26.10.18

Bruno B.O. grava o DVD "Afroamazônico" na UFPA

Bruno B. O. 
Foto: Maycon Nunes
É hoje (26). O rapper Bruno B. O. faz o show “Afroamazônico” que resultará no DVD  homônimo, com patrocínio da Natura Musical. A partir das 15h, no Espaço Cultural Vadião, na UFPA, o evento traz programação extensa e conta ainda com o lançamento do EP Preto no Branco, de Pelé do Manifesto e Everton MC. Entrada gratuita.

Além do registro do show, o material audiovisual passeia pelos 20 anos de carreira do rapper a apresenta sua música repleta de influências paraenses e afro-brasileiras. O DVD conta com composto canções inéditas, além de versões de canções do EP “Floresta de Concreto”, que traz em sua sonoridade uma visão espiritualista e ativista sobre o mundo. 

“O show sintetiza minha busca sobre o conceito de música e de identidade afroamazônica, de como todas as referências urbanóides e da floresta coabitam na minha poesia, visão de mundo e de onde eu vim. A mensagem pretendida é mostrar o que é ser um rapper, um MC afroamazônico”, explica B.O.

E vai ter participação especial. Bruno B.O. convidou importantes nomes do Rap nacional e da música feita no Pará, como Slim Rimografia (SP), Souto MC (SP), Thiago El Niño (RJ) e os paraenses Mestre Laurentino, Keila, Bruna BG, PJó, Jayme Katarro, Ícaro Suzuki e Nanna Reis. 

Os músicos Rafael Gomes “Taxinha” (guitarra), Renata Beckmann (guitarra), Toninho Pina (backing vocal), Douglas Dias (percussão) e DJ Morcegão integram a banda base de Bruno B.O. A direção musical é de Taxinha; direção de vídeo Leonardo Augusto (Platô) e direção de fotografia Maycon Nunes. 

O projeto foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2017, com o apoio da Lei Semear. “Acreditamos na força do Natura Musical para conectar pessoas, valorizar a criatividade brasileira e revelar a diversidade de cada região do país”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “O programa já circulou por 18 Estados, apostando em talentos locais. No Pará, por exemplo, o edital já ofereceu recursos para 48 projetos da música, como Felipe Cordeiro, Dona Onete, Lucas Estrela, Aíla, Arthur Nogueira e, agora, Bruno B. O.”, complementa.

Bruno B.O é pioneiro na cena do Rap e Ragga paraense

Original do Norte, Bruno B.O é um dos nomes pioneiros do Rap e do Ragga no Estado do Pará. Em carreira solo, desde 2002, o artista faz fusões de estilos como Rock, Rap e Ragga. Esta experimentação o levou a garantir o primeiro lugar nas seletivas do V Festival Se Rasgum (importante festival independente da região Norte). Além de MC, Bruno B.O é pesquisador. Com formação em Ciências Sociais, o antropólogo fez pesquisas durante toda sua trajetória acadêmica sobre a cultura Hip Hop, em especial o Rap, se tornando o primeiro MC de Rap brasileiro a conquistar o título de Doutor em exercício.

A programação no Espaço Cultural Vadião conta com várias atrações voltadas à cultura hip hop. Haverá apresentação de DJs, batalha de MCs e shows musicais que culminarão com a gravação do DVD. A tarde inicia com o DJ LB Selector, do primeiro sistema de som da Amazônia, o 3º Mundo Sound System. Em seguida, ocorre a edição especial da Batalha da Beira, que integra as seletivas regionais para o Duelo de MCs Nacional, em Belo Horizonte (MG).  

Este será mais um feito viabilizado por meio da Natura Musical, principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu R$ 132 milhões no patrocínio de 417 projetos - entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais e filmes. O último edital do programa neste ano selecionou 50 projetos em todo o Brasil, entre artistas, bandas e coletivos. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais.

Pelé do Manifesto e Everton MC lançam EP

Pelé e Everton MC
Foto: Estúdio Tereza e Aryanne
O encerramento, conta com mais um super show, de lançamento do EP "Preto no Branco, dos representantes da nova cena do rap paraense Everton MC e Pelé do Manifesto.  Eles cantam a desigualdade social e a realidade belenense em suas composições. O trabalho estará nas plataformas de streaming para audição, gravado em Belém, o EP traz seis faixas autorais, escritas por Everton e Pelé, primando pelo regionalismo em suas letras. A produção executiva  é do Música Paraense.Org, com financiamento de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Edmilson Rodrigues (201830870008).

Crias da periferia da cidade, os artistas mostram crescimento musical ao entregar em suas letras um trabalho reflexivo para sociedade. O projeto mescla o Rap com a música paraense e conta com canções em ritmo de brega e de guitarrada, além de gêneros universais como o afrobeat, o trap e o trap funk. “Neste trabalho colocamos as nossas influências musicais e vivências diárias. Cada um produz suas letras e não interferimos na construção do outro, desta forma, ficamos livres para construir nossas músicas”, comenta Everton, sobre o processo de criação das canções.

Em meio a seus projetos solos, os dois rappers já se apresentam juntos desde 2011. Lançaram, em 2015, o videoclipe já aguardado pelo público “Rima com farinha”. “Cada um tinha seu projeto sozinho, mas sempre estávamos juntos. O público já pensava que éramos uma banda. Então, depois do retorno que tivemos com o clipe, decidimos nos reunir e fazer canções juntos para concretizar esse encontro musical no EP”, diz Pelé do Manifesto.

PROGRAMAÇÃO
15h – DJ LB Selector 
16h – Batalha de MCs
18h – Show Bruno B.O. (gravação DVD)
20h – Show Pelé e Everton MC (lançamento EP Preto e Branco)

Serviço
“Gravação do DVD Afroamazônico”, de Bruno BO. Nesta sexta-feira, 26, a partir das 15h, no Espaço Cultural do Vadião - UFPA (Rua Augusto Corrêa, 1 - Guamá). Informações: (91) 993029467. Entrada gratuita.

(Holofote VIrtual com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: