1.10.18

1o Festival Curta Bragança com inscrições abertas

O 1º Festival Curta Bragança será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro com objetivo de divulgar a importância do curta brasileiro, fortalecer o diálogo entre os produtores nacionais e regionais, além de promover a produção audiovisual de Bragança, cidade histórica paraense. As inscrições são on line e poderão ser realizadas até o dia 10 de outubro. 

(atenção inscrições prorrogadas até 20 de outubro - editado em 09.10).

Promover, exibir, discutir, valorizar e difundir a importância do curta metragem brasileiro, revelando o atual panorama do audiovisual regional e contemplando um diálogo entre a produção nacional e os realizadores locais. O Festival Curta Bragança celebra a produção independente, que revigora e oxigena através de mostras regionais. Por não seguir um padrão pré-determinado, essa é uma produção que exige um olhar mais cuidadoso para ser compreendida.

“O polo audiovisual de hoje formado em nossa região é de natureza complexa. Neste sentido, o festival busca reverberar uma produção inquieta, sem amarras, livre nas suas formas de expressão e linguagem estética e de gêneros, abarcando novos formatos, gerando novas posturas, abordagens, análises e conteúdo”, explica San Marcelo, idealizador e coordenador do festival.

O festival receberá produções realizadas em qualquer período. Divido em 3 mostras competitivas, Mostra Curta Brasis, que exibirá filmes nacionais, a Mostra Curta Bragança, com trabalhos regionais e a Mostra de Videoclipe com Chibé, com videoclipes locais, o evento tem como objetivo fortalecer o polo de produção e exibição bragantina, além de formar e sensibilizar o público para o filme curto. A realização é da Faculdade de Bragança – Fabra - e da Sapucaia Filmes. 

Uma homenagem merecida à Valdir Sarubbi

O melhor filme do festival receberá o troféu Fabra. Já os vencedores de cada categoria de Mostra receberão o troféu Valdir Sarubbi, homenagem “in memorian” ao artista plástico bragantino. É mais do que justa essa homenagem.

Valdir Sarubbi nasceu à beira do Caeté, em 1939, mas embora tenha sido um artista que obteve reconhecimento nacional e internacional, com mais de 40 exposições individuais realizadas no Brasil e na Europa, participado de 165 mostras coletivas, com obras em 16 acervos de museus e instituições de arte, também no Brasil e no exterior, e com duas exposições realizadas já postumamente em Belém e São Paulo, são poucas as pessoas das novas gerações em Bragança que conhecem seu trabalho.

Pintor, desenhista, gravador, artista visual e professor, Valdir Sarubbi chegou se formar em direito, em 1962, chegando a exercer a profissão, abandonada depois por causa de uma paixão maior, a arte. Entre 1969 e 1970, fez a faculdade de arquitetura, também em Belém. Em seguida apresentou na Pré-Bienal de São Paulo, em 1970,  a instalação “Xumucuís”, composta por bastões que produzem ruídos ligados à sonoridade da água, e obtendo reconhecimento nacional e internacional. Em 1971, mudou-se definitivamente para São Paulo, cidade que escolheu para viver e atuar e também desencarnou, em 2000. 

Meditação Labiríntica, na Estação Barra Funda (SP)
Nas suas obras, aparecem aspectos culturais da Amazônia e da paisagem da região, como a série Meditação Labiríntica, composta por desenhos que formam labirintos coloridos, semelhantes ao estilo da cerâmica marajoara. Esses labirintos, posteriormente, transformam-se em rios vistos de cima, que passam a ser uma temática constante em sua obra. Na série Memória, ele também apresenta obras abstratas relacionadas à representação do rio. 

Em 1986, desenvolveu o Projeto Arte e Educação, como artista residente na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Em 1990, realizou um painel da série Meditação Labiríntica, na Estação Barra Funda do Metrô de São Paulo, e, em 1993, montou no Deutsche Welle, em Colônia, Alemanha, a instalação Xumucuís. 

Serviço
O regulamento e ficha de inscrição para o 1º Festival Curta Bragança estão on line - http://bit.ly/2NXiCCA. Os interessados em participar devem preencher a ficha e enviar até o dia 10 de outubro para o e-mail: curtabragancafestival@gmail.com. Mais informações na fanpage: facebook.com/festivalcurtabraganca.

Nenhum comentário: