24.10.18

Ato cultural pelo futuro do país com trabalhadores

Atualização. O evento foi todo transferido para a Praça dos Estivadores. A organização informa que houve impedimentos por parte da prefeitura. O ato Ver-O-Peso do Amanhã é político e cultural em defesa da democracia, da liberdade, da cultura e dos direitos dos trabalhadores. 

O ato é promovido por diversos grupos culturais, produtores e artistas independentes e terá programação musical, performances, grafitte e projeção de vídeo, com o apoio do Instituto Ver-O-Peso e da Associação Ver-A-Bóia, que organizam os trabalhadores e trabalhadoras da maior feira livre da América Latina.

O momento é para discutir o amanhã, o futuro, as próximas gerações e tentar pensar em conjunto aos indígenas do território chamado Brasil, aos cabanos, aos ribeirinhos, as feirantes do Ver-O-Peso, as boieiras do Ver-O-Peso, aos catadores de açaí, aos pescadores, aos peixeiros.

A ideia do ato é tomar o exemplo dos trabalhadores do Ver-O-Peso e do comércio como a política da vida. É mostrar que tem gente que não fica esperando alguém subir no açaizeiro, alguém plantar a mandioca, alguém consertar a rede de pesca, alguém descamar o peixe, alguém descascar a castanha; gente que faz, que faz acontecer, que trabalha, que produz, também é gente que faz política. 

“Queremos fazer esse debate em diálogo com aqueles que fazem política no dia a dia; mostrar que a política também é um trabalho nosso, é uma coisa que a gente tem que produzir, todos os dias, a vida inteira”, comentam os organizadores. Para tanto, além dos shows e atuações artísticas, haverá ainda espaço para fala dos trabalhadores do Ver-O-Peso e representantes da sociedade civil. 

“A gente tem que parar de achar que pode deixar esse trabalho para alguém lá em Brasília, que vai vestir um terno, vai passar 30 anos no congresso sem fazer nada e de repente aparecer como o salvador da pátria. Só quem pode salvar esse país somos nós. Sem armas, nem violência, mas com inteligência, com vontade, com a força que só existe em quem trabalha de verdade”, enfatiza a organização.

Os organizadores lembram ainda que quando os feirantes do Ver-O-Peso foram surpreendidos por um projeto de reforma do prefeito Zenaldo Coutinho, que ia tirar uma grande parte dos feirantes da área os feirantes reagiram, os arquitetos reagiram. 

Com isso conseguiram mobilizar as autoridades, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Ministério Público Federal (MPF), para impedir uma reforma que prejudicaria o patrimônio e os trabalhadores. 

“Isso é fazer política. A gente não precisa vestir terno para isso. Isso é lutar por nós, pelos nossos filhos. Quando eles dizem que toda a política é corrupta, eles estão falando deles mesmos, e é por isso que temos que entender que a política e o futuro do nosso país é coisa nossa, não deles”, dizem os organizadores em manifesto.


Tags

Nenhum comentário: