3.10.18

I (mundo) Ubu no palco do Margarida Schivasappa

Fotos: João Ubu
“Ubu Rei”, do dramaturgo francês Alfred Jarry,  ganha adaptação do grupo Imundas de Teatro, uma trupe de bufões debochados e cínicos à lá elite "made in Brazil". A apresentação contemplada pelo projeto Pauta Livre, do programa Seiva da Fundação Cultural do Pará, é nesta quarta-feira, 03 de outubro, às 20h.

O espetáculo original foi encenado pela primeira vez em 1896, mas chega ao século XXI ainda, e infelizmente, atual. Adaptá-lo ao cenário brasileiro foi a tarefa do do diretor Marcelo Andrade. Num processo de dramaturgia e preparação de elenco, a peça começou a ser montada em 2017, e levou um ano para ser concluída. Em conjunto ao diretor, os 10 atores em cena também assinam a cenografia e adereços do espetáculo que tem cerca de 1h30 de duração, onde estão presentes críticas e sarcasmos referentes ao contexto político do país. 

Em cena, as personagens se esbarram e se esmeram em corroer umas às outras para chegar ao topo de uma realeza rica, mas decadente. Manter-se na riqueza é, para elas, o que realmente importa. "Se o contexto é imundo, vamos fazer um teatro Imundo (…) criar uma nova estética a partir da podridão", define o cineasta, ator e diretor Mateus Moura. 

I (Mundo) Ubu é a primeira montagem das Imundas de Teatro que, ao estrear no ano passado, carimbou seu fazer teatral com a linguagem estética da coringagem de Augusto Boal aliado ao deboche bufônico e ao teatro político.  

Para o grupo, este é um “contexto onde nossos ‘gestores’ se transformaram em meros marqueteiros e onde a briga insana pelo poder ($) permite que teatros fechem e museus queimem. Por isso, montar novamente este espetáculo é um ato de transgressão e revolvimento artístico, político e social”, definem.

O espetáculo I (Mundo) Ubu se vestiu com grotescos elementos para contar de forma cômica a história real dessa contemporaneidade. Ao final, como descreveu Jarry no texto original: "os senhores verão portas que se abrem para planícies nevadas debaixo de um céu azul, lareiras guarnecidas de relógios de parede abrindo-se para servir de portas, e palmeiras verdes ao pé das camas, para terem folhas consumidas por pequenos elefantes equilibrados em prateleiras". 

Ficha Técnica

Elenco: Aj Takashi, Arthur Ribeiro, Assucena Pereira, Bernard Freire, Enoque Paulino, Evy Loyola, Filipe Marques, Kayo Conká, Ruber Sarmento e Sandra Wellem.
Iluminação: Bruno Rangel e Enoque Paulino
Operação de iluminação: Bruno Rangel
Sonoplastia e Direção Musical: João Urubu e Jimmy Góes
Figurinos, Cenografia e Adereços: Imundas
Fotos, Audiovisual e Arte Gráfica: João Urubu
Coordenação de Comunicação, textos e assessoria de imprensa:: Dani Franco
Comunicação: Núcleo de Comunicação Imundas
Direção: Marcelo Andrade
Livre adaptação Imundas da obra "Ubu Rei", de Alfred Jarry

Prêmio Edital Pauta Livre - Seiva - Fundação Cultural do Pará - Governo do Estado
Apoio: Iacitatá Centro De Cultura Alimentar, ÔPA! impressão e propaganda, Amaral Rosa Fotografia: SOLO Sessions e Urubu Pavão.

Serviço
Espetáculo I (Mundo) Ubu – Grupo Imundas de Teatro. No Teatro Margarida Schivasappa – Avenida Gentil Bittencourt, 650 (prédio do antigo Centur). Nesta quarta-feira, 03, às 20h. Ingressos:: R$ 15,00 antecipado na Loja Ná Figueredo; ou R$30,00 (com meia-entrada) na bilheteria do Teatro no dia do espetáculo. Contatos:: (91) 98425 6171 :: contatoimundas@gmail.com. Classificação indicativa: 10 anos.

(Holofote com assessoria de imprensa do espetáculo)

Nenhum comentário: