13.6.16

II Festival Amazônia Mapping abre inscrições

Vai começar a segunda edição do Festival Amazônia Mapping (FAM), projeto que ressignifica a relação do público com a cidade e ocupa a arquitetura histórica com a arte e a tecnologia das projeções audiovisuais. A programação, que será realizada de 17 a 25 de junho, abriu inscrições gratuitas para laboratórios com artistas visuais brasileiros, experts no assunto.

São três laboratórios criativos. A participação é gratuita, com seleção de inscritos pelo site do evento. De 17 a 19 de junho, Ihon Yadoya ministra o laboratório “Vivência técnica de video mapping e projeções interativas”. No encontro, conceitos para o desenvolvimento de projetos técnicos do mapping serão apresentados através de atividades práticas. O resultado final da atividade será montagem de projeção mapeada sobre forma geométrica.

De 22 a 24 de junho, Caio Fazolin ministra o laboratório “VVVV - Ambiente de Programação Gráfica”, uma introdução aos conceitos de programação que servirão de base para performances, instalações, controle de luz, som e vídeo em shows e espetáculos, e também para a criação de animações para vídeo e produção de peças gráficas.

"VVVV é um ambiente de programação em tempo real híbrida - visual e textual-, para fácil prototipagem e desenvolvimento. 

Ele é projetado para proporcionar a manipulação de grandes quantidades de mídia, utilizar interfaces físicas, gerar gráficos animados em tempo real e interagir som e imagem", explica Fazolin.

De 23 a 25 de junho, Veruscka Girio, que responde pelo nome artístico Astronauta Mecanico, promove o laboratório “Mente de Principiante”, percorrendo a história da imagem ao vivo e seus principais recursos. Através da utilização de um arsenal de equipamentos e soluções tecnológicas, os participantes experimentarão criar uma composição audiovisual, “tocando” imagem e som em tempo real.

Cidade, cultura e resistência

O festival reúne diversas linguagens artísticas que irão ocupar o centro histórico, e promover experimentações no cenário urbano. A programação inclui apresentações do duo audiovisual Uaná System, formado pelo DJ e produtor Waldo Squash e pelo artista Luan Rodrigues. 

O festival traz como convidado o rapper Pelé do Manifesto e seu grupo TQSS Crew. A apresentação, uma interação com video mapping que amplia de forma monumental grafites espalhados na cidade de Belém, conta também com a performance da Companhia de Dança Mirai.

Outra atração do festival é o duo Uaná System, formado pelo DJ e produtor Waldo Squash e o artista visual Luan Rodrigues. O projeto parte de elementos coletados por Luan em vivências junto a etnias indígenas da região amazônica. São grafismos, imagens e sons da cultura da floresta que se encontram com batidas eletrônicas.

O FAM exibe ainda projeções de Caio Fazolin, do argentino Javier del Olmo, do paraense Alexandre Sequeira e de Astronauta Mecanico. Haverá ainda projeções inéditas inspiradas na identidade visual do festival, que remete ao mapeamento do céu feito pelos índios brasileiros, e homenageia o conhecimento milenar desses povos. As tribos ligavam os corpos celestes, formando desenhos de animais e histórias mitológicas. A programação a céu aberto conta ainda com uma feira de foodtrucks que irá reunir diversos chefs locais. Confira a programação completa aqui.

Como primeiro festival de vídeo mapping e arte tecnologia do Norte do país, o FAM traz a Belém uma das técnicas visuais mais inovadoras da atualidade. Na estreia do evento, em 2013, projeções artísticas criadas especialmente para o projeto ocuparam fachadas de prédios históricos do Complexo Feliz Lusitânia. 

A intervenção tecnológica na cidade surpreendeu o público ao romper com a rotina do espaço urbano. 

O festival multimídia promoveu ainda shows com músicos paraenses em palco a céu aberto que interagiam com audiovisuais ao vivo criados pelos artistas convidados. Três artistas de destaque na cena nacional e mundial ministraram oficinas, num intercâmbio com criadores locais.

Este ano, o festival ocupará o Instituto Histórico Geográfico e Histórico do Pará, o Museu do Estado do Pará (MEP) e prédios no entorno. A segunda edição do Festival Amazônia Mapping conta com o patrocínio da Oi Futuro, via Lei de Incentivo à Cultura SEMEAR, e do Boulevard Shopping Belém, via Lei Municipal Tó Teixeira.

Serviço
Segunda edição do Festival Amazônia Mapping - FAM 2016, de 17 a 25 de junho. Programação completa e informações: amazoniamapping.com. A segunda edição do Festival Amazônia Mapping conta com o patrocínio da Oi Futuro, via Lei de Incentivo à Cultura SEMEAR, e do Boulevard Shopping Belém, via Lei Municipal Tó Teixeira.

(Com informações da assessoria de imprensa/Gil Sóter)

Nenhum comentário: