11.6.21

Elas marcam novo encontro aos 60 e pela internet

“Sexy +” é uma reedição do espetáculo “As Gatosas”, que estreou em 2010, quando elas estavam na faixa dos 50, agora elas estão de volta para um novo encontro, desta vez, em formato digital, com dramaturgia de Edyr Augusto e produção de Zê Charone, do Grupo Cuíra. A estreia neste sábado, 12 de junho, Dia dos Namorados e tem reapresentação no domingo, 13, sempre às 21h, pelo canal de Youtube do grupo. No final da Live/Espetáculo, as atrizes estarão ao vivo para conversar com os expectadores.

As transformações digitais que vieram com a pandemia fizeram com que diversas linguagens artísticas se adaptassem às plataformas de internet. Até o teatro, uma arte de essência presencial, que precisa do calor do público para acontecer em sua plenitude, também precisou se adaptar. Profissionais em diversas ocupações das artes cênicas de repente perderam emprego e espaço. Ano passado, a produção teatral de Belém ainda ficou dependendo de estruturas e outras iniciativas institucionais para acontecer.  

Em 2021, porém, com editais da Lei Aldir Blanc e já com um pouco mais de expertise, o teatro paraense vai voltando, mesmo que ainda pelo Youtube. “Acabou sendo uma vantagem para nós que moramos aqui no Norte e nem sempre podemos ir aos grandes centros assistir aos espetáculos mais famosos. Nunca se viu tanto Teatro quanto agora. Aqui em Belém há também bastante movimento, seja com Mostras, entrevistas, debates e espetáculos”, diz Edyr Augusto, do Grupo Cuíra.

“As Sexy +” reúne quatro atrizes talentosas, a maioria já conhecida de outras montagens, do próprio Cuíra, como As Gatosas, espetáculo que estreou em 2010 e que inspirou o novo texto que foca agora as mulheres que agora chegaram aos 60. 

“Há dez anos, ainda no palco do heróico Teatro Cuíra, escrevi em parceria com Vera Cascaes, esse espetáculo, examinando a realidade de mulheres na faixa dos 50 anos. Essa geração é uma das mais importantes em todos os tempos, pois revolucionou os costumes, enfrentou preconceitos, fundou o amor livre, depois conviveu com a Aids e teve postura guerreira em plena ditadura, discutindo todos os assuntos”, continua o diretor.

Na época, As Gatosas realizou várias temporadas de sucesso também no Teatro do SESC, Teatro do Banco da Amazônia e Teatro Margarida Schivasappa. Agora, trazendo no elenco Sonia Alão, Sandra Perlin, Olinda Charone e Giselle Moreira, esta última, estreando no Teatro, voltam a reunir-se, através do Zoom, para um encontro de amigas de infância, falando sobre a solidão imposta pela pandemia, vacinação, amores e muita fofoca. 

Edyr conta que é uma conversa amena, amiga, dividindo segredos, alegrias e tristezas, além de várias fofocas.  “Como os artistas sempre dizem, o processo de ensaio foi muito divertido e agora, é assistir e pensar como as “sexygenárias” estão passando, naturalmente, todas já vacinadas, algumas querendo vacinar novamente para encontrar os médicos novinhos, que trabalham nos postos”, finaliza. 

FICHA TECNICA

Elenco

Olinda Charone

Sandra Perlin

Sônia Alão

Giselle Moreira

Dramaturgia

Edyr Augusto 

Fotos e Vídeos

Atrizes

Cenografia e Iluminação

Cada atriz gravou diretamente da sua casa

Figurinos

Atrizes 

Consultoria

Zê Charone

Netinhos de Paty Novaes

Luma Affonso Carvalho

Mateus Affonso Carvalho

Músicas

Boys Town Gang – Can’t   take  my  eyes  off  you

Gloria Gaynor – I will survive

Paródia do samba Dança da Solidão (Paulinho da Viola)  

(Daniel Bargieri)

Cantada por Sônia Alão

Edição de vídeos

Rafael Duarte

Direção

Edyr Augusto

Zê Charone

Produção

Grupo Cuíra

Serviço

As “Sexy +” tem apoio da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado de Cultura. A produção é de Zê Charone. Pelo Canal de YouTube, Canal Cuíra, às 21 horas, sábado, 12, e domingo, 13 de junho. Acesse, curta, se inscreva e compartilhe. O espetáculo já está em contagem regressiva: https://www.youtube.com/watch?v=DCcXGvRMmuY

(Com informações de Zê Charone e trechos de postagem de Edyr Augusto, na página da Casa Cuíra, no Facebook).

Nenhum comentário: