5.10.18

Mariano Klautau Filho abre mostra na Kamara Kó

Mariano Klautau Filho abre neste sábado, 6, na Kamara Kó Galeria, a exposição "Transitivo – inéditos e dispersos, reunindo trabalhos de períodos diversos nos últimos dez anos. Há obras inéditas e séries parcialmente exibidas em coletivas. Período dedicado tanto ao uso da fotografia digital como às películas e às câmeras analógicas, o fio condutor entre os trabalhos surge no encontro entre diário e ficção, em que os lugares e personagens são vistos em constante trânsito.

O eixo da mostra é a série "Depois do Fim", quase toda inédita, pois alguns trabalhos foram exibidos na coletiva "O Olhar que veio da terra", na Galeria Virgílio em São Paulo em 2012 e em mais duas exposições que a Kamara Ko produziu em museus e espaços culturais, como "Além de um lugar", no Espaço Caixa Cultural de Brasília e "Imagéticas", no Museu do Estado – MEP, em Belém, ambas em 2014.  Trata-se de uma série toda em digital constituída de dípticos montados separadamente, porém com certa autonomia de combinação entre eles no sentido de imprimir uma dinâmica variável, descontínua intensificando o aspecto temporal e cinematográfico do conjunto.

Completam a exposição dois trabalhos da série em processo intitulada "Consertos para Olympus Pen", um tipo de diário de viagem captado com a câmera que foi muito popular nos anos 60 e 70; duas outras imagens que homenageiam a fotografia de rua colorida dos anos 70 e 80 entre outras apropriações, fotografias e um vídeo que remetem a memórias de viagem. A intenção do artista é mostrar processos inacabados e rascunhos de projetos futuros em que o aspecto ficcional é atravessado pela tradição documental de rua, pela vontade do registro e pela materialidade do suporte analógico.

A ideia de transitivo, para além da relação com o transitório e passageiro, é um elemento de conexão entre as imagens. São aproximadamente 15 trabalhos em que cada imagem pode funcionar como um verbo transitivo, um componente visual que precisa de outro para expandir os significados e o sentido de conjunto.

Sobre Mariano Klautau Filho 

Artista, pesquisador em arte e fotografia, Mariano Klautau Filho é curador independente. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Doutor em Artes Visuais pela ECA/USP, é professor de Artes Visuais e do Programa de Pós Graduação de Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia.  É curador do “Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia” realizado no Museu Casa das Onze Janelas e Museu de Arte da UFPa desde 2010, e Curador Visitante e consultor de fotografia da Pinacoteca de São Paulo, nos anos de 2016 e 2017, onde realizou a mostra Antilogias: o fotográfico na Pinacoteca. 

Artista paraense, já participou das exposições Feito poeira ao vento – Fotografia na Colecão MAR – RJ (2017/2018), Cidades invisíveis – MASP – SP (2014), Pororoca – Amazônia no Mar – RJ (2014), Percursos e Afetos – Fotografias 1928/2011 – Coleção Rubens Fernandes Junior – Pinacoteca de São Paulo (2011), Finisterra (individual) – Fauna Galeria – SP (2010)  e Fotoclub – Montevideo – Uruguay (2009), Realidades Imprecisas – Sesc Pinheiros – São Paulo (2009), Finisterra_Carta Aérea – Wiesbaden – Alemanha (2008), Bienal del Fin Del Mundo – Ushuaia – Argentina (2007), Desindentidad – IVAM -Valência – Espanha (2006), IX Bienal de Havana (2006) entre outras.  Possui obras nos acervos do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Fotografia da Cidade de Curitiba, Coleção Joaquim Paiva – RJ, Coleção Pirelli/MASP – SP, Museu do Estado do Pará – Belém, MABEU – Belém e MAR – Museu de Arte do Rio – RJ.

Serviço
Exposição: Transitivo – Inéditos e Dispersos, de Mariano Klautau Filho. Abertura: 06 de Outubro às 18h. Local: Kamara Kó Galeria – Trav. Frutuoso Guimarães, 611 | Campina – Belém – PA. Visitação: Quarta à Sexta de 15h às 19h. Sábados: 10h às 16h. Encerramento: 24 de Novembro.

Nenhum comentário: