A performance UNI-VOS, da artista Lúcia Gomes abre neste sábado, 4 de novembro, às 15h, a temporada de atividades do trimestre no Espaço Na Casa do Artista, em Icoaraci. A programação inicia com um cortejo performático que interligará três espaços de artes visuais, saindo do bairro do Paracuri, para chegar ao espaço Na Casa do Artista, próximo à orla. Entrada franca.
O movimento cultural de Icoaraci é pulsante. Da argila e mãos que moldam a Cerâmica do Paracuri, ao tambor que enaltece a cultura do carimbó, passando ainda pelas tradições do alimento e artes visuais.
Neste final de semana, quem acompanhar o cortejo performance também vai apreciar, por entre linhas e cores, os cheiros e sabores amazônicos na vivência “Celebremos o Fogo e não as Cinzas”, um despertar dos sentidos nas comidinhas do bistrô da casa de Werner Souza e Auda Piani, além da poesias e sons que vão acalentar os amantes da arte, alimentando corpo e alma.
A concentração para o cortejo será às 15h, no Espaço Sacolagem, no bairro do Paracuri, onde estará sendo realizado o vernissage da exposição de Eco Esculturas de Faeli Moares. Em seguida Lúcia Gomes sairá carregando um beijú enrolado, subscrito com a palavra UNI-VOS, que funcionará como um bastão de corrida, até chegar Na Casa do Artista.
O Beijú/Bastão percorrerá a Avenida Soledade, onde ficam as olarias e exposições dos artesãos que trabalham com a cerâmica do Paracuri, seguindo pela Rua 15 de agosto (4ª Rua), dobrando ao lado da Igreja Matriz, onde faz a primeira parada, onde a artista reinaugura a Galeria do Foto SiMa.
Em seguida, vamos para o Espaço Na Casa do Artista, onde ocorrerá a abertura da temporada de atividades, e um terceiro vernissagem, com obras do artista convidado, Sinval Santos. A Casa também estará expondo o acervo de obras do artista plástico Werne Souza, gestor do espaço, ao lado da produtora cultural e contadora de histórias, Auda Piani.
Lúcia Gomes, no trabalho de Faeli Moraes |
Não à toa a artista Lúcia Gomes é convidada especial para esta programação. Ela traz na alma a noção de liberdade (e seus paradoxos), o respeito à vida e à justiça, elementos que norteiam sua produção exposta e suas práticas. Em duas décadas de uma produção complexa e ininterrupta, Lucia Gomes sempre tocou assuntos que passam pela violação de direitos humanos.
Nascida em Belém do Pará em 1966, a artista corrobora a ideia de que por meio da arte se modifica a maneira de pensar, agir, ver e sentir o entorno e o mundo. Além de exposições individuais e participação em coletivas em várias cidades e países, a artista possui uma vasta prática de ações artísticas em espaços públicos, e mesmo no espaço virtual.
“Com essa maratona artística pretendemos inaugurar um circuito de artes visuais em Icoaraci e abrir a programação do espaço, que reforça seu objetivo na interação entre áreas da linguagem e desdobramentos alinhavados nas poéticas, harmonizando encontros que vão além da contemplação da obra de arte”, explica Auda Piani.
Rompendo a lógica tradicional dos espaços de arte
Na Casa do Artista |
O Coletivo “Na Casa do Artista” foi criado em 2011, com objetivo de reunir a produção e recepção de obras de arte, provocar vivências na relação da arte com o cotidiano que manifesta-se em intervenção urbana na comunidade local.
Desde então vem realizando ações socioeducativas em parceria com escolas, exposição permanente do “acervo da casa” e as exposições temporárias que incluem convidados.
O Espaço Galeria Sacolagem vem desenvolvendo ações artísticas e ambientais desde 2015 e abriga, desde 2011, a Eco Exposição "Vultos do Pará", Prêmio Instituto de Artes do Pará, 2011. É composta por eco esculturas de personagens da História do Pará, em que cada ecobusto é confeccionando com 600 sacolas plásticas, totalizando 9 mil sacolas, nas 15 peças. Mais do que arte, o trabalho de Faeli é um serviço a favor do meio ambiente.
Eco Esculturas
• Francisco Caldera Castelo Branco
• Eduardo Angelim
• Lauro Sodré
• Antônio Lemos
• Magalhães Barata
• Mestre Verequete
• Ismael Nery
• Dalcídio Jurandir
• Líbero Luxardo
• Júlio Cesar
• Carlos Gomes
• Waldemar Henrique
• Benedito Nunes
• Guilherme Paraense
• Nossa Sra. Nazaré
Simone e Jordan Machado |
Já o Foto SiMa surgiu em 1968 fundado por Mateus Machado e Rosalina Melo, pais da fotógrafa Simone Machado. Atualmente, o Foto está sob a administração dos irmãos da fotógrafa, Elvis e Jordan Machado, realizando fotografia social para eventos, ensaios fotográficos em estúdio e externo, filmagens, fotografia na hora para documento, "restauração" de fotos antigas, fotopintura e restauro de fotopinturas antigas.
Em 2016, além dos serviços oferecidos, o Foto abriu sua galeria. Foi inaugurado com uma exposição do acervo da família, que registrou o cotidiano da Vila durante quase 50 anos. O espaço abrirá neste sábado, 4, com a exposição e performance de Lucia Gomes, mas a intenção é oferecer também oficinas de fotografia e sala de bate-papo com artistas.
Programação
15h - Abertura - Espaço Sacolagem - - Avenida Soledade, nº
- Abertura da individual de Faeli Moraes
- Projeto Sacolagem
- Pintura dos Beijús - Performance de Lúcia Gomes
16h30 - Saída/Corrida
- Repasse do Beijú UNI-VOS até o Foto SiMa
17h - Foto SiMa
- Abertura da exposição de fotografias de Lúcia Gomes
18h - Saída do Foto SiMa
- Repasse do Beijú até o Espaço Na Casa do Artista
18h30 - Na Casa do Artista
- Vernissagem da exposição do artista convidado - Sinval Santos
- Mostra do acervo Na Casa do Artista - obras de Werne Souza
19h: Vivência
- “Celebremos o Fogo e não as cinzas”, abertura do bistrô
21h: Música e poesia.
Serviço
Abertura da Programação Trimestral do Espaço Na Casa do Artista. Endereços: O Espaço Sacolagem fica na Rua Soledade, entre a Dois de Dezembro (7ª rua) e a Oito de Maio, bem na esquina da Alameda São Pedro, no Bairro do Paracuri 1. E a galeria Foto Sima fica na Rua Padre Júlio Maria (3ª rua) nº753. O Espaço Na Casa do Artista, fica também na Rua Júlio Maria, n. 67.
Nenhum comentário:
Postar um comentário