28.6.21

Pássaro Junino alça voo com Aldir Blanc e Internet

O Grupo Junino Pássaro Tucano apresenta "O Amor entre a Dor e o Ódio”, texto de Laércio Gomes com adaptação de Iracema Oliveira. O espetáculo será transmitido ao vivo no dia 29 de junho, terça-feira, a partir das 19h, pela página do Museu do Pássaro Junino Tucano, no Facebook. O projeto foi selecionado no edital Patrimônio Imaterial e no edital Culturas Populares, Lei Aldir Blanc / FIDESA.

Envolvendo teatro, dança e música, na trama, uma jovem da nobreza é envolvida pelo cruel Marquês uma trama de sangue, vingança e redenção. Este será o segundo ano que o Pássaro Tucano se apresenta virtualmente, seguindo os protocolos sanitários. Para a guardiã do Tucano, a mestra Iracema Oliveira, manter o Pássaro Junino voando mesmo durante a pandemia é a prova de que a cultura popular resiste, independente da época. Para ela, a Internet também é um meio de fazer esta forma de teatro criada em Belém ser vista em qualquer lugar do planeta.

Fundado em 1927, por iniciativa de um senhor chamado Cipriano, o Pássaro Tucano alcançou grande repercussão mas em 1942 deixou de apresentar-se devido à morte de seu fundador. Em 1980, graças aos esforços de Laércio Gomes e Guaracy de Oliveira (também conhecida como Ara), o Tucano voltou à quadra junina. No ano seguinte, Iracema Oliveira, irmã de Ara, passa a ser a guardiã do grupo, permanecendo no posto desde então. O grupo de brincantes é composto por parentes, vizinhos, amigos, estudantes de teatro e atores, que ensaiam a peça do ano na casa da guardiã, no bairro do Telégrafo. 

O Pássaro Junino inspirou outros projetos selecionados pela Lei Aldir Blanc 2020. Além do espetáculo, da live e do "Museu do Pássaro Junino Tucano, este contemplado pelo Edital Museus e Memoriais de Base Comunitária - Lei Aldir Blanc Pará, Instituto Nova Amazônia - INÃ, Secult-Pa, o Tucano também será contado por Iracema Oliveira, no documentário "Iracema e o brinquedo de voar",  projeto que adentra neste universo, selecionado no Edital Multilinguagens FIDESA, Secult-Pa. 

Bastidores da live serão registrado para documentário

Iracema Oliveira | Foto: Laércio Esteves
A direção do documentário é de Felipe Cortez, que vem pesquisando e registrando o Pássaro Junino há uma década. O diretor e a equipe estarão nesta terça-feira, 29,  documentando os bastidores da live do Tucano, que será transmitida diretamente do Teatro Maria Sylvia Nunes.

Abordando a relação de Iracema com a expressão teatral do Pássaro Junino, que nasce em Belém, a partir do contato de artistas populares com as companhias de ópera europeias vindas à capital paraense, no início dos anos 1900, em nossa Belle Époque, o filme terá 26 minutos e será lançado até setembro.

Reconhecido como patrimônio cultural de natureza imaterial pelo estado do Pará, p Pássaro Junino agora passa por um processo de tombamento nacional pelo IPHAN. “Esse reconhecimento é muito justo. Há uma diversidade de grupos, não só em Belém, como nas demais cidades paraenses. E também os Cordões de Bichos, que temos muito na região do Marajó, por exemplo, e que se tornam verdadeiros empreendimentos criativos das famílias guardiãs, passando essa tradição de geração para geração”, comenta Felipe Cortez.

Acesse as redes sociais do Pássaro Tucano

YouTube

Facebook

Serviço

"O Amor entre a Dor e o Ódio”. Transmição ao vivo nesta terça-feira,  29, a partir das 19h, pela página do Museu do Pássaro Junino Tucano, no Facebook. Projeto foi selecionado no edital Patrimônio Imaterial e no edital Culturas Populares, Lei Aldir Blanc / FIDESA.

Nenhum comentário: