23.6.21

A fotografia como expressão artística em debate

A live “Fotografia como expressão artística” reune os fotógrafos Dirceu Maués, Flavya Mutran, Octavio Cardoso e Walda Marques. Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará, o evento faz parte das atividades do projeto “Pará Ver-o Peso que uma Imagem tem”, exposição virtual que reúne 55 fotógrafos e fotógrafas com temática variada sobre a cena amazônica. O encontro será transmitido nesta quarta-feira, 23, às 20h, pelo Youtube do SinJor-Pará.

Artista visual e pesquisador, Dirceu Maués falará sobre a fotografia a partir do dispositivo como poética, em que esse não se resume apenas ao suporte técnico da obra de arte, mas, representa o elemento central de sua inspiração. “O dispositivo técnico é a obra! São trabalhos que dissolvem qualquer distância que possa haver entre a superfície da imagem e sua própria estrutura como dispositivo”, explica o fotógrafo, que iniciou a carreira na década de 90, período em que foi repórter fotográfico, atuando nos jornais Amazônia Jornal, Diário do Pará e O Liberal, e hoje segue carreira acadêmica.

Antes de sair de Belém para atuar no campo da pesquisa em artes visuais, a fotógrafa Flavya Mutran foi laboratorista e repórter fotográfica da revista Troppo, de O Liberal. Atualmente radicada em Porto Alegre e lecionando no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ela segue investigando temas que envolvem os meios e os processos de criação em poéticas visuais. 

Durante a live do Sinjor Pará, a fotógrafa abordará temas como formação profissional, mercado editorial versus processo autoral e artístico, mercado profissional jornalístico e publicitário do Pará nos anos 1990 e início dos 2000 e o circuito cultural da fotografia paraense e sua visibilidade no Brasil por meio de salões, festivais e museus. 

Pará Ver-o Peso que uma Imagem tem

Desde 2009 à frente da editoria de fotografia do jornal Diário do Pará, Octavio Cardoso é outro grande nome das artes visuais. Iniciando no campo da fotografia em 1984, na Fotoativa, fez carreira de repórter fotográfico em O Liberal, em 1985. No evento, ele falará sobre o limite entre realidade e ficção na fotografia. “Fotografia é criação ou realidade? Acho que é uma discussão pertinente tanto para a fotografia como expressão artística, quanto ao fotojornalismo”, relata.

Walda Marques, que fará a mediação do bate papo, é um dos grandes nomes do ramo no estado do Pará, onde atua há 25 anos produzindo um trabalho autoral a partir de seu estúdio, a artista visual também fará um relato de sua trajetória, que já lhe rendeu prêmios e o reconhecimento nacional por meio do recebimento, em 2013, da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura. 

A expectativa dos organizadores é que as trajetórias dos quatro fotógrafos e suas produções comprovem, durante o evento, que o fazer fotográfico é uma expressão artística que vai muito além da câmera obscura, dos efeitos ópticos e das reações químicas que permitem a impressão da luz e a fixação da imagem em uma superfície.

Live: “Fotografia como expressão artística”

Hora: 20h

Canal: https://www.youtube.com/c/SinjorPara

(Holofote Virtual, com informações do SinJor Pará)

Nenhum comentário: