29.6.16

Eu Patrocino lança sistema para facilitar captação

A cada novo projeto, um desafio em comum entre produtores: a captação de recursos. O caminho entre a iniciativa idealizada e o financiamento que viabiliza a proposta nem sempre é encontrado. E bons projetos nem saem do papel. Mas há uma solução no mercado que promete facilitar a vida de gestores e realizadores.

A equipe da plataforma paraense Eupatrocino acaba de lançar uma ferramenta que torna essa relação entre produtores e patrocinadores mais assertiva, com um sistema inteligente que conecta o projeto cultural ou esportivo ao financiador certo. Com o sistema, o Eupatrocino faz o intermédio no diálogo entre quem precisa de financiamento para concretizar suas ideias e quem tem verba e quer investir em um projeto com retornado garantido. 

Quando uma proposta é cadastrada, a plataforma automatiza todas as informações preenchidas pelo proponente do projeto, filtra e classifica os setores atraentes para investimentos, o fluxo de caixa para o financiador, o retorno do patrocínio e a viabilidade da proposta cultural, com dados e informações financeiras que auxiliam o financiador em potencial na tomada de decisão. O Arrastão do Pavulagem 2016 vai sair às ruas já como primeiro projeto realizado com sucesso pela plataforma, com a captação de recursos feita com a operadora de telefonia Oi.

O filtro do sistema envolve aprovações em leis de incentivo e também recebe propostas para patrocínio direto. Já são 43 iniciativas cadastradas, a maioria delas do segmento musical. Rodrigo Viellas, sócio da produtora Ampli Criativa, especializada em escrever e gerenciar projetos culturais no Pará, aposta no potencial da ferramenta.

“O grande gargalo não só de Belém, mas de todo o setor cultural, é a captação, é fazer com que bons projetos cheguem aos patrocinadores para que eles possam ser efetivamente realizados. Achamos que com essa ferramenta é possível facilitar esse diálogo”, diz Rodrigo. O produtor enxerga ainda a possibilidade de criar uma rede de contatos com o uso da plataforma. 

“Estando na ferramenta, se posicionando como uma empresa com know how aqui em Belém pra essa gestão, a gente acredita que, mesmo em projetos não inscritos por nós, a gente pode acabar pegando trabalhos de produção executiva, de gerenciamento de carreira, se serviços oferecidos na Ampli”, avalia Rodrigo Viellas.

Cadastro e vantagens - Para se cadastrar, o produtor precisa fazer uma descrição breve do projeto e o quantitativo financeiro de cada etapa. Com isso, o sistemas converte os dados em números de retorno financeiro para o patrocinador, comparando o desempenho financeiro dos projetos com o retorno esperado pela poupança.".

“Chegamos a esse sistema depois de um período de avaliação. Conversamos com muita gente e interpretamos os editais de patrocínio existentes hoje, para entender o que o mercado quer e fomos aprimorando”, afirma Mauro Matos, fundador do Eupatrocínio. “É uma ferramenta importante também para profissionalizar o mercado e tornar os projetos mais atraentes para os patrocinadores”, destaca Rodrigo Viellas. 

Depois de inscritos, os projetos cadastrados passam por uma primeira análise da equipe. “Checamos se o projeto existe e conferimos as informações cadastradas pelos produtores culturais, propondo e sugerindo ajustes quando detectamos que algum dado possa ter sido preenchido desvalorizando o projeto, quando seu valor é maior do que o está escrito”, ressalta Mauro Matos.

O trabalho do Eupatrocino não se encerra no ambiente on-line.  A rede de contatos é off-line também, com a permanente busca de novos patrocinadores e a parceria com agências de comunicação. “Queremos ampliar as possibilidades de patrocínio, quebrar esse raciocínio de ir apenas atrás do patrocinador tradicional, para trazer novos patrocinadores. Mostrar para que os que costumam nem investir, que com valores de R$ 10 mil, por exemplo, o patrocinador pode ter um retorno muito positivo de seu investimento. No final, ganha o produtor, ganha o investidor e o mercado”.  

Serviço
Para conhecer o sistema e se cadastrar, acesse:  http://leisdeincentivo.eupatrocino.com.br

Nenhum comentário: