30.3.09

Ditadura Nunca Mais: Artistas, músicos e historiador realizam manifesto cultural na Loja Ná Figueredo


Em mais uma das programações previstas para os dias 31 de março e 01 de abril, a loja Ná Figueredo será sede de manifesto cultural integrante do movimento nacional 48 h Ditadura Nunca Mais, que se desenvolverá em diversas cidades brasileiras durante estes dois dias, em memória às vitimas de tortura nos períodos de ditadura no Brasil.

A programação na loja Na Figueredo é uma das ações paralelas a ocorrer em Belém apresentando ao público exposição de artes visuais, shows e palestra. Fruto de uma organização coletiva a ação reúne em exposição os artistas: Armando Queiroz, Bruno Cantuária, Carla Evanovitc, Flávio Araújo, João Cirilo, Margalho Açu, Murilo Rodrigues, Ricardo Macêdo, Telma Saraiva, Valzeli Sampaio e Werley Oliveira, que mostram trabalhos que abordam temas relacionados à tortura e ao período ditatorial nos países da América Latina.

Além da exposição o evento apresenta a palestra “Nunca Mais Ditaduras” do historiador prof° Dr. Pere Petit da Faculdade de História da UFPA, e apresentações musicais com a banda Insolência Públika, considerada a 1ª banda punk de Belém, que retoma os palcos em duas apresentações no Na Figueredo e com o Dj Eddie Pereira.

O evento 48h DITADURA NUNCA MAIS é um espaço aberto que tem apenas a data fechada nos primeiros dias do famigerado golpe militar de 64, golpe este que implantou a DITADURA, que a Folha de São Paulo afirma não ter existido no período entre 1964 e 1985 no Brasil. O evento é mais uma ação de resistência ao período hediondo em que nem mesmo se podia reunir mais de três pessoas nas ruas para reivindicar os seus direitos. Homens e mulheres brasileiras foram brutalmente assassinados por defenderem a democracia em nosso país.

A articulação do evento que acontece também no Corredor Polonês, na sede do Fotoativa, começou a partir de conversas entre os artistas Arthur Leandro e Lúcia Gomes. Lucia havia se manifestado quando da prisão da adolescente na cela com 20 homens em Abaetetuba. Textos de teor saudosistas que amenizam a violência dos governos militares foi o mote para que ambos resolvessem provocar a reação. “afinal os artistas também foram peça-chave para a reação, contestação da ditadura”, Afirma Arthur Leandro. Na exposição serão mostrados alguns dos cartazes da ação coletiva denominada Criados-Mudos- Nascido na Ditadura.

Confira abaixo a programação na loja Ná Figueredo, que terá entrada franca. Participe!

DIAS 31/03 e 1°/04, de 10:00 h ÀS 20:00 h:
Exposição com os artistasArmando Queiroz, Bruno Cantuária, Carla Evanovitc, Flávio Araújo, João Cirilo, Margalho Açu, Murilo Rodrigues, Ricardo Macêdo, Telma Saraiva, Valzeli Sampaio e Werley Oliveira.

DIA 31/03:
17 h: Palestra “NUNCA MAIS DITADURAS”, com o historiador prof° Dr. Pere Petit (Faculdade de História da UFPA).
18h30: Show da banda Insolência Pública com exibição do vídeoclip de “Beirute Está Morta’, realizado por Valzeli Sampaio, Dênio Maués e Jorane Castro.

DIA 1°/04:
17 h: Show da banda Insolência Pública.
A partir de 18h30: Apresentação de performances e vídeo artes. Participação do DJ Eddie Pereira.

Serviço
Manifesto cultural integrante do movimento nacional 48 h Ditadura Nunca Mais. DIAS 31/03 e 1°/04, de 10:00 h ÀS 20:00 h na loja Na Figueredo(AV. Gentil Binttencourt, 449 - NazaréFones: (91) +55 3224 - 8948 / 2592 - Belém - Pará). Entrada franca.


Um comentário:

Outra Belém disse...

Muito bom seu blog.

Equipe Outra Belém
OutraBelem.com