9.11.17

Um curso para quem simplesmente ama cantar

É isso mesmo. O curso intensivo de canto popular com Renata Del Pinho não exige iniciação vocal, nem experiência com o canto, para quem quiser participar. A cantora acaba de abrir duas novas turmas, com aulas de 13 de novembro a 09 de dezembro, no Stúdio de Artes Tiago Pinho. As matrículas estão abertas, mas as vagas são limitadas. O valor do investimento é R$ 150,00.

Renata Del Pinho é hoje uma das vozes de maior expressão no circuito cultural da cidade. Filha de violonista e cantora lírica, ela já traz na genética o talento musical. Das aulas de balé clássico ao curso de Canto Lírico no Conservatório Carlos Gomes, vieram as apresentações em saraus e espetáculos eruditos. A partir de 2005, a cantora ouviu o coração de veia popular e iniciou apresentações em espaços culturais da cidade. No repertório, samba, bossa, MPB, black music, blues, soul e jazz, que também se refletem em seu trabalho autoral.

Atualmente, além das apresentações em teatros, bares e casas noturnas da cidade, ela também vem arrancando elogios como professora de canto. E o que é bem estimulante é que todo mundo que faz o curso acaba experimentando o gostinho real de estar no palco. As aulas encerram com um evento, em que os alunos têm a oportunidade de realizar na prática o que aprenderam durante o intensivo. 

Em dezembro, haverá dois shows de encerramento, um na casa de show Lamusique e outro no Studio de Artes Tiago de Pinho. “Eles se preparam para este momento. Para muitos, é uma grande oportunidade de estrear num palco e para nós é muito gratificante vê-los crescendo e se superando cada vez mais”, diz.

Uma das turmas do curso
Neste módulo, os alunos terão oportunidade de aprender técnicas vocais essenciais, como respiração, uso do diafragma e de toda a musculatura de apoio do canto, afinação, registros vocais, projeção entre outras. 

Um dos objetivos ao aprender essas técnicas é fazer com que o aluno cante sem prejudicar o seu trato vocal, que são estruturas muito sensíveis e que precisam ser usadas de modo correto para não danificá-las e assim prolongar a vida útil da voz.

A cantora ressalta que as mudanças são percebidas logo nas primeiras aulas. “Já nos primeiros exercícios, começamos a notar que eles começam a “afinar”, a “tirar a voz da garganta”, a “soltar a voz” e com o passar do curso, começam a alcançar os agudos tão temidos pela maioria, a usar os registros vocais, entre outras várias conquistas”, afirma a cantora, que estudou Canto Lírico no Conservatório Carlos Gomes. “Com os conhecimentos adquiridos no curso, os benefícios serão para toda a vida de quem canta, profissionalmente ou não”, acrescenta.

Aulas não se limitam à técnica vocal

Renata Del Pinho 
Fazem parte do cronograma do curso também Interpretação (que engloba dinâmica, expressão corporal, facial, entonação e até respiração) e Técnicas de Palco, compreendendo que cantar é, antes de tudo, transmitir uma mensagem ao interlocutor e que essa mensagem é transmitida também com o auxílio de outros recursos concomitantes e somados ao canto. Dessa forma, cantar jamais deve se resumir somente a ter uma boa voz.

“O cantor popular é uma soma. É preciso conciliar uma voz bem trabalhada, interpretação, expressão facial e corporal, figurino e técnica de palco. Daí a necessidade de se trabalhar não só o sonoro, mas também o imagético. Voz e corpo, portanto, completam-se nesse sentido, para que a mensagem do canto faça mais sentido, para que a emoção encontre mais caminhos para escoar, para que tenha maior fluidez e a mensagem possa chegar de modo mais completo ao interlocutor”, afirma a cantora, que já ministra o curso há dois anos e que ainda oferta turmas regulares semestrais.

Há ainda uma grande novidade para novembro, que são os suportes fonoaudiológico e psicológico. Os alunos vão poder contar com esses dois profissionais para otimizar o canto. O trabalho em conjunto com o fono é fundamental para cuidar e manter a saúde vocal dos alunos e o objetivo de trazer o psicólogo para o curso é de trabalhar a timidez, a ansiedade, o nervosismo, que tanto atrapalham quem quer estar no palco.

“Já vi muita gente desistir de cantar porque não conseguia vencer a ansiedade, o nervosismo, ou a timidez. Para muitos, esse é o primeiro e mais difícil passo para conseguir cantar. Por isso, decidimos que ofertaríamos esse serviço para os nossos cantores”, finaliza Renata.

Turmas abertas
  • Turma I - Segunda, Quarta e Sexta (19 às 21h)
  • Turma II - Terça, Quinta (19 às 21h) e Sábado (18 às 20h)
  • Turma Regular: Sábado (15h às 18h).

Mais informações
  • sigacanto@gmail.com
  • https://www.facebook.com/sigacanto/
  • www.instagram.com/sigacanto/

Serviço
Curso Intensivo de Canto Popular com Renata Del Pinho. Investimento: R$ 150,00. De 13.11 a 9.12, no Studio de Artes Tiago de Pinho. Informações: 98497-7713/98078-4079.

Nenhum comentário: