11.6.21

Uma web-novela sem fim no domingo de Circular

Neste domingo, 13, a 35a edição do Circular Campina Cidade Velha está de volta em formato híbrido, com espaços abrindo na Cidade Velha e conteúdos culturais pelas suas redes sociais. A programação vai começar às 8h e segue até 21h, não percam.

Tem muita coisa mesmo, mas hoje eu quero dar essa dica, a websérie “Ô Mundica - a novela sem fim” , dirigida por Mateus Moura. Fica ligado que o link do Youtube vai cair nos feeds de Instagram e Facebook do Circular, às 11h30. 

De outubro de 2020 para cá foram lançados na internet 16 capítulos da saga, contabilizando mais de 1 hora e meia de material.  No início, a ideia era fazer uma peça de teatro, mas com a pandemia e o isolamento social, Mateus Moura propôs aos atores Sandra Perlim, Andrea Rocha e Maurício Franco, que o projeto se tornasse audiovisual, trazendo uma linguagem mais doméstica, uma espécie de prólogo à peça. Também participam da feitura da novela a artista visual Gabriela Maurity, que concebeu a abertura, e, mais recentemente, o atuante Rafael Couto, que hoje vive em Florianópolis. 

“Eles toparam e a gente passou a se encontrar virtualmente uma vez por semana. Nesses encontros passamos a desenvolver personagens e argumentos para experimentações de cinema no seguinte formato: os atuantes gravavam seus próprios vídeos e me enviavam. Eu montava e depois todos lapidavam juntos a criação final”, diz Mateus Moura, diretor

A “web-novela” Ô Mundica é uma experiência cinematográfica criada para públicos de smartphone, espécie de “narrativa de folhetim” digital. Ou, como eles mesmos intitularam, uma “novela de bolso”. Nasceu do encontro de projetos como “Matou o Cinema e foi à Família”, “Teatro da Fragilidade”, Produtores Criativos e a Filha da Rosa.

E qual a trama, o que narra? “A princípio, narra as aventuras de Flor (Sandra Perlin) e Vento (Maurício Franco) em busca de sua amiga Munda (Andrea Rocha) que sumiu no mundo, que desapareceu sem deixar rastros. Nessa busca, os dois vão fabulando sobre a ausente e revelando histórias de si e do mundo que os cerca”, nos conta Andrea, a protagonista da série, apelidada carinhosamente pelo grupo de “Charmosa”.

Eles dizem que não foi difícil e logo apareceram diversos temas e enredos, já que os participantes já existia uma relação de admiração artística antiga, e esse trabalho é a justa materialização em obra desse sentimento recíproco.

A marginalidade, a encantaria, a oralidade, o cuidado, a amizade, os jogos de poder, o prosaico, o contexto social amazônico, as construções de sacralidade, os abusos do patriarcado são temas que interessavam desde sempre a todos e que, naturalmente, atravessam o enredo de “Ô Mundica!” dentro de um “realismo fantástico”.  

“É cada dia mais comum que artistas não conseguem muito bem definir a que segmento especificamente possuem, porque é da necessidade dos próprios o ímpeto de experimentar, de ir em direção ao que não se sabe, ao risco. O contexto escancarou ainda mais a necessidade de sermos “camaleônicos”, para sobreviver e para simplesmente honrar a mais antiga das tradições: “contar histórias”, diz Maurício Franco, atuante que interpreta o Vento.

“Ô Mundica!”, como todo projeto artístico, tem também sua ressonância terapêutica na vida dos integrantes. “Nesses tempos, tão difíceis, foi uma forma de existir artisticamente. Nosso fôlego de resistência. Nosso aceno solidário. Nossa vontade de comunhão”, comenta Sandra Perlin, que interpreta Flor e Púrpura. “Mas nem tudo são flores”, ela mesma acrescenta, “nos dedicamos muito para fazer acontecer a novela; escrevemos, atuamos, filmamos, postamos, e a novela tem sido um retumbante fracasso de público. Nos perguntamos: por quê?”, complementa.

E é pensando em novas estratégias de chegar nesse público que “Ô Mundica!” está discutindo novos formatos de apresentação. “Se a novela não colou, vamos virar série. Bora ver se assim nos levam a sério!”, brinca a atriz.  

E hoje, somando à programação do Circular On-line, esse grupo convida os maratonistas de plantão a assistir toda a 1ª Temporada, que será disponibilizada no Youtube, com link direto da página de facebook do Circular Campina Cidade Velha, às . São 10 capítulos que contam o início da saga sem fim. Munda desaparece e Flor sai em sua procuração. O Vento, de passagem, surge, mas é capturado por Púrpura (a outra que mora na Flor). Flor e Púrpura contam antigas histórias de sua relação com Munda. No fim, o Vento é libertado e uma nova temporada se anuncia.

"É fascinante acompanhar o desdobrar da narrativa. De uma forma muito própria Ô Mundica! adentra essa Amazônia urbana e florestal, encantada e mal-tratada. É uma honra pra mim agora poder tecer com eles essa história", diz Rafael Couto, recém-chegado ao grupo, que interpretará Benivaldo, o amor da vida de Mundica, que tinha o hábito de se jogar do trapiche do Seu Deco na Vila da Barca para atravessar para sua casa. Um dia, Benivaldo foi pro fundo e hoje surge à superfície como encantado apenas uma vez por ano, tentando relembrar sua história mortal. São muitos causos, altas aventuras, vidas comuns, potocas, pavulagens. Dá uma sacada...

PROGRAMAÇÃO – HORÁRIOS

8h30 – Aula Sukshma Vyayama Yoga - Tunga Vidya 

9h00 às 17h00 -  Visita Presencial - Espaços Abertos no bairro da Cidade Velha

- Seguindo os protocolos de saúde contra a Covid-19

  • Espaço Vem – Loja Autoral

Trav. Pedro Albuquerque, 300

  • Atelier do Zoca – Mostra “Álbum de Retratos”

Rua Dr. Rodrigues dos Santos, 181

  • Espaço Candeeiro – Exposição Entre Processos

Rua Cametá, 175

  • Bar do Rubão - Comidinhas

Trav. Gurupá, 312

9h00 – Contação de história

  • Coração de Barro - Cléber Cajun 
  • Nossos cantos são cantos da casa da Ojú – Lucas Alberto -  
  • A Missão de Seu Pequeno – Mestre Saci

10h00 – Fotoativa – Live “Processos Criativos -  desafios e resultados”

  • Isis Petit - Ilustradora
  • Francy Botelho - Quadrinista
  • Leno Sanches. Escultor 

11h00 – Vídeo 1ª Etapa - Encantarias de São Benedito (Bragança-Pa)

11h30 – 1ª Temporada de  “Ô Mundica, a Novela sem fim” – Mateus Moura

12h00 – Apresentando Casa IGA

12h30 – Toró Gastronomia - Receita

13h00 – Exposição Virtual Teatro Paraense 80/90: Fotografia de Miguel Chikaoka - Kamara Kó Galeria

14h00 – Doc Projeto Iluminação (Colares-Pa) - Atelier Jupati

14h30 – Vídeos do experimento Telavista - Drika Chagas 

15h30 – Documentários

  • A Vaca Velha – Encontro de Bois de Máscaras (São Caetano de Odivelas) – Dir.  ngela Gomes
  • Quando Igarapé-Açu pulava carnaval – Dir. Edson Coelho / Moeda Verde (Igarapé-Açu - Pa)

16h00 – Clipe Fashion – Comitê Arte Pela Vida - 25 Anos

16h30 – AmaZonas de Nós - Casarão do Boneco

  • VídeoPerfoemance

17h00 – Live Memória e Patrimônio: A Belle Époque e o Cinema Olympia em Belém do Pará - Roteiros Geo-Turístico

Participação:

  • Profa. Dra. Maria Goretti Tavares - Geografia-UFPA
  • Profa. Dra. Maria Luzia Miranda Álvares, Ciência Política/UFPA 
  • Prof. Ms. Marco Antônio Moreira Carvalho, Crítico de Cinema

18h30 – Live Circuito da Arte em Mídias Alternativas – Espaço Candeeiro 

Criação e utilização de mídias alternativas na história das páginas do Cultura Pará e Holofote Virtual - Desafios e parcerias estabelecidas para a dinamização de seus conteúdos.

Participação:

  • Vasco Cavalcante – Poeta e Designer
  • Luciana Medeiros – Jornalista e Produtora Cultural
  • Heldilene Reale - Fotógrafo
  • Natan Garcia – Artista Visual

19h30 – Cançãozinha - Clipe Nazaré Pereira

20h00 – Gaiola Passageiro – Clipe Cincinato Jr.

20h30 – Realeza do Guamá – Arraial do Pavulagem

Serviço

A realização do projeto Circular Campina Cidade Velha é do Ministério do Turismo, Associação Amigos de Belém e Circular, com patrocínio do Banco da Amazônia, via Lei Rouanet. Sigam pelo @circularcampinacidadevelha, no Instagram e https://www.facebook.com/ocircular.

Nenhum comentário: