12.11.17

Docs musicais no telão do Cine Líbero Luxardo

O Festival Internacional IN-EDIT já teve oito edições nacionais com peças documentais audiovisuais voltadas para a música. Pela segunda vez, no Festival Se Rasgum, a mostra reúne nove documentários musicais, que serão exibidos em dois dias, segunda-feira, 13, e terça-feira, 14 de novembro, a partir das 19h, no Cine Líbero Luxardo. Entrada franca.

Além da mostra de documentários, a 12ª edição do Festival Se Rasgum espalha sua programação mais uma vez pelo Teatro Margarida Schivasappa, Café com Arte, Ziggy Club, Estação das Docas, Açaí Biruta e, de volta às origens, no Parque dos Igarapés – desta vez com três palcos. Com artistas de todas as regiões do Brasil, a programação também inclui painéis, debates, rodada de negócios, dia gratuito etc. 

Esse ano o 12º Festival Se Rasgum conta com o patrocínio máster da Oi Futuro, patrocínio do Banco da Amazônia e co-patrocínio da Faculdade Estácio. 


Os ingressos já estão à venda no www.sympla.com.br/serasgum. Mais informações e a programação completa, no site do festival.


MOSTRA IN-EDIT -  Cine Líbero Luxardo - a partir de 19h


Terça-feira, 13 de novembro
Bambas
Direção: Anná - 20’ 
O Samba é feminino? Diversas mulheres sambistas de São Paulo, de diferentes lugares, classes sociais e idades falam sobre como se impor em um ambiente em que ainda é, predominantemente, masculino.

Piano Forte
Direção: Anabela Roque - 10’ 
Maurício Maia é um músico amador, autodidata. Vive na Baixada Fluminense, suburbio do Rio de Janeiro. Cada vez que quer tocar piano, ele empreende uma viagem desde a periferia até ao centro da cidade. Maurício acredita que a sua música vai guiar o seu futuro, ter um piano é fundamental.

Samba de Cacete - Alvorada Quilombola
Direção: André dos Santos, Artur Arias Dutra - 26’ 
O Samba de Cacete é uma tradição cultural da comunidade negra que vive às margens do Rio Tocantins, na região de Oueiras, no Pará. Intimamente ligado ao trabalho na lavoura, o filme mostra suas canções e danças, surgidas no tempo da escravidão.

Bendito Batuque 
Diretor: Chico Galvão, Edgard Galvão - 29’ 
A Família Soledade, que vive em um bairro distante em Piracicaba é formada por exímios batuqueiros de umbigada, um ritmo ancestral trazido por negros provenientes de Angola e Congo. Na festa de São João, eles reúnem a comunidade e, junto com batuqueiros de outras cidades, celebram a fertilidade e comungam suas raízes africanas.

House Sounds 
Direção: Bruno Ramos - 18’ 
Dois manos da periferia de São Paulo são os responsáveis por divulgar a cultura do Soundsystem nas quebradas da cidade. Aqui, eles mostram as dificuldades do processo de construção do sistema e as influências da música jamaicana em suas vidas.

Quarta-feira, 14 de novembro - Cine Líbero Luxardo - a partir de 19h

Cinebiogravura
Direção: Luís Rocha Melo - 28’ 
Com apenas recortes de jornal, pedaços de cartas e fotos, o diretor Luiz Rocha Melo conta a história de seu pai, um radialista que comandou um programa de jazz nos anos 50 no Rio de Janeiro, apresentando artistas como Thelonius Monk e Sonny Rollins a seus ouvintes.

Eu sou Raul Torres, violeiro sim Sinhô 
Direção: Leandro Ferrari, Daniel Figueira - 25’ 
Raul Torres foi um dos grandes compositores e pesquisadores da música caipira na primeira metade do século XX. Através de depoimentos de músicos e pesquisadores, o documentário relembra sua história e sua importância para o enraizamento da música caipira no cenário musical.

A vida é um improviso
Direção e Produção: Vicente Oliveira - 28’ 
A complexidade e a riqueza musical contida na livre improvisação musical se manifesta em diversos gêneros populares de norte a sul do país. Através de depoimentos e apresentações de grandes músicos do cenário nacional, entramos em contato direto com o universo musical de cada artista, podendo compreender um pouco mais sobre a improvisação na música instrumental brasileira.

Cena Musical Contemporânea em 4 Tempos - São Paulo 
Direção: Tamy Marraccini - 20’ 
Três compositores contemporâneos apresentam seus processos criativos e diversas influências: imagens, acontecimentos, situações, lembranças, sonoridades, ritmos, reminiscências sonoras, O filme é uma pequena amostra da cena da música contemporânea de São Paulo, esse movimento musical tão pouco conhecido do grande público.

Nenhum comentário: