tchaikovsky. Segundo Ventureli, as peças são desafiadoras, “a abertura ‘Ruslan and Ludmila’, composta por Glinka, é uma abertura muito empolgante e bastante virtuosística para a seção de cordas. A sexta sinfonia de Tchaikovsky, ‘Patética’, é uma das obras basilares do repertório sinfônico, que exige um amadurecimento artístico elevado da orquestra para se possa criar as atmosferas propostas por Tchaikovsky”, antecipa o maestro convidado. 

Edilson também comenta sobre o diferencial da segunda peça, “o compositor veio a suicidar-se alguns dias após a estreia dessa sinfonia, que, fugindo da forma habitual onde as sinfonias terminam com um allegro, tem em seu último movimento um adagio, bastante introspectivo, triste. Será que Tchaikovsky estava antevendo sua morte quando compôs essa sinfonia?”, indaga Ventureli.

Edilson Ventureli iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade no curso de piano. Aos treze, ingressou no Coral Baccarelli, um dos mais tradicionais e conceituados corais de São Paulo. 

Sete anos mais tarde, assumiu o cargo de preparador e regente associado da Orquestra de Concertos de São Paulo e do Coral Baccarelli, posição que ocupou até o ano 2003. 

Estudou regencia coral com o Maestro Silvio Baccarelli, recebeu ensinamentos teóricos do Maestro Sergio de Vasconcellos Corrêa, estudou violino com Dorisa Teixeira de Castro, e aperfeiçoou sua técnica pianística com a concertista Iara Ferraz. Em 2015 passou a ocupar o cargo de maestro titular da Orquestra Juvenil Heliópolis, mesmo ano em que foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo, em seção solene, “pelo seu carinho e dedicação à Música e à Comunidade”. Em 2016 recebeu a comenda da Ordem Cultural Carlos Gomes, na categoria Comendador, por sua atuação como maestro.

O maestro fala sobre a expectativa de vir pela primeira vez à capital paraense, e elogia a qualidade da OSTP. 

“O meu contato com esta Orquestra sempre se deu à distancia, eu os acompanhava pelo Facebook e Youtube. Estou ansioso por esse primeiro encontro pois pelo que observo se trata de uma excelente orquestra e que, assim como a Sinfônica de Heliópolis é formada por músicos muito interessados em realizar concertos com alto índice de excelência", diz. 

"O Theatro da Paz é um dos palcos tradicionais do Brasil, que mantém um dos mais importantes festivais de ópera do país. Minha expectativa é a de conseguir uma empatia, uma sinergia, com os músicos da OSTP de forma a conseguimos fazer um lindo concerto. Espero que nossa música  proporcione momentos de pura elevação às pessoas que vierem a prestigiar nossa música, e que todos, ao término do concerto, estejam em paz”, anseia Edilson.

Serviço
Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, com o maestro Edilson Ventureli. Local: Theatro da Paz. Endereço: Avenida da Paz, s/n – Campina. Informações: (91) 4009-8766/8754. Entrada franca, com distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h, do dia do evento.   

Nenhum comentário: