8.10.18

"À Luz do Círio" iluminando as ruas da Cidade Velha

Fotografia de Ursula Bahia
A maior procissão do mundo pelos olhos de 17 fotógrafas e uma artista visual é o mote da intervenção “À Luz do Círio”, cuja programação em Belém já está se desenrolando no bairro da Cidade Velha, onde segue com projeções ao ar livre até este sábado, 13 de outubro.

Anote aí e se programe, pois há muitas opções, esta semana, na cidade, por conta das festividades do Círio de Nazaré. Até quinta-feira, 11, as projeções do projeto serão feitas no Forte do Presépio, com a música instrumental de Danny Lucio, Tiago Amaral e MG Calibre. Já na fachada do Museu do Círio, poderá ser visto na sexta, 12, e sábado, 13. Tudo, sempre a partir das 19h.

“À Luz do Círio” é um grande espetáculo audiovisual. Trata-se de projeções ao ar livre por equipamentos de alta tecnologia em que as fotos são espelhadas nos prédios aproveitando os recortes das fachadas. “É como um cinema que usa a arquitetura da cidade como tela”, diz uma das fotógrafas convidadas, Fatinha Silva.

O projeto iniciou no final de setembro, através de um  encontro com o publico envolvendo artistas, curador e  produtora. Também uma oficina Projeção Criativa foi ofertada gratuitamente a 15 inscritos. Depois de uma seleção feita pelo curador da mostra, o também fotógrafo Guy Veloso, as fotos foram ordenadas e resignificadas por Roberta Carvalho, uma das mais conhecidas artistas visuais que desenvolve trabalhos utilizando esta técnica. 

Fotografia de Evna Moura
“A possibilidade de explorar a arte no espaço público é uma forma de ressignificar nosso olhar para a arte e para os espaços da nossa cidade. Ver fotografias projetadas em proporções monumentais e ainda sobre a fachada de um dos museus de Belém é bem simbólico e potente”, diz Fatinha.

Além de Fatinha, mais 16 fotógrafas paraenses participam com seus trabalhos: Joyce Nabiça, Luciana Magno, Karina Martins, Ursula Bahia, Cinthya Marques, Bárbara Freire, Déia Lima, Evna Moura, Paula Giordano, Flavia Bassalo, Marise Maués, Irene Almeida, Nailana Thiely, Jaciandra Santos, Tília Koudela, Lorena Fadul.

O Projeto À Luz do Círio tem o selo do Ministério da Cultura via Lei Rouanet com o patrocínio de Atacadão e parceria da Secretaria de Cultura do Estado do Pará, Sistema Integrado de Museus –SIM, Sesc Boulevard, Museu do Círio e Forte do Presépio.

Projeções na Cidade Velha 

Forte do Presépio
- Projeções e música instrumental com Danny Lucio, Tiago Amaral e MG Calibre.  Desde o dia 6, até dia 11 de outubro – a partir das 19h.

Museu do Círio
Videomapping na fachada do Museu. Dias 12 e 13 de outubro - 6ª.feira e sábado - a partir das 19h

Nenhum comentário: