25.2.10

Sessão emociona cineclubistas na periferia de Santarém

O cineclubista Mateus Moura, da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema manda notícias de Santarém, onde estão acontecendo as primeiras sessões itinerantes do projeto Inovacine, cineclube que nasceu da parceria entre a associação e a Fapespa – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará.

Ontem foi exibido um filme de Charles Chaplin. Não era o programado. Estava previsto pra ser mostrado “A Grande Ilusão”, de Jean Renoir.

O espaço onde aconteceu, porém, divulgou a sessão como infantil. Não foi problema. Logo após a sessão que acabou sendo de improviso, Mateus estava emocionado.

“Acabamos de exibir ‘Luzes da Cidade’ para mais de 30 crianças na periferia de Santarém. O equipamento que pertence à Fapespa é garantia de botar sessão onde a gente quiser. A APJCC ainda sonha com essa autonomia e acreditamos que não está longe”, disse.

Enquanto "montavam o circo" Mateus lembra que houve uma discussão. “E então, passar ou não passar o filme do francês? No fim, coincidentemente, um plano B surgiu no meu porta-dvd: Charles Chaplin... Renoir sem dúvida aprovaria a substituição, e se sentaria feliz no meio da criançada”.

Segundo ele, nenhuma das pessoas presentes tinha ido ao cinema, antes. “Só tinham visto filmes na TV. Mudo, preto e branco, várias novidades. A maioria tão nova que não tinha iniciado o bê-a-bá, eu fiquei na condição de leitor dos poucos letreiros do filme”.

Em sua descrição emocionada da cena, Mateus relata “risadas, atenção e maravilhamento... foi um sonho.

No fim, a tentativa de conversa... lona! Como eu tinha imaginado, esse é o último nível do aprendizado, a didática com o público infantil é só pra samurai faixa vermelha mesmo. Um dia a gente chega lá”.

Por isso, o filme não chegou a ser discutido ou analisado. “As crianças só se manifestaram - com um gesto, como Carlitos ensinou - para responder a uma pergunta: Vocês querem mais? mais cinema, mais filmes como esse?". A resposta foi o bom e velho "ok", finalizou Moura.

A itinerância do Inovacine irá até o mês de maio e ainda passará pelos municípios de Ananindeua, Bragança, Altamira e Marabá.


Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.